in , ,

Por uma cozinha sem Barbies e sem… (como é mesmo o nome do namorado da Barbie?)

Eu era bem pequena quando comecei a assistir
a Ofélia com suas receitas maravilhosas didaticamente transmitidas pela voz
macia e paciente.
Não sei se
nesse meio tempo surgiram outros programas, mas minha memória na seqüência
salta para o Note e Anote, na época, apresentado pela Ana Maria Braga na
Record.
Podem dar os adjetivos que quiserem à loira, mas ela fez
história na TV com sua naturalidade às vezes exagerada e a capacidade de fazer
um programa que atendia aos anseios das mulheres reais, das donas de casa, das
que precisavam ganhar uma graninha extra, agradar a família com uma guloseima
diferente ou simplesmente ocupar as suas tardes.
Era uma delícia
assistir à simpatia da Luzinete Veiga com suas mãos gordinhas e habilidosas, a
Isamara Amâncio que fazia aqueles bolos honestos (sem a cara de cenográfico que
hoje os bolos possuem), o querido Benjamin Abrahão, o talentoso Álvaro
Rodrigues e tantos outros.
Depois da “era”
Note e Anote começaram a surgir os chefs “importados” e a beleza passou
a seu um atributo tão valorizado (ou até mais) do que ser um bom cozinheiro.
Agora para fazer comida na TV você tem que ser bonito (a).
Isso me faz
lembrar as situações em que o mercado de trabalho exige “boa aparência” para
vendedores. Sinceramente,
quando entro numa loja não dou a mínima se o vendedor (a) é bonito ou feio, eu
quero é ser bem atendida oras!
A fox life, por
exemplo, até tem uma proposta legal para os programas de culinária, mas aquelas moças jovens, sorridentes e
antenadas” fazendo comidinhas bacanas nem de longe me passam a sensação de
conforto e acolhimento proporcionada pelo elenco de “gente de verdade” do
antigo Note e Anote. Elenco este que ainda sobrevive ao novo padrão “chef
descolado
”, mas infelizmente imagino serem os últimos dessa geração.
Geração gente de verdade que faz comida para gente de verdade!
Foi só um desabafo de alguém que acha um PORRE assistir na TV uma receita de “Raia na Manteiga de Garrafa e Tomilho Limão com Mandioquinha Defumada, Brócolis e Espuma de Amendoim”. (Valha-me Nossa Senhora do Bom PRATO um nome desse tamanho p/ uma porçãozinha que nem suja os dentes!) #prontofalei

Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

36 Comments

  1. Vc me fez reviver um passado maravilhoso, logo após a Ofélia eu assistia o "Meu pé de laranja Lima" (lembra??), ou seja, há muito tempo me interesso por receitas…
    Concordo com vc completamente…
    bj
    Angélica

  2. Ofélia é or-concours…amei seu texto. É exatamente assim que eu penso. Será que esse povo de tv não percebe que simplicidade é "o que há"?!

    p.s: Conheci seu blog recentemente e adorei.

  3. Oi,Tati.Você falou de um assunto que,com certeza,aflige muita gente.Antigamente,os apresentadores tinham cara de familia;agora,tem cara de modelos!É insuportável ver NIGELLA(aquela apresentadora do canal por assinatura)explicando receitas surreais,com vinhos e ingredientes inusitados;também tem um rapaz loiro(do canal por assinatura)que esqueci o nome,que é ridículo:ele cozinha geralmente para amigos,é afobado e não se preocupa com a higiene!Pega tudo com a mão,não usa um avental…chega a me dar enjoo ao vê-lo preparar uma comida.
    Então,vamos fazer uma campanha:COMIDA DE VERDADE FEITA POR GENTE DE VERDADE!!!rsrs bj,JOSUALE.

  4. Tati, eu amava ver a Palmirinha e tem um outro Chef que ensinava na CNT um gordinho super simpatico eu também assistia e Ana Maria no Note e Anote era demais não esqueço uma vez que a Palmirinha fez um bolo e deu errado e a Ana falou ao vivo que não estava bom, tadinha da Palmirinha! Eu acho que agora a Ana ficou metida, rica e cheia de frescuras, mesmo ela querendo disfarçar, a mulher é global e tem que ser assim! Tá mais do que na hora de voltar os programas de verdade com gente de verdade, apesar que isso hoje na TV é quase impossível!
    Cansa, é chato e desagradavel ver só magras, lindas e perfeitas na tv, quanta mentira!
    Bjks.
    Mari

  5. "Concordo em genero número e grau"! Adorei ver que não sou a única saudosa e que meus ídolos culinários não estão só na minha lembrança.
    A-do-rei!
    Bjkas!

