Torta Holandesa

| |

Será que na holanda a torta holandesa é conhecida como "torta"?Hahahaha. Na Holanda nem deve existir essa torta (será?), mas tem o Museu do Van Gogh, o que já é motivo mais do que suficiente para incluí-la nos meus sonhos de viagem. Divaguei!!!

Gente, eu amo essa torta, só que sempre preferi comprar pronta para fingir que não sei a quantidade de manteiga que ela leva, mas tá tão cara que tá compensando encarar a manteiga, então bora colocar a mão na massa que não é nada difícil de fazer em casa!

Ingredientes:

Base:
150 gramas de biscoito de maizena ou leite (cerca de 2/3 do pacote)
100 gramas de manteiga sem sal

Para a decoração lateral:
1 pacote de biscoito redondo com cobertura de chocolate (ou do tipo “tortinha”)

Creme Branco:
200 g de manteiga sem sal 
1 xícara de açúcar refinado (ou 160g)
500 ml de creme de leite comum sem soro gelado
3 colheres (sopa) de essência de baunilha 

Cobertura (ganache de chocolate):
200 g de creme de leite sem soro (1 caixinha)
170 g de chocolate meio amargo (1 barra)



Modo de Fazer:

Base: 
Triture o biscoito no liquidificador ou processador e misture com a manteiga formando uma farofinha úmida. O ideal é que a manteiga esteja amolecida (no ponto que pareça uma pomada). Forre uma assadeira com fundo removível com essa farofinha pressionando bem. Pincele um pouquinho de óleo nas laterais da forma para ajudar na hora de desenformar e arrume os biscoitos de chocolate ao redor da forma (a parte com o chocolate deve ficar virada para fora). Leve à geladeira por meia hora para que a base fique bem firme.

Creme:
Bata na batedeira a manteiga (que deve estar um pouco amolecida mas, ainda geladinha) e o açúcar até obter um creme quase branco. Junte o creme de leite (que deve estar gelado) e a essência de baunilha e bata novamente para misturar bem. Se empelotar use o liquidificador ou mixer. Coloque o creme branco sobre a massa e leve para gelar por duas horas. 

Cobertura: 
Aqueça o creme de leite e o chocolate no microondas em potência máxima, parando a cada 20 segundos e misturando até que os ingredientes estejam totalmente incorporados ou leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até virar um creme de chocolate.
Espere esfriar até atingir a temperatura ambiente e coloque sobre o creme branco.
O ideal é manter na geladeira por umas 6 horas antes de servir para que ela esteja bem firme, melhor ainda fazer no dia anterior ao de servir.

Coma com moderação porque é BEM calórica, mas igualmente deliciosa!

IMPORTANTE
Pesquisei várias receitas antes de testar essa, todas eram bem parecidas, testei e deu certo de cara, ficou ótima. Fiz duas vezes e em ambas tudo certo. Muitas pessoas testaram, algumas acertaram e outras não. Gostaria de ter uma resposta para os casos em que a torta não endureceu, mas realmente não sei o que dizer já que não tive nenhum problema com a receita, então vu deixar uma sugestão para as pessoas que vão testar a receita pela primeira vez não correrem o risco de terem a torta mole. O creme branco assim que a gente mistura o creme de leite gelado ele já fica com consistência de mingau firme. Se o seu não ficar misture 1 pacotinho de gelatina incolor preparada conforme a embalagem (bata na batedeira junto) e leve para gelar.

69 comentários:

  1. Eu também tenho dessas. Medo de algumas receitas, então prefiro comer fora e fingir que não sei o que vai nelas haha! Quanto a torta holandesa, já ouvi falar que realmente não existe (não desse jeito), mas não posso afirmar categoricamente. Só uma coisa eu sei: nunca encontrei uma limonada suíça aqui pela Suíça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, limonada Suiça! De onde o povo tira esses nomes né? kkkkkkkk

      Excluir
    2. É porque aí na Suíça, se chama apenas limonada.. hauiahiauh

      Excluir
  2. hummmmmmmmmmmmm, amu essa torta,

    bjus

    ResponderExcluir
  3. a falta de limonada suíça na suíça é igual a falta de pizza portuguesa em portugal, eu nunca comi ou vi anunciar em portugal essa tal pizza... ter o nome do país não significa que tenha lá... quem cria dá o nome que quer...

