in ,

Tempero para Carne de Porco

Esse tempero é uma delícia! Você pode usar para qualquer corte de porco (no caso usei o filé) e para qualquer forma de preparo (churrasco, forno, panela, etc). Ele deixa a carne com uma cor incrível! A carne pode ser deixada neste tempero por até 3 dias na geladeira. Parece muito ingrediente, mas acreditem, fica muito bom!!!

Para cada 500g de carne, você vai fazer a seguinte misturinha:

– 1 colher (sopa) de mostarda (usei a versão com ervas finas, mas pode ser a comum)
– 2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
– 2 colheres (sopa) de água
– 1 colher (sopa) de vinagre (qualquer um) ou suco de limão.
– 1 colher (sopa) de mel
– 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
– 1/2 colher (sopa) de colorau (colorífico).
– 1 colher (café) de tempero completo industrializado ou caseiro (alho, sal, pimenta)

tempero_carneporco

Misture tudo e envolva a carne, deixe marinar por pelo menos 2 horas antes de preparar a carne. Ela fica saborosíssima! O mel dá uma caramelizada, mas não se preocupem que não fica adocicada.

Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

75 Comments

  1. Olá Tatiana! Eu não tenho colorau pq a galera aqui em casa não gosta muito.
    Posso substituir por páprica que tb é vermelha?
    Obrigado, adorei o Blog.

  2. Estou começando a tomar gosto pela cozinha graças às suas receitas!!Além desse tempero maravilhoso fiz o fricassê e o macarrão ninho…todos foram super aprovados!!!! Parabéns!!

  3. Tenho que confessar que esse tempero deixa a carne de porco maravilhosa. A única diferença é que eu nunca uso vinagre ou limão na carne suína, faço a substituição por laranja que deixa a carne muito mais macia.

  4. Fiz o tempero e temperei em um quilo de costelinha, ficou maravilhoso, todos adoraram, acompanhado de uma feijoada. Abraços

  5. Boa tarde! Adorei a receita deste tempero.
    Tenho tudo em casa, menos o mel. Posso substituir por açúcar mascavo?

    Obrigado desde já! Adoro as receitas, já tentei várias e todas incríveis!!!

  6. Gostaria de saber se o efeito ficará o mesmo se eu abrir mão do shoyo? a galera aqui não gosta. Fico te aguardando anciosa. bjus

    • Se tirar um ingrediente nunca é o mesmo efeito, mas é uma questão de gosto, nao tenho como dizer por vocês, tem que experimentar e ver se agrada. Eu acredito que vc vá gostar mesmo sem shoyu.

  7. fiz o tempero … e verei o que deu…domingo dia das mães…um corte de paleta e um de pernil de porco…

  8. ola, acabei de temperar a carne mas achei que ficou muuuuito vermelha. como nao tenho o habito de usar coloral e o meu é desses puros, talvez seja por isso. minha pergunta é se depois de pronta ela vai clarear um pouco.

    • Olha, eu colorau é puro mesmo, mas meia colher (sopa) nao deixa muito vermelho não, sua colher deve ter sido muito grande. Fica igual da foto, com uma cor bonita. A ideia dele é justamente dar cor porque carne de porco é pálida.

  9. Usei uma laranja (suco) no lugar do mel para 980 g de carne de porco…. aguardo sua supervisão.
    Abraços

  10. Oi Tatiana
    Temperei a carne de porco modificando a receita somente porque meu marido não gosta nada feito com mel, como a carne era para ele também coloquei suco de uma laranja… acha que ficará ruim? Desculpe mudar a receita, quando for fazer somente para mim vou seguir a risca. Vou fazer o cozimento amanhã. Devo fazer no forno, na churrasqueira ou de panela?
    Abraços
    Obrigada

  11. Olha eu nao comia carne de porco, temprei uma costelinha c esse tempero e simplesmente AMEI!! So como se for c esse tempero!!!

  12. Show….Show….Show….. ainda aproveitei o tempero que sobrou e dei uma engrossada dai usei como molho para depois de pronto.huuuuummmmmm

  13. Preparei hoje bife de pernil suíno com este tempero e ficou perfeito. Usei a mostarda escura, azeite e vinagre balsâmico. Acho que exagerei um pouco no colorau, poderia ter colocado um pouquinho menos e antes do azeite, para misturar melhor. A carne ficou linda e de-li-ci-o-sa! Super aprovada por todos aqui em casa.
    Beijo

  14. Tenho que dizer que esse tempero é de lamber os beiços!!!! Eu não curtia muito carne de porco não, mas agora… Uau!!! Eu simplesmente estou apaixonada por esse blog! Tenho experimentado tudo que tenho oportunidade. Hoje farei o bolo de cenoura! Beijos, Tati e, por favor, continue! 😀

  15. Hahahahahaha!!!
    Morri aqui!!!!!
    E descobri que o meu "…" é bem parecido com o seu!
    Fiz outro dia e amei! Luxo total!!!!!
    E estou fazendo hoje de novo, daí só tava passando aqui para procurar uma receita de tempero caseiro básico, sabe, sal com alho, pimenta,pra eu mesma fazer e guardar no potinho de vidro, para ter à mão (é que não gosto dos industrializados…).
    Já tem um desses aqui no blog, ou você me ajuda nas proporções para eu fazer esse tempero basiquinho?
    Beijos, e obrigada, mais uma vez!

  16. Adoro seu blog e tô sempre por aqui…só não sou de fazer comentários!
    Minha dúvida é: para que quantidade de carne de porco serve esta quantidade de tempero?!
    Abraços, parabéns pelo seu trabalho e até a próxima!

  17. Tati… sempre amo suas receitas e já fiz muitas, mas esse molho fez um sucesso no almoço de hoje, que vc nem imagina!!!
    Amamos!!! Os convidados amaram…
    Vc é fera mesmo!!!
    Bjs da mineirada q ama uma carne de porco.

    • Daniela, infinitas possibilidades! rs…rs.. acho que vc quer saber o que combina com carne de porco né? Na minha opinião tudo! salada, purês, batatas, suflês…legumes…
      Bjs

  18. Tati, parabéns pelo blog maravilhoso!!!
    Acabei de me cadastrae, mas acompanho vc diariamente há muito tempo!!
    Vc tem me feito mudar e experimentar muitas coisas novas, estou adorando e o marido, então…. kkkk, está amando!!!
    Obrigada!!!
    Beijos

  19. +/- como faço.
    tenho uma tina na hora de fazer tempero e vou olhando pegando e misurando, hehe
    adoro usar a mostarda no frango tbm,fico saborosissimo
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  20. Tati.. vou te confessar, depois que descobri o sabor delicioso que o shoyo deixa na carne eu me rendi totalmente..
    A cor fica maravilhosa também..
    Agora eu adorei essa dica pra carne de porco.. estou louca pra por em prática… mel na carne.. nunca usei, mas fiquei curiosa..
    Obrigada por partilhar essas delícias conosco..
    Beijinho carinhoso e que sua semana seja repleta de bençãos e muitos sorrisos..

    Sheila

  21. Tati sempre observo que vc usa mostarda para temperar carnes qual função dela nesses temperos? Desde já desculpe pela minha ignorância…Ah! adoro seu blog.

Sanduíche Aperitivo

Picolé Cremoso de Morango