Gelatina Incolor: Uso e Preparo

| |
Em diversas receitas, principalmente de doces frios, é comum a utilização de gelatina incolor. Como eu sei que tem muita gente que tem um certo "medinho" dela, não sabe bem como preparar e tal, eu resolvi fazer esse post p/ gente resolver essa "perrengue" da gelatina de uma vez por todas. Boa aprender?

A gelatina incolor geralmente (eu nunca vi com outra medida) vem em pacotinhos com 12g. Cada pacotinho desses tem a capacidade de "endurecer" (ou deixar com textura de gelatina) 500ml de líquidos.

Para preparar 1 envelope é muito simples:

Coloque em um potinho 5 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente e junte o conteúdo do pacotinho de gelatina. Aqui tem um segredinho. Não vire o envelope de uma vez. Vá fazendo uma "chuvinha" bem lenta, para não empelotar, assim:


Deixe descansar uns 5 minutinhos. A gelatina vai "sugar" a água e virar uma espécie de massa. Ficará assim:


Leve ao micro-ondas por 15 segundos (se aquecer demais ela perde a capacidade de gelificação). Ela voltará a ficar líquida, assim:


* Se você não tem microondas, pode levar em fogo baixo e assim que ela ficar líquida, desligue o fogo.

Agora ela está pronta para ser utilizada em mousses, ou no que você quiser, é só bater ou misturar com os outros ingredientes.

28 comentários:

  1. Valeu! Quando devemos usar essa gelatina e quando usar a gelatina em folhas?Quantas folhas substituem esse pacotinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, 1 envelopinho é o mesmo que 5 folhas, mas não tenho o hábito de usar folhas porque quase não encontro por aqui, pode usar qualquer uma delas em qualquer receita.
      Bjs

      Excluir
  2. Que legal o post! Adorei! Eu também gostaria de saber usar a gelatina em folhas. Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer um post sobre elas, é que não acho nos supermercados do meu bairro... quando comprar eu faço.
      Bjs

      Excluir
  3. Acho que a dúvida de todo mundo é sobre as de folha né? A única coisa para qu eu uso a de folha é passar no rost! Haha Muito bom esse post :)

    ResponderExcluir
  4. Tati, não sei se vc recebeu meu último comentário sobre a gelatina sem sabor. Aqui em casa, fazemos as balas de gelatina, que o povo aqui adora!! Nada mais é do que gelatina que dá para cortar e fica ótimo. Prepare a gelatina do sabor de sua preferencia, diet ou normal, tanto faz, mas com metade da água que se pede, eu uso 300 ml de água fervente. Dissolva bem e misture um saquinho de gelatina sem sabor do jeitinho que vc fez acima e misture na gelatina dissolvida, mas misture muito bem. Leve para gelar em uma vasilha. Depois de gelar e estar bem durinha, é só cortar e se deliciar sem culpa. É ótimo para quem está de dieta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com uma dúvida... vc disse q pra preparar a gelatina comum vc usa 300 ml de água fervente. E de água gelada/fria?
      Obrigada!

      Excluir
  5. Tati.... adorei o post..
    Realmente quando se vai usar essa danada pela primeira vez dá um medinho rssrs
    Sobre a gelatina em folha eu nunca nem vi.. Nos mercado aqui perto não tem..
    Adoro essas suas dicas..

    Um beijo carinhoso e um finzinho de domingo especial pra você..

    Sheila

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post. Nunca usei gelatina incolor, mas sempre tive dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito legal.
    aprendi e muito sobre gelaTINa incolor :0

    ResponderExcluir
  8. Nanda, para fazer a bala de gelatina, eu uso somente água fervente, não precisa colocar água fria não!! Demora mais a gelar, mas fica mt bom mesmo!! Fora que vc come uns quadradinho dela e fica com a fome zerada!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tatiana
    Eu utilizo bastante a gelatina em pó sem sabor e o agar agar. São uma ótima opção mesmo para preparo de doces! Já a gelatina sem folhas eu ainda não utilizo tanto, mas me parece muito prática. Agora quanto ao cheiro, no momento do preparo, concordo que é meio desagradável, mas o resultado é muito bom. Parabéns pelo post, muito esclarecedor!

    Beijos,
    Vânia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tatiana sempre passo por aqui, hoje adorei o jeito que você descreveu como fazer a gelatina. Tomei emprestado e coloquei lá no receitas, com seus créditos, claro. Tudo bem? Uma ótima noite e um domingo maravilhoso pra ti. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi gostaria de saber se posso usar a gelatina incolor na receita do "creme da noviça" é que a receita original é com gelatina de morango e que queria um jeito de fazer a receita de chocolate .. será que vai dar certo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juju, teoricamente pode usar em qualquer preparação, porém não conheço esta receita para te dar certeza.
      Bjs

      Excluir
  12. achei que a gelatina sem sabor, tem cheiro de cola de madeira, e fiquei grilada. é normal

    ResponderExcluir
  13. mas tem q dissolve-lo em todas as receitas ou eu posso colocar só o posinho?

    ResponderExcluir
  14. Tati,

    Dependendo do que vou preparar, acho que 1 pacote deixa com uma consistência muito dura. Você sabe se, por exemplo, eu usar meio pacotinho a consistência ficará mais mole?
    No caso, queria fazer uma mousse de maracujá, mas mais macia, sem ser com consistência de mousse dura, mas não tão mole como quando não se coloca nada de gelatina.

    Obrigada pela ajuda,
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai depender do volume de líquidos que vc tem. 1 pacote transforma em consistência de galtina 500ml de líquido. Então se vc usar 1/2 pacote para 500ml ele não vai endurecer tanto. Aí vc tem que adequar para a quantidade que vc vai fazer, Bjs

      Excluir
  15. Muito boa essa dica,estraguei mina receita de pudim gelado,por que não soube hidratar.Valeu!!

    ResponderExcluir
  16. Tati, me diz uma coisa. Você já usou agar agar? Dá muita diferença de gelatina incolor? Já ouvi falar que o agar agar tem a vantagem de não derreter. Mas nunca o utilizei. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei, acredita? Tenho curiosidade tb!
      Bjs

      Excluir
    2. Debora, o agar agar ´tb é uma gelatina incolor, a unica diferença é que o agar agar é de origem vegetal e não animal. Bjks Ioiô

      Excluir
  17. Tem gelatina incolor em pó pra vender a granel!!!

    ResponderExcluir
  18. Você disse que está gelatina vem com 12g... mas o envelope da imagem informa 24g... qual o peso correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que vem dois envelopes amada, cada um com 12g. Eles vem grudadinhos, leia lá o que está escrito abaixo do 24g.
      Bjs

      Excluir
  19. Debora, o agar agar tb é uma gelatina incolar, a unica diferença é que o agar agar é de origem vegetal e não animal, Bjks Ioiô.

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.