Fiz esse pavê para levar no reveillon na casa da sogra. Parece difícil por ter várias etapas, mas é facim, facim!Primeiro você derrete 250g de chocolate (usei metade ao leite e metade meio amargo). Junta uma caixinha (daquelas menores) de creme de leite, 1 colher de sopa de de mel, 1colher de café de essência de rum e mistura bem.
Na sequêcia fatie um chocotone com espessura de 2 dedos (cada fatia) e forra um fundo de refratário. Faça uma misturinha de 1/2 copo de leite, 2 colheres de sopa de licor (usei amarula) e gotinhas de essência de rum e umedeça de maneira uniforme as fatias. Cubra com a ganache de chocolate.
Em cima do chocolate eu coloquei uma camada de geléia de damasco que dei a receita aqui. Você pode substituir por geléia pronta de sua preferência, morango ou outra fruta em pedaços também fica bom.
Por cima da geléia uma generosa camada de chantily. Para fazer o chantily (vamos lembrar que nem todos que frequentam o blog têm intimidade com as panelas) você pode comprar o creme de leite fresco e bater na batedeira, tem ainda aqueles em pó ou de caixinha (que foi o que eu usei). Bati na batedeira e adicionei 2 colheres de sopa de açúcar.
Por cima do chantily coloquei um praliné de castanha de caju. Praliné originalmente era um crocante feito de amêndoas e açúcar (me corrijam se eu estiver errada), depois popularizou-se e hoje faz-se praliné de qualquer coisa. Para não ofender aos puristas vamos chamar de "crocante".
Para fazer o crocante é só derreter 1/2 xícara de açúcar com 2 colheres de sopa de água. Coloca a panela no fogo e deixa virar caramelo. Assim que derreter e ficar dourado, some as castanhas picadas de sua preferência.
Espalhe a mistura sobre papel manteiga formando uma camada fina. Aguarde esfriar e quebre do tamanho que desejar (fica uma delícia para cobrir bolos, usar no sorvete, etc.
O praliné foi para cima do chantily para finalizar. Ficou incrível! O "croc-croc" fez toda diferença!Dica: Sempre que for bater chantily coloque o bowl e as pás da batedeira na geladeira por 1 hora, isso evita a troca de calor e mantém o chantily firme por mais tempo depois de pronto. Os chantilys de caixinha aguenta bem fora da geladeira e podem ser congelados prontos.












23 comentários:
Ola Tati,
Feliz 2010 para vc! Seu pavê esta nota 1000! Parabéns pelo novo lay-out. Tudio mutio ótimooooo..:)
Bjs,
Dani
Que aspecto divinal tem esse pavê.
Tatiana que este ano que agora começa seja um ano de muita luz, saude e amor para ti e para a tua familia.
beijinhos
Excelente idéia, pois estamos acostumados a comer pave apenas com bolachas!
Um maravilhoso 2010 pra voce e tua familia.
Um abraço
Léia
Amiga ,que pavê maravilhoso. idéia criativa fazer com panetone e quanto ao nobre recheio, acho que dispensa comentários. Divinooooooooooooo. beijinhos
muito bom mas tenho uma duvida que pode ser estupida mas prontos
afinal o que È creme de leite ?
vejo varias receitas de creme de leite, mas nao consigo encontra-lo, pode se usar outra coisa no seu lugar por exemplo natas ?
bjs
Scaf
O equivalente eu acredito que sejam as natas mesmo!
Bjs
Olá Tatiana :)
Ai que pavê mais apelativo!!! Dá vontade de tirar uma colher das fotos!
Um grande beijinho e um Feliz Ano novo!
Menina, que coisa mais gostosa!!! E tem damasco,ai,tudo que eu mais adoro na vida!!!
E esse crocante...genteeeee...me segura!!!!
Consegui até sentir o sabor dessa delícia quando estava lendo a receita. Adoro a mistura de chocolate com damasco. Com certeza vou testar!Obrigada
amiga..amei esse seu pavê..passando rapidinho por aqui..depois volto a olhar as outras delicias..otmo começo de ano para você...bjus
Tatiiiii... Que saudadeeeee.... Que delicia de receita!Adoreiiiii... Já salvei aqui! Vou fazer com certeza! Um 2010 maravilhoso, com tudo de melhor que existe, pois vc merece muito! Bjoka
Tati!
Deve ser delicioso. Adoro nozes, sou apaixonada por geléia de damasco e chocolate nem preciso comentar. rs
Quero experimentar esta receita. :D
Adorei as novidades por aqui.
Beijão
Tati do ceu, esse prato é de comer com os olhos e a boca também. Aí que mora o perigo. Mas vale a pena qualquer sacrifício e dar umas boas colheradas nessa delícia. adorei a dica
Nossa! Me deu água na boca! Adorei a sugestão de usar o panetone... sobra um monte depois das festas de fim de ano! hehe
Adorei seu blog, as receitas, vou ver de testar algumas.
Tati, esse pavê deixou-me a babar completamente!!!! Muito bom aspecto!
Beijos*
Que aspecto guloso :) Deve ficar bem docinho!!!
Caracoles!!! Deve ficar divino.
Adorei Tati.
Feliz ano novo pra você e sua família, e que a gente consiga enfim marcar nosso encontrinho.
Beijos
Que maravilha de pavé... adorei :-D
Feliz 2010
Tati mereces muitas estrelas por esta delicia.
Ficou linda.
bjssss
Olá Tatiana.
Feliz 2010 td de bom para vc saúde e paz.
Nossa vi que agora vc é .com rs...vou alterar no meu blog.
O ano começo bem calórico adorei a idéia do chocotone pena que vc colocou agora rs.Após Natal, comi tanto doce que não posso nem pensar neles por enquanto mas guardarei a receita no momento de gula rs.
Bjão
Aii, pelo aspecto deve ser uma delícia, hummm...
bjcs
Menina, com esta receita eu não vou consequir chegar em todas as minhas metas de 2010, rs
ou seja, uma delas é perder uns quilinhos...rs rs
mas é impossivel não fazer esta receita,
vc arrazouuuuuuuuuuuu, rs rs
Feliz 2010!
beijos
sandra
Postar um comentário
Comente!