in ,

Maionese Verde

Há uns 6 meses atrás eu dei uma receita de maionese de leite que foi o maior sucesso. Realmente é muito gostosa, mas essa é melhor. Eu me lembrei que a minha mãe fazia uma pastinha de alho com pão francês que era incrível e resolvi adaptar. Fico MUITO parecida com aquela maionese verde das lanchonetes famosas, eu diria até que ficou melhor!

É muito simples, basta colocar no liquidificador:

– 1 pão francês amanhecido sem casca picado grosseiramente;
– 1 colherinha (chá) rasa de sal;
– 1/2 colherinha (chá) de alho amassado (ou picadinho);
– 100 ml de leite.

Bata bem e conforme for batendo, vá derramando um fio de óleo através da tampinha menor do liquidificador. Será usado mais ou menos 150 ml de óleo. Coloque óleo lentamente e com constância até virar uma pasta bem firme. Pronto, essa é uma pastinha básica, com um leve sabor de alho e você pode aromatizar como quiser, basta bater junto outros ingredientes.

Para a maionese verde eu acrescentei 1 colherinha (café) rasa de mostarda e 1 xícara de cebolinha verde picada grosseiramente e bati mais um pouco. Ficou perfeita!!!Rende mais ou menos 250ml de pasta.

Sugestões para aromatizar a pastinha básica:- Colocar mais um pouco de alho apenas. Vira uma pastinha de alho maravilhosa.
– Acrescentar tomate seco.
– Ervas frescas ou desidratadas.
– Azeitonas pretas ou verdes.
– Atum.- Cenoura cozida.
– Beterraba cozida.

Enfim, dessa pastinha você faz outras mil!!!
* Sei que vocês vão perguntar se dá para usar azeite, até dá, mas não fica tão bom porque ele tem seu sabor característico e vai interferir no resultado final, mas talvez com azeitonas ou tomate seco o azeite combine.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

133 Comments

Calabresa Quebra-galho

Molho de Gorgonzola