in , , , , ,

Lombo Suíno com Chutney de Manga

lombo assado

Guarde esse nome: Lombo Suíno, pois se você está em busca de uma carne diferente, suculenta, saborosa e versátil saiba que encontrou o seu coringa culinário! A sua maciez aliada a um sabor que funciona bem com o agridoce, com o salgado, assado ou mesmo cozido, mas o ponto é tudo entção sempre!

O que é o Lombo Suíno?

O lombo suíno é uma peça que é retirada da região dorsal do porco. Essa parte específica é conhecida por sua magreza e marmorização leve, o que resulta em uma carne macia e saborosa, afinal a gordura esta “entranhada” na carne e não nas laterais.

Por ter um sabor neutro também permite que ele seja combinada com muitos tipos diferentes de temperos e molhos. Isso permite que a criatividade do cozinheiro possa se apresentar uma vez que ela fica bom com “qualquer rumo que a receita tome”.

Minha Receita

Eu estou sempre na correria então pensando nisso, bolei uma receita para as Festas de Fim de Ano que fosse rápida, fácil e acessível e por isso nem pensei duas vezes afinal essa receita é maravilhosa!

O Chutney de Manga

O Chutney você pode fazer com até 30 dias de antecedência mas você não pode esquecer que tem que manter na geladeira e claro, que combina com qualquer assado! Para quem não está familiarizado, o chutney, embora feito com frutas tem um sabor agridoce suave, delicioso!

Ingredientes:
– 1 peça de lombo suíno temperada na véspera com azeite, sal, pimenta-do-reino, alho triturado e suco de limão.
– 2 colheres (sopa) de azeite
– ½ cebola picada ou ralada
– 2 dentes de alho picados ou triturados
– 2 xícaras (chá) de manga picada em cubos
– 6 cravos da índia
– 1 colher (chá) de páprica picante
– 1 colher (chá) de canela em pó
– 50ml de água
– 1 colher (sopa) de mel
– 1 colher (café) sal
– pimenta-do-reino a gosto
– 1 colher (sopa) de vinagre branco

O meu Lombo Suíno em Vídeo

O meu lombo suíno fiz na Panela porque acho mais fácil de controlar a temperatura além de facilitar virar quando necessário mas você pode ser fazer no forno se você preferir. Acho que na panela fica mais saboroso, úmido e você controla melhor o ponto de cozimento, então para ver todos os detalhes do preparo, é só assistir:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

One Comment

doce de banana

A receita de doce de banana é fácil?

lombo suino

Feijão com Lombo Suíno e Ervilha Torta