Risoto de Shimeji

| |
Aqui em casa a gente curte um cogumelinho! Nesta receita, o shimeji pode ser substituído por cogumelo paris, shitake ou funghi.

Vamos primeiro preparar o shimeji: Separe os buquês e lave-os em água corrente. Leve ao fogo uma colher (sopa) de azeite e uma colher (sopa) de manteiga. Refogue os cogumelos. Acrescente uma pitadinha de glutamato (aji-no-moto), molho de soja (shoyu) o suficiente para dar uma cor. Desligue o fogo e reserve.


Agora vamos ao risoto: Ferva 1,5L de água e adicione 2 tabletes de caldo de legumes (reserve). Leve ao fogo 1 colher (sopa) de azeite e refogue 2 dentes de alho picados. Some 1 xícara de arroz (próprio para risotos), refogue bem e acrescente um pouco de caldo de legumes. Mexa sempre até o caldo quase secar, e repita a operação até utilizar metade do caldo (750ml). Nesta etapa adicione o shimeji e misture. Continue adicionando aos poucos o restante do caldo até o arroz ficar bem macio (pode ser que sobre caldo).
Ao final, acrescente 1 colher de creme de leite e polvilhe cebolinha.



Se você não tem muita intimidade com cogumelos. AQUI tem um post explicando como preparar o shimeji.

20 comentários:

  1. Muito simples de preparar e um belíssimo prato, adorei essa sugestão de risoto, afinal aqui em casa todos amam cogumelos. beijinhos e tenha um lindo dia

    ResponderExcluir
  2. Eu tbém curto mto um cogumelinho.. mas só eu pq o Ale nao curte! :(

    As panelinhas azuis são uma graça mesmo, mas necas de achar! Tem que ficar de olho pq sempre tem umas louças bonitas e baratas pra vender no supermercado.

    Bjao, Glau

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati, que delicia !!! ainda tenho shimeji congelado(passeio na liberdade), vou testar esse risoto..(apesar que não tive sucesso no primeiro e unico risoto que preparei, que foi de queijo brie, não tinha vinho branco seco em casa e coloquei o tinto mesmo, não gostei e o marido não gostou tb, agora tenho um pouco de receio em fazer denovo...rs) beijo.

    ResponderExcluir
  4. eu fiz um risotto com cogumelo paris e ficou muito bom; já com shiitake eu não gostei tanto. vou tentar com o shimeji porque eu sei que minha mãe gosta muito...

    e eu preparei os cogumelos como você fez. delícia, né? pena que eles somem um pouco, hehehe. até eu que não sou tão amiga de cogumelos fiquei triste de ficar tão pouquinho cogu no risottinho.

    beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Ai que óóódio desse blog!!!!!! rsrs

    Tudo que eu vejo aqui me dá água na boca! Estava mostrando pro meu marido ontem, ele trabalha com publicidade, e disse que vc deveria vender as fotos que tira, pois ficam lindas demais!

    Minha irmã é vegetariana, vai amar essa receita, vou passar pra ela.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Também sou fã de cogumelinhos :) Óptima cara!

    ResponderExcluir
  7. Tatíssima, voltei!!! Voltei e já dou de cara com esse prato, às 11 da matina??? Babei no teclado!
    Beijinho,
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Tati,
    Ainda não testei nenhuma receita de risoto.
    Estou vendo tantas receitas por aí....
    Adorei o passo a passo, assim não tem erro.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Gentemmmm..que blog é este???
    Delíciiiiiiiaaaaaa...
    Eu amo cozinhar... E pior, eu e meu marido estamos tentando ser saudáveis, então receita calórica só no fim de semana mesmoooo....
    Mas sempre procuro receitinhas lights tbem...esses dias fiz um curau light...delicinha..postei no meu blog a receitinha!!

    Beijinhoo

    ResponderExcluir
  10. Tati aqui somos do clube do cogumelo tbm!!hehe...fiz esses dia mesmo, o esse risoto com shitake!!bom demais!!!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  11. Oi! Menina, eu fico besta como as fotos do seu blog ficam incriveis! É uma mais bonita que a outra, mesmo quando a receita é com ingredientes que eu não curto fica parecendo que ta saboroso rsrs!

    Nunca usei nenhum tipo de cogumelos frescos, sei lá, fico com medo de usar não sei bem o que fazer com eles...Mas eu acho tão bonito! Vou tentar essa...mas não sei quando. Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Tati, estava com saudades de passar por aqui! Adorei o risotinho, delicioso! Cogumelos em casa tbém são bem-vindos!
    Beijo grande,
    Thais

    ResponderExcluir
  13. Adorei a receita, já marquei para fazer. Soa como uma comidinha reconfortante para saborear a dois com um bom vinho. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. semplice e buonissimo!complimenti!!!ciao!

    ResponderExcluir
  15. Tati, que delícia! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Esse eu gosto, mas trocaria por shitake, deve ter ficado uma delícia, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz uma receita parecida com essa no dia dos namorados!
    mas fiz risoto de Shimeji + Shitake, juntos! E antes de começar a regar com o caldo de legumes, coloquei 100ml de saque no arroz. Depois que secou, comecei a regar com o caldo.

    Para acompanhar (meu marido nao gosta de comer "só arroz"), temperei postas de salmao com limao, alho, e sal e fritei no azeite!! huuuummm bom demais!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a receita ontem acordei e disse pra mim mesmo. amanha vou fazer um jantar diferente pois completo 3anos de namoro e 1 de casado vou fazer esse risoto pro jantar de hj 06/02 espero que ele goste. bjão
    PS: adorei o passo a passo.
    Julio

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.