    ResponderExcluir
  4. Sem grandes mistérios hein..vou me arriscar esse fds depois te conto
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Minha nossa!!!! 300 gramas... só de manteiga??? Quantas bombas existem nessas calorias???? auhauhauahuahuhuahauhauha

    Parabéns pelo trabalho!!! Amooo suas receitas!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Acabei de voltar de (além de ter um casal de amigos que moram) lá e na Holanda realmente nem sabem o que é essa torta. A 'verdadeira' Torta Holandesa, na verdade, é uma torta de maçã deliciosa como eu nunca tinha comido igual. Realmente diferente de todas as outras (americanas, alemãs, etc). Normalmente servida com creme batido ou sorvete.

    E adorei você postar essa receita, maridão andava clamando por uma. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce poderia postar a receita dsta torta de maçã? eu adoro tortas de frutas !
      obrigada !

      Excluir
  7. Tati, o creme branco só bate em batedeira? tenho o liquidificador e o processador philips walita.. serve? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca testei Nanda, mas acho que dá certo, a diferença é que a batedeira adiciona ar, então a consistência fica diferente.
      Bjs

      Excluir
  8. Tati, uma dúvida..Eu sei que vai alterar a torta original, mas será que não tem como substituir a manteiga por creem chese, ou até outro ingrediente?
    Problemas no fígado não me permitem comer tanta manteiga, mas essa torta é uma perdição!
    Obrigada Tati
    Adoro seu blog!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, acho que se você fizer com recheio de cheesecake no lugar do creme branco pode até não ficar igual, mas é capaz de ficar muito bom. Tem umas receitas light com pouca gordura, é só você adaptar de acordo com o seu paladar. Nunca tentei, mas o creme do cheesecake é tão bom que eu aposto que funciona. Boa sorte :)

      Excluir
  9. Eu fui no museu do Van Gogh em Amsterdam, é emocionante chegar pertinho dos girassóis

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Amoo essa receita, mas faz um tempo que não faço. Quem sabe no findi eu tento um momento recordar é viver?

    ResponderExcluir
  11. AMO torta holandesa!! Quero fazer essa receita já! =D

    Soube de uma colega que mora em uma cidade fundada por holandeses e cheia deles, que o que nós chamamos de torta holandesa, pra eles é realmente uma torta de maçã, e que nós chamamos de torta alemã heheheh

    ResponderExcluir
  12. Oi Tati, uma amiga minha morou o último ano e meio na Holanda e fez um post sobre as tortas holandesas: a de lá e a de cá! Dá uma olhada depois! http://depassagemblog.wordpress.com/2013/02/06/torta-holandesa-esta-servido/ Eu já bati creme em processador e deu certo. Achei a receita muito boa, vou testar no final de semana. BjO e tudo de bom

    ResponderExcluir
  13. Oii Tati! Tira uma duvida pra mim.. Quanto de diametro tem que ter a assadeira? Bjo

    ResponderExcluir
  14. Moro na Holanda e essa torta aqui não existe.
    Aliás, pro paladar deles é doce demais (quem se importa).
    A torta daqui é a Appeltaart - torta de maçã. Na região que moro - Limburg (extremo sul da Holanda, quase divisa com Bélgica e Alemanha) - tem uma outra torta tradicional que eles chamam de Vlaai (fala-se flái), pode ser de morango, pêssego ou damasco.
    Quando aprender a fazer com a sogra, te mando a receita!

    Começando a fazer a torta holandesa brasileira em 5, 4, 3...