  6. Tati, to contigo e não abro!
    Não tem coisa mais chata do que aqueles programinhas 'ensaiados e pasteurizados' do fox life. Eu tenho vontade de pular do décimo andar quando aquelas moçoilas aparecem de roupinha combinando e frases ensaiadas suuuper naturais. E aquele programa dos moços (até esqueci o nome, acho que é homem gourmet). Peloamordosmeusfilhinhos!!! Que raios é aquilo?
    Detesto com todas as minhas forças! É tão artificial que fico com vontade de me esconder atras do sofá!
    Salve Alvaro Rodrigues e a espontaneidade de Palmirinha!!!

    bjs
    Juliana

  7. Do Fox Life eu até gosto do programa Cozinha Caseira e não acho as receitas "metidas a besta" não, as acho simples e caseiras mesmo , porém concordo quando diz que a questão da aparência já chegou aos programas de culinária, um exemplo disso e o tal Boninho(idiota mor) ter dito que não iria por a Palmirinha participando do Mais Você por ela estar velha demais, achei de um preconceito sem tamanho….

  8. nossa o Atala é péssimo, e o que é o jeito dele falar… o Jamie é o máximo adoro o jeito dele na cozinha aprendi muito com ele.

  9. Meninas, tem o programa do Olivier Anquier no GNT que é bem legal. Gosto do jeito como ele cozinha, totalmente sem frescura e demonstrando paixão pela comida. Sem falar nas viagens gastronômicas que ele faz Brasil afora naquele fusquinha verde, é o máximo! rsrss… O Jamie Oliver também é super desencucado e faz comida simples mas de encher os olhos! Em compensação tinha aquele programa Mesa pra Dois com o Atala que aaffff! Era uma tal de emulsão de não sei o quê pra cá, espuma de não sei o quê pra lá, achava aquilo uma frescurada sem tamanho!

    Bjos! =)

  10. Concordo plenamente com você!! Amava o Note e Anote, hoje infelizmente são poucos os que fazem comida de verdade para gente de verdade. Gosto do programa o Saboroso que passa na RIT TV e do Receita Minuto do Daniel Bork…

  11. Ahahaha, Tati, você realmente esta inspirada (aliás sempre né) mas esse post falou tudo, até eu me lembro da Ofélia que eu adorava assistir, Ps. Tenho 23 anos, mas me lembro vagamente, não tinha idade nem para anotar receitas mas gostava, Note e Anote então já começava a anotar mesmo rsrsrs, adorava e realmente passava uma impressão de conforto, hospitalidade, realidade, tudo isso fazia mesmo parte do programa, minha mãe começou fazendo artesanato assim.

    Beijos.

  12. Eu e minha mãe seguimos todos esses passos que você citou. Eu passava roupa assistindo Ofélia, meu filho mais velho (hoje com 20, abafa) ficava no cercadinho cantando com a musiquinha de abertura, que legal!
    Eu sempre comento com mamis sobre isso. É legal ver como funciona os grandes restaurantes, mas quem assiste meeeesmo esses programas não sai comprando camarões do tamanho de galinhas, polvos, postas de bacalhau que custam quase um mínimo. E o famoso bolo de fubá, uma carninha cozida com temperinho e apresentação diferente, etc?
    Sabe, o programa do Daniel (Band) ainda faz umas coisinhas legais e simples que eu amo, inclusive alguns faça e venda muito bons!
    Mas no geral, tá difícil!!!
    Adorei ver alguem falando o que eu sinto há um tempão!
    Bjs
    Valéria

  13. Ai, Tati, eu ando tão de saco cheio de tudo isso. Quando as coisas viram moda elas ficam tão chatas… Eu, por exemplo, moro no interior do RS, na minha cidade tem um cara que escreve sobre gastronomia no jornal local. As receitas: lagosta, polvo… Cara, no centro do Rio Grande do Sul!
    Parece que as pessoas não raciocinam, a comida não tem mais função de alimentar, tudo é feito para impressionar. Começa pelo nome das receitas "cupcake com chocolate belga". Que coisa mais esnobe! E a criatura que vive no interior do interior vai tirar o chocolate belga de onde?

