in ,

Pão Doce de Padaria

pão doce padaria

Depois que eu adotei essa massa para tudo que é pão doce nunca mais errei! Fiquei surpresa com o resultado do meu último pão com creme e coco. Gente ficou muito igual aos de padaria. A massa é a mesma que eu usei para fazer aquela rosca natalina (veja aqui http://panelaterapia.com/2014/11/rosca-natalina-de-canela-e-mascavo.html). Eu faço na máquina de fazer pão, mas quem não tem máquina é a mesma coisa, basta juntar todos os ingredientes misturar bem e sovar até cansar. É isso que a máquina faz por você, mas não significa que sem ela não dê certo.

A Máquina de pão, depois de misturar tudo, deixa a massa crescer por 1h e 30m, aí nesse tempo eu preparei o creme e a geleia de brilho, que você usa na finalização e deixa esse aspecto mais profissional.

Para o Creme:
2 gemas;
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho;
280ml de leite;
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina
1 colher(chá) de essência de baunilha

Misture tudo e leve ao fogo até ferver e engrossar. Deixe esfriar em temperatura ambiente por uns 20 minutos depois leve para geladeira.

Geléia de Brilho:
100ml de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho.

Misture tudo e leve ao fogo até ferver e engrossar. Deixe esfriar em temperatura ambiente (não coloque na geladeira).

Com a massa crescida, abri um retângulo com o rolo, passei uma fina camada de leite condensado e enrolei como um rocambole. Cortei em vários pedaços e fui colocando numa forma redonda. Uns virados para cima e outros de lado. Não tenho a menor técnica gente, fui fazendo de qualquer jeito mesmo. Deixe crescer mais meia hora.

massa pao docemassa pao doce padariaColoquei o creme em uma manga de confeitar (mas nem precisa) e espalhei por cima fazendo uns “caminhos”. Salpiquei coco ralado e levei para assar em 180º, no meu forno foi meia hora.
Depois do pão quase frio passei a geleia de brilho por cima. Olha ele por dentro:

pa_o_cortado

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

29 Comments

risoto tomate

Risoto de Tomate e Mozzarella

Panelas que Testei e Aprovei