    ResponderExcluir
  15. Realmente Tati, a torta holandesa não tem nada de holandesa, ela foi criada em Campinas!!! (Sei porque eu sou daqui). Foi a dona de uma padaria que criou, e colocou esse nome em homenagem à Holanda que ela conheceu em uma viagem à Europa! Tá até na Wikipedia essa historia! hehe... Mas é uma delícia, né? Bjus

    ResponderExcluir
  16. Nossa que delicia e ainda por cima linda!!! Obrigada pela receita! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Tati, faço sempre essa receita, um pouquinho diferente da sua, mas o creme é basicamente o mesmo. Acontece que quando coloco o creme de leite gelado na mistura de manteiga com açúcar, as vezes talha tudo (eu não bato com batedeira, misturo na mão mesmo). Com aparência de talhado ou não eu como assim mesmo, mas a torta fica bem feiosa.
    Vc sabe me dizer o porquê disso acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen é que o creme de leite gelado endurece a manteiga, mas não talha. Todas as receitas que leio pedem para usar o creme de leite gelado, mas tô começando a achar que é melhor usar sem gelar mesmo para não acontecer isso. O sabor não muda, mas a textura sim.
      Bjs

      Excluir
    2. Opa boa dica! Vou fazer com o creme de leite em temperatura ambiente da próxima vez. Vou tirar o soro e deixá-lo "esquentando" fora da geladeira. Obrigada! Bjo

      Excluir
  18. Nunca comi essa torta holandesa, será melhor que a alemã, está bem parecida.
    Esse creme me mataaaa... Delícia!!!

    http://www.nutribobagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse é o tipo de receita que eu realmente prefiro comer fora ou cozinhar para um batalhão. Não para me enganar em relação à manteiga, mas pra não correr o risco de comer mais de um pedaço. Se você vê a torta toda linda na sua frente, à disposição, é quase impossível não repetir. A dica é ótima, mas acho que fica só pra sobremesa dos almoços de família mesmo... rs

    ResponderExcluir
  20. Tati!!
    Me socorre!!

    Não sei oq fiz...

    Tentei a primeira vez e coloquei creme-de-leite fresco - VIROU MANTEIGA

    Depois, na segunda vez eu coloquei o de caixinha, a quantidade exata e não firmou nem com reza!! Ficou líquido de tudo!!

    Acabou que coloquei no freezer e ficou um "sorvete" (só pra não perder a receita - de novo) mas eu queria a torta... =/

    Oq eu posso ter feito de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido mil coisas, mas vamos as mais prováveis:
      1. Vc usou manteiga e não margarina, certo? Se usou margarina esquece, ela não endurece.

      2. Quando vc bate a manteiga com açúcar já fica um creme bem grosso, aí quando junta o creme de leite gelado a manteiga endurece e solidifica mais ainda, quando vc leva para a geladeira já deve estar bem grossinho (por isso os ingredientes deve estar gelados). Mas vamos imaginar que o creme de leite não estivesse gelado, eu acho que ia ficar líquido mas depois de gelado ia endurecer.

      Excluir
    2. Vou tentar de novo no feriadão e depois te falo, Tati!
      Brigadão pela ajuda... Bjs

      Excluir
    3. Vou tentar de novo nesse feriado!
      Te falo depois!!

      Obrigado Tati!!
      bjs

      Excluir
  21. Olá!
    Eu tinha o mesmo receio com a Torta Alemã, pois tb leva muita manteiga na receita original.
    Porém, descobri uma receita na Ana Maria Braga que fica divina e não leva manteiga. O creme branco é feito com creme de leite fresco + leite condensado. Fica dos deuses e faço toda hora que tem almoço lá em casa ou na minha mãe.
    As pessoas amam!!
    Se quiser te passo para ver como fica.. tem no meu blog: http://cantinhomarta.blogspot.com/
    Beijos
    Marta

    ResponderExcluir
  22. Que essa torta não existe na Holanda já está confirmado.
    Mas o que muita gente ainda não sabe é que dá sim pra fazê-la sem o creme de manteiga ! E com 2 opções :

    A primeira é com sorvete de creme e aqui está : http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Torta_Holandesa.aspx

    A segunda é feita com um produto da marca Hulalá que se chama "Hulalá 3 - calda sabor 3 leites". O produto: http://www.hulala.com.br/hulala-tres.php
    Eu não tenho a receita aqui no momento, mas tenho em casa.Aprendi em um curso de culinária que eu fiz aqui na minha cidade! E ele tem múltiplas funções !