    Comida de verdade pra gente de verdade, pelo amor de deus!

  14. Tati, que maravilha, acho que todas nos sentimos vingadas agora hahahah…é fato que cozinhar é cult, que todo mundo agora tem que saber fazer ao menos um prato, mas quem é que faz um prato que custe uma furtuna e sem garantia de sucesso??? doido isso né? Quem sabe está na hora de fazer um remake das antigas receitas da Palmirinha, do Abraão…acho q ia ser sucesso na certa!
    Ah antes que eu me esqueça vc escreve muito bem, Parabéns!!!
    beijos Ale

  15. Tati, hj tava falando quase a mesma coisa com a minha mãe, cometei que eu gostava mais de 'copiar' receitas dos blogs, pq é de gente de verdade, que dá pitaco e às vezes te inspira a fazer umas inovações ou cagadas culinárias, rs…
    Amava o note e anote, tenho até hj uma receita de massa de esfirra [do Benjamim], receita que fez um estupendo sucesso qdo fiz, há mais de 10 anos.
    Até hj tem uma receita de bolo de cerveja da Isamara pra eu fazer, rs.
    Não assisto mta coisa de culinária e gastronomia na tv ultimamente [desempenho sofrível ou afetado], raramente passo por aquele programa de ecogastronomia, mas é chique demais pra mim. Isso pq eu achava anos atrás, que a maioria das receitas eram sofisticadas demais e tinham coisas difíceis de encontrar aqui no interior, mas imagina hj, é de rir pra não chorar….

  16. Hahahaha. Muito bom o post Dani!
    E aquele Edu Guedes da Record? Acho o cara um babaca e os pratos dele nem convidativos são. Um horror.
    Nada como a Palmirinha, não é? (ADORO a Palmirinha)
    =)

    Bjos!
    Thiara

  17. Falou e disse!!!!
    Tambem tenho saudades da Ofélia, Note e Anote e do tempo em que comida era simplesmente gostosa, não tinha obrigação de estar na moda e breguiçe não era um de seus adjetivos.
    Bjs

  18. Caraca… é exatamente este o sentimento que me toma quando assisto culinária na TV… tirando o Jimie Oliver, acho todos os outros um saco, inclusive a turminha, tanto a masculina quanto a feminina, do canal FOX Life…e eu que já não tenho muita intimidade com o fogão… me distancio mais… mas a minha salvação vai ser o Panelaterapia… kkkkk
    bjins

  19. Me lembro de criança, na hora do almoço ir colocando a comida no prato e narrando, exatamente como a Ofélia fazia, hahahaha
    E sobre os programas atuais, é a mais pura verdade, pra ver comida de verdade temos que procurar socorro aqui no Panelaterapia… Na TV não temos mais isso, infelizmente!

  20. Concordo, eu amava assistir o Note & Anote. Inclusive eu anotava tudo em um caderno com o Mickey na capa. haha. O Benjamin foi meu grande ídolo, além dele ser a cara do meu avô querido, ele fazia as receitas gostosas no estilo 'padaria' ne? Eu tenho até hoje feito a tortinha de morangos que ele passou no programa. Adoro. Bjs e obrigada por me relembrar disso =)

  21. Baaaahhhh, concordo em gênero, número e grau! Infelizmente nos programas de culinária hoje em dia dá pra contar nos dedos as receitas que dá pra fazer com os ingredientes que todos temos em casa…saudades do programa da Ofélia.
    Ana Maria eu ainda assisto quando posso, porque quando o assunto é culinária ela mantém a mesma linha do Note e Anote.
    Beijos!

  22. oi Tatiana vc tem toda a razão…concordo plenamente …época boa aquela né..foi assim que aprendi a cozinhar com os antigos hoje tem comidas esquizitas ….estranhas ..combinações que não tem nada á ver..hoje escolhem apenas pessoas de corpo e rosto e não de talento reconhecido…por isso quando quero fazer alguma comidinha gostosa eu passo por aqui pois vc tem receitas de gente real,de gente como a gente ..
    bjinhos
    sadhia

Os Clássicos não Falham

Canteiro da Mãe