Alho Poró - Como usar?

| |

"Oi Tati, 
Sou a Jocélia que de vez em quando comenta no seu blog e gostaria de pedir uma ajudinha. Sempre tenho vontade de comprar alho-poró mas nunca compro porque acho que não vou saber usar. Você poderia me dar umas dicas ou apontar um site que tenha algo sobre isso?"

Ôpa Jocélia, é p/ já! Sei que faz umas 2 semanas que você me escreveu mas não tinha alho poró em casa p/ fazer um post mais explicadinho, então agora vai:

Não é nenhum bicho de sete cabeças, é só lavar direitinho e fazer 2 cortes: um na base perto das raízes e outro perto das folhas. As raízes vão para o lixo, as folhas você pode usar para dar sabor à caldos e sopas e a parte branca é o que se usa na maioria dos pratos, geralmente cortada em anéis.


Confira  aqui a receita de  filé suíno com molho de alho poró. Em breve postarei um creme de batatas com alho poró que é escândalo!

49 comentários:

  1. Estou doida para ver essa receita de creme de batatas!!! Hummmmmmmm delícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Descobri seu blog essa semana e ele já me ajudou! Eu tinha um restinho de pts q eu não conseguia fazer ficar "comível" de jeito nenhum! Lendo seu blog consegui hidratar direitinho e refogar. E num é q ficou até gostosinho! Já virei fã!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! vc acredita Tati que nunca comprei pelo mesmo motivo da Jocélia....hihi, amanhã mesmo vou comprar e aguardar sua recetinha de creme de batatas com alho poró....hahaha, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando fiz quiche de alho poró pus a parte branca e das folhas. Ficou delicioso. Bjs

      Excluir
  4. Vc acredita que nunca acho aqui pra comprar?

    ResponderExcluir
  5. Mesma dúvida que Jocélia!!
    Agora eu compro!!!
    Obrigadinho!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de alho poró, principalmente no risoto, mas do que gostei mesmo neste post foi da faca Silvermark, que a Ana Maria Brega usa, e agora para matar ela está usando naquela competição de chefs, as panelas Sillit, só de ver a gente abre crediário.

    ResponderExcluir
  7. Belo post Tati, ajudou muito...

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  8. boa diaca! dá uma passadinha pelo meu blog: deliciasdaisa.blogspot.com!

    ResponderExcluir
  9. Taí, eu também não sabia usar. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Tati!! Minha mãe faz um crepe de alho poró com ricota que fica um espetáculo... Ela não é muito de ter receita, mas vou pedir e enviar pra você também! Vou esperar ansiosa a receita das batatas, também adooro alho poró!

    ResponderExcluir
  11. Sempre vi nas receitas por aí: alho-poró, e sempre tive vontade de usar, e nunca comprei. Mas agora vai...

    ResponderExcluir
  12. Eu sou fã e uso muito! Tenho muitas amigas que não sabem como usar e apesar de eu já ter explicado, com fotos fica mais fácil. Vou encaminhar tua postagem pra elas! Beijão, Ju

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica Tati, sempre tive vontade de fazer sopa de alho poró para servir dentro do pão italiano, mas sempre achei que não ia saber manusear o dito cujo, agora já aprendi. Obrigada! =)
    Bjsss
    Si

    ResponderExcluir
  14. Também adoro alho poró!
    Meu preferido é gratinado com molho branco!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Aqui em casa a gente usa principalmente de duas maneiras, uma delas é refogado na manteiga, puro ou dentro do omelete;e a outra a gente simplesmente dá um escaldada na água fervente e serve na salada. As duas são fenomenais!!!
    Sopa de alho-poró e salsão com gorgonzola espedaçado por cima também é uma ótima opção pros dias de friozinho =D
    Bjinhussss...

    ResponderExcluir
  16. Tati, já que é sobre duvidas, e o gosto é parecido com alho ? porque a aparencia é de cebola cortada né ? Puxa para que sabor ? Isabel

    ResponderExcluir
  17. Isabel, é puxado para o alho mas muito mais suave!

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro alho poró. Parabéns por atender as dúvidas de seus leitores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá recentemente fiz o alho poro cortado em pedaços maiores e fermentei alguns instantes na agua, depois separa as camadas espera esfriar e tempera como salada, assim como se faz com cebola, fica uma delicia. Bjo parabéns pelo blog. Susane - Guarapuava - Pr.

    ResponderExcluir
  20. adoro esse alho, fica uma delicia com peixe ou em tortas :) beijos

    ResponderExcluir
  21. Tati, é por esses e outros posts que continuo gostando mais de vcs dois(de vc e do blog),rs
    Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Que lindo que está o blog!

    ResponderExcluir
  23. Oi Tati! Faz alguns meses que leio o seu blog, agradeço a internet pela facilidade da comunicação, vc não imagina o quanto fiquei e fico feliz de encontrar o seu blog, muitas vezes estou fuçando nele e penso... que bom que encontrei o panelaterapia. Seu blog é MUITO BOM... puxa vida, tudo explicadinho com facilidade, dicas mais do que preciosas. Gosto muito da clareza, dos seus comentários pessoais. E quanto ao alho poró, também não sabia usar, mas vou usar...
    Tati, muito obrigada!!!!!
    Giovana - São José dos Pinhais (cidade vizinha de Curitiba)

    ResponderExcluir
  24. Como a maioria, também nunca havia comprado por não saber como usá-lo...Agora posso me deliciar com as suas receitas.
    Obrigada...
    Renata

    ResponderExcluir
  25. Uma outra dica de uso é por em cima do caldinho de feijão para substituir o bacon. Fica divino.