    Fica a dica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de sorvete eu não gosto, mas essa com produto hulalá não conheço.
      Bjs

      Excluir
  23. OI Tati!
    Eu moro na Holanda e aqui nao tem essa torta nao :)

    A torta típica é a torta de macã.

    Suas receitas sao maravilhosas!!

    bjo

    ResponderExcluir
  24. OI Tati!
    Eu moro na Holanda e aqui nao tem essa torta nao :)

    A torta típica é a torta de macã.

    Suas receitas sao maravilhosas!!

    bjo

    ResponderExcluir
  25. KKKKKKKKKKK, sabe que também nunca tive coragem de fazer essa torta, só de ler a receita.....mas sempre preferi comprar uma fatia, pq sei que se fizer em casa, a casa garfada, a mateiga vai grudar nas minhas artérias....e vou comer bem mais que uma fatia compradinha!!!

    ResponderExcluir
  26. Xará!
    Fiz a torta e a aparência ficou maravilhosa! Mas na hora de cortar... escorreu tudo! Segui tudo a risca e nos tempos corretos, as temperaturas das coisas também estavam todas como você especificou, tirei o soro do creme de leite... mas guria, tive que levar pro freezer de tão líquida que ficou. O que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, não sei dizer colega. Essa receita é a clássica da maioria dos livros e se você procurar na internet vai ver essa mesma receita em muitos lugares. Inclusive a quantidade de creme de leite indicada nas receitas é até maior. Eu que tirei 100 ml por conta própria para ficar mais firme, normalmente é 600ml.

      Infelizmente não sei te dizer o que deu errado.
      Uma menina me mandou e-mail dizendo que não endureceu mas ela havia usado manteiga vigor, e depois descobrimos que é 50% manteiga e 50% margarina aí não endurece mesmo. Então investigue aí o que pode ter acontecido.
      Bjs

      Excluir
  27. Tati, a minha receita não deu certo, a essência de baunilha ficou muito forte e a "farofa" de maizena com manteiga não ficou com um gosto agradável, parece que não ficou crocante como deveria.... triste....

    ResponderExcluir
  28. Tati, 500 ml são duas latas de creme de leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos, não sei quanto dá a lata drenada, é bom medir.
      Abs

      Excluir
  29. Tati,fiz a torta nesse fim de semana...ela ficou mais de 12 horas na geladeira e na hora de servir depois do almoço paguei um mico!!!A torta estava liquida!!!Voltei com ela para o freezer e servi no lanche da tarde!!Eu usei a manteiga sem sal poços de caldas...mas será que tem a ver com a temperatura da geladeira???
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estava líquida seu creme de leite estava quente porque ele gelado já é durinho. Nem quando o creme sai da batedeira ele é líquido. Sinto muito, não sei dizer o que vc fez de errado.
      Abs

      Excluir
    2. separei o soro do creme de leite gelado como voce escreveu na receita...

      Excluir
  30. Eu nunca acerto tirar o soro do creme de leite gelado, tem que gelar tipo congelador? posso tirar o soro como eu tiro do iogurte (coloco no coador melita com suporte na geladeira pelo tempo necessário)? la fica durinha mesmo ou tem que ir ao freezer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa congelar, só gelar, aí vc abre a lata ou caixinha e retira a parte sólida com uma colher, o soro separa naturalmente.
      bjs

      Excluir
  31. Tati, na boa essa receita não dá certo... fiz com creme de leite gelado e em temperatura ambiente e nada!! :/

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem? Minha irmã é louca por esta torta. Estou pensando em fazer agora final de semana e gostaria de saber qual é o tamanho da forma e a altura dela.
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. é o meu creme não deu certo, será que é porque usei o creme de leite de caixinha ao invés de usar o em lata?? Fiz a receita por 3 vezes e o creme ficou muitooo mole, não ficou pastoso como vejo das outras receitas!

