in ,

Gelatina Incolor: Uso e Preparo

gelatina

A gelatina incolor é um dos maiores trunfos dentro de uma cozinha porque ela é tão versátil e capaz de fazer tantas coisas que é impressionante que ela ainda seja subestimada, então aqui espero te fazer ver que ela nunca mais pode faltar na sua cozinha.

A Versatililidade

Você pode usar a gelatina incolor desde na preparação de sobremesas dando consistência ou até na melhoria da textura de pratos salgados, olha só onde podemos usar:

Sobremesas Aeradas:

Adicione nos mousses, pudins e bavaroises e você vai conseguir uma consistencia leve e aerada. daquelas que são perfeitas e que derretem na boca.

Geleias e Compotas:

Aqui fica fácil deduzir, afinal usando a gelatina incolor você consegue dar firmeza e estrutura de suas geleias e compotas caseiras, permitindo que você crie geleias que são mais fáceis de espalhar.

Brilho:

Para dar um toque brilhante a tortas, bolos e frutas é só preparar uma cobertura de gelatina incolor, com isso além de proporcionar um brilho incrível, ela ajuda a manter a frescura dos ingredientes.

Sorvetes mais Cremosos:

Com a gelatina incolor no seu sorvete caseiro você consegue evitar a formação de cristais de gelo e com isso terá um sorvete mais suave e cremoso.

Gelatinas Decorativas:

Se você gosta de sobremesas coloridas a gelatina com certeza te amplia as possibilidades, já pensou em incorporar frutas e flores comestíveis? E que tal camadas coloridas na gelatina para uma sobremesa diferente?

Sobremesas Sem Glúten:

Essa eu nem preciso falar afinal para quem segue uma dieta sem glúten, a gelatina incolor é uma ótima alternativa para dar consistência a diversas receitas desse nicho.

Alívio Digestivo:

Que tal trabalhar na regeneração das células intestinais e fortalecendo unhas e cabelos comendo? Pois é isso que a gelatina incolor proporciona quando consumida regularmente.

gelatina

Como uso a Gelatina Incolor

Em diversas receitas, principalmente de doces frios, é comum a utilização de gelatina incolor! Mas como eu sei que tem muita gente que tem um certo “medinho” dela, não sabe bem como preparar e tal, eu resolvi fazer esse post. Então vamos resolver essa “perrengue” da gelatina de uma vez por todas bora aprender?

A gelatina incolor geralmente vem em pacotinhos com 12g. e cada pacotinho desses tem a capacidade de “endurecer” (ou deixar com textura de gelatina) 500ml de líquidos.

Modo de Preparo

Vou explicar como preparo um envelope e a partir dai você apenas segue a “regrinha” de acordo com sua necessidade:

Coloque em um potinho 5 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente e junte o conteúdo do pacotinho de gelatina, porém aqui tem um segredinho: Não vire o envelope de uma vez, em vez disso, vá fazendo uma “chuvinha” bem lenta, para não empelotar:

incolor


Deixe então descansar uns 5 minutinhos, para a gelatina “sugar” a água e virar uma espécie de massa. Ficará assim:

como fica

Dica:

Se você não tem microondas, pode levar em fogo baixo e assim que ela ficar líquida, desligue o fogo.
Agora ela está pronta para ser utilizada, é só bater ou misturar com os outros ingredientes da sua receita.

como fica a gelatina

Lembre-se sempre de seguir as instruções da embalagem ao utilizar gelatina incolor e ajustar as quantidades conforme a receita. Com essa poderosa aliada na cozinha, suas criações culinárias terão um toque especial de textura e sabor!

Então desperte sua criatividade com esta receita de copinhos de gelatina e aproveite todos os benefícios que a gelatina incolor pode oferecer!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 5 Média: 3.8]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

86 Comments

mosaico gelatina

Mosaico de Gelatina

fraldinha

Fraldinha Assada na Mostarda