    ResponderExcluir
  26. Oi Tati
    Ótimo post querida eu tb com 30 anos de cozinha estava com medo do poró vc acredita? Q bom, sempre me ajudando obrigada...Bjs BFS

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro Alho-poró e aprendi a usar. Uso no peixe q faço como uma muquequinha, uso em sopas, uso no risoto, hhuummm. Amo

    ResponderExcluir
  28. Oi Tati, boa noite
    Faço uma torta de alho poró que uma delícia, fácil de fazer, aqui em casa todos adoram.
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Ola!! Adoro teu glog :)
    Eu uso olho poró em sopa.
    Assim, tem uma receitinha que eu faço que é bem gostosa e facinha. E cozinho lentilha com bastante água(para fazer sopa) e tempero com sal, pimenta branca e coentro. Depois de bem cozidinha, eu frito o alho poro, cortado em rodelas na manteiga e tempero com um pouco de caldo de legumes, enquanto frita. E jogo por cima da sopa e sirvo. Essa receita fica melhor com "lentilha rosa", mas qdo nao tenho, uso a normal(marronzinha). è uma sopa bem gostosa, receita árabe. Mas uso alho poró em saladas,ou refogada, para acompanhar uma refeição. E as folhas verdinhas, eu as vezes uso para cozinhar o arroz, ou coloco em sopa de legumes tb. Ele é bem versátil. :D

    ResponderExcluir
  30. oi Tati, aqui onde moro é dificil achar alho poró e quando acho é carissimo, qual outro legume posso substitui-lo, pois deixo fazer fazer todas as receitas que tem alho poró pela dificuldade de acha-lo.

    Um grande beijo,
    jucara

    ResponderExcluir
  31. Jucara eu acho que é difícil dizer algo que tenha o mesmo sabor do alho poró... acho que é melhor excluir o ingrediente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. AGORA FIQUEI ALIVIADA, Achava que era a única que não sabia usar o alho poró hehehehe

    ResponderExcluir
  33. Fiz um risoto agora mesmo com alho poró.. nunca havia comprado, comprei sem saber usar (porque comi um dia desses um risoto num restaurante) e li aqui como usava... Ficou muito bom! Refoguei no óleo de milho, joguei sal, depois água, e o arroz pronto por cima. Delícia!

    ResponderExcluir
  34. Aqui na Italia, no mercado tem uma confecçao que vem: 1 cenoura, 1 cebola, a parte de baixo do alho porò, e coentro.
    Normalmente se usa para fazer caldo, sopa (ai vc acrescenta outros legumes e tritura tudo, fica otimo), e o que eu mais gosto è: refogar todos os ingredientes picadinhos e fazer a carne assada nessa "caminha" de verduras. E' divino!!!

    ResponderExcluir
  35. acho que agora não tenho mais desculpas pra não consumir alho poró... se bobear, já planto uns na horta!

    bjuuuus!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Tati!

    De tanto olhar seu blog acabei caindo aqui na conversa do alho poró (que amo de paixão) e p/ quem quiser sair um pouco do tradicional quiche, torta ou sopas (amo tudo!!!), experimente fazer um filé de peixe (pode ser pescada branca, saint peter, merluza ou o que gostar) temperado e passado na grelha ou frito, e depois faça um molhinho bem simples com alho poró dourado no azeite e temperado com um pouco de pimenta do reino e sal, algumas colheres de mostarda (não gosto da Dijon) e um pouco de creme de leite fresco, só pra dar uma "liga". Vc serve o molho sobre o peixe e acompanha com um arroz ou purê e saladinha... Ai, que fome!!! É bom demais e super prático!

    Beijão e aproveite sua viagem!

    Andrea - Sweet and Saucy
    http://betasweets.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Não se esqueçam de tirar as primeiras duas folhas do alho poró, são elas que recebem uma possível carga de agrotóxicos, além de fezes de animais, terra (que não faz mal, mas muda o gosto do prato), etc.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Oi Tati gostei do seu blog, vc fala que a raiz do alho poro joga fora!!! não joga não, vi em uma receita que corta junto com um pedacinho do talo, coloca pra ferver em agua com pouco de sal, depois da um choque termico em agua com gelo, depois eh só fritar em oleo quente... ta vendo nada se joga...rsrsrs gde abraço

    ResponderExcluir
  39. Uso em tudo que faco, carnes, sopas, ate em macarronada, uso as folhas tambem, corto bem miudinhas e mando bala.

    ResponderExcluir
  40. Oi,Tati!
    Teu blog virou uma terapia para mim,obrigada!
    Adoro alho-poró,uso sempre,mas é caro, então
    resolvi aproveitar a raiz(antes de gelar)para
    não jogá-la fora e replantá-la,para ver se de-
    senvolvia. E não é que deu certo??Plantei numa
    jardineira, e hoje tenho alho-poró em casa:me achei!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  41. Oi Tati. Dá para fazer conserva com o alho-poró?
    Tuas receitas são muito boas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dida, sinceramente não sei, nunca ouvi falar em conserva de alho poró... imagino que seja possível, mas fico te devendo a receita por enquanto.

      Excluir
  42. Marcia Vianna

    Descobri vcs a poucos dias...estou amando

    ResponderExcluir
  43. Olá, sou de Pedro Osório no Rio Grande do Sul, na volta de minha casa é minado de alho poró, e sempre fazemos pratos deliciosos com ele.

    ResponderExcluir
  44. Amadas , simplesmente refogue com a manteiga,um fio de azeite e faça seu delicioso arroz branquinho ! Hummm eu amo !

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.