    ResponderExcluir
  34. Tati,
    Qual o diâmetro da sua forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente estou em Pres. Prudente e não tenho como medir, mas é grandinha. Bjs

      Excluir
  35. Oioi Tati,
    amei esta receita, mas queria saber sobre o ganache, não se usa o creme de leite fresco para fazer esta receita?Pode ser usado com creme de leite de caixinha mesmo,mas quando leva ao forno não pode deixar ferver né?Como que eu faço aqueço só um pouco antes e depois coloco o chocolate e vou mexendo bem até ficar bem firme?
    Obrigada e aguardo resposta!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisella, é creme de leite de caixinha mesmo. No modo fazer está explicando bem direitinho.
      Bjs

      Excluir
  36. gostaria de saber se posso usar nata em ves do creme de leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, até porque ela tem mais gordura e deve deixar mais firme.
      Bjs

      Excluir
  37. Tatiiiii, fiz a receita e deu super certoooooo! uhuuuuu Deixei o creme de leite beeeeemmmmmm gelado... e orei a Deus que me ajudasse nessa torta rsrsrsrsrsrs
    Fiz um post no meu blog e dei os créditos certinhos, tá <3
    Ahhh, me coloca no seu próximo post do Panelaterapia por aí! rsrsrs
    bjs e obrigada por compartilhar com a gente suas receitas maravilhosas
    Segue o link da receita no meu blog
    http://larfamiliaecia.blogspot.com.br/2013/10/torta-holandesa-delicia.html

    ResponderExcluir
  38. Tati boa tarde! tenho uma certa dificuldade em trabalhar com gelatina em pó sem sabor,as vezes os cremes ficam grosseiros eu não gosto,por favor me dê uma dica acho que sou eu que não sei trabalhar com gelatina sem sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica eu não tenho, acho que é só seguir as instruções, mas se vc estiver fazendo algo errado, talvez consiga identificar com esse post:
      http://www.panelaterapia.com/2012/09/gelatina-incolor-como-uso-e-preparo.html
      Bjs

      Excluir
  39. Fiz a torta. Duas coisas:
    Muito creme, pouco chocolate nessa medida informada.
    Fiz duas medidas de chocolate, uma com barra de meio amargo, outra com dois frades. Ficou ok
    O creme ficou mole. Levei ao congelador, ficou bom, mas com consistência de sorvete. Sendo assim, acho melhor fazer a torta holandesa com sorvete de creme, que fica menos calórico.

    ResponderExcluir
  40. Olá Tati,
    Realmente na Holanda não se vai achar torta Holandesa como esta.... já morei lá e comprovei que não existe!!!! Mas o país é muito rico em confeitarias existem muita coisa boa nesta área... Holandês ama tomar café com um "Gebak" (torta ou doce).. se visitar Holambra - SP, vai poder conferir algumas destas delicias!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Tati, gostei muito da receita, já testei várias receitas de torta holandesa, é sobremesa oficial aqui em casa! rs Mais as outras que eu costumava fazer levavam gema, é basicamente a mesma coisa, a única diferença é que a sua não vai gema e como tem gente que não gosta muito da idéia do ovo cru eu resolvi aderir a sua receita e ficou ótima, agora uma dica é que eu não uso tanta baunilha e o creme de leite eu não bato na batedeira, só misturo ele com a colher depois de já ter batido os outros ingredientes, assim não corre o risco de ficar líquido. Obrigada pela receita :-)

    ResponderExcluir
  42. Olá tati, amei essa receita...já tenho algumas encomendas dela no meu buffet...to sempre espiando seu blog...excelente!!!

    ResponderExcluir
  43. Oi Tati adorei essa receita,segui o passo a passo e deu tudo certo,ficou maravilhosa...foi um sucesso nesse fim de ano. Obrigado pela receita!!

    ResponderExcluir
  44. Querida preciso dizer que fiz essa receita e a torta ficou PERFEITA! Fiquei muito nervosa lendo os comentários de tantas pessoas que não tiveram sucesso mas acreditei, segui a risca todos os passos, medi tudo bem direitinho. Fiquei muito feliz com o resultado, todo mundo amou! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  45. Eu fiz! Mas o creme de leite não estava gelado e não tirei o soro, Aí, ficou mole e parece q empelotou, mas segui a dica da gelatina incolor e bati no liquidificador. Deu super certo! Só que um pacotinho de gelatina foi d+, pq ai o creme branco ficou muito denso, mas mesmo assim ficou uma delicia!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.