in ,

Quadrado de Creme e Coco

Eu nem sabia que nome dar para essa receita porque fui inventando com o que eu tinha em casa. Depois que ela “nasceu” foi que eu batizei assim porque não se enquadrava em nada que eu havia feito antes. Não era um pavê porque a consistência era mais firme, não era um bolo porque eu fiz numa travessa, então virou quadrado de creme e coco. Mas tirando esse pequeno obstáculo do nome, devo dizer que ficou sensacional!!!!

Eu comecei pela base que é um pão-de-ló. Já assei na própria travessa de vidro que montei a sobremesa. Usei uma quadrada e pequena daquelas tipo “marinex”.  Tamanho 22cm X 22cm.

Receita do Pão-de-ló Fácil:

  • 3 ovos;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó.

Preaqueça o forno em 180ºC.Bata as claras em neve, adicione as gemas e bater até clarear. Retire da batedeira, acrescente a farinha, o açúcar e o fermento aos poucos e mexa até incorporar tudo. Unte e enfarinhe uma assadeira ou travessa de vidro e coloque a massa. Leve ao forno por cerca de 15 a 25 minutos (dependendo da potência do seu forno). Quando a superfície estiver dourada (mas não marrom escura) retire e reserve.

Receita do Creme de Confeiteiro (a minha moda ok?):

  • 2 gemas
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 300 ml de leite
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina
  • 2 colheres (café) de essência de baunilha

Misture as gemas (de preferência sem a pelinha) com o amido de milho e um pouco do leite (ajuda assim a dissolver o amido). Misture bem e reserve. Um fouet (batedor de arame) ajuda muito nesta etapa.Leve ao fogo o restante do leite, o açúcar e a manteiga. Quando levantar fervura desligue e junte a mistura de gemas, mexa bem. Agora acenda novamente o fogo baixo e mexa até engrossar. Fora do fogo acrescente a baunilha. Deixe esfriar (geladeira ou freezer) só até chegar em temperatura ambiente.

Montagem: Sobre o pão-de-ló espalhe uma camada de doce de leite. Usei um mais molinho e fiz uma camada fina que penetrou um pouco na massa. Em cima do doce de leite espalhe o creme de confeiteiro. Por cima polvilhe coco ralado (usei por exemplo, coco fresco triturado no processador).* Por cima de tudo ainda polvilhei uns cristais de chocolate amargo com baunilha que comprei na Argentina, mas isso é só decoração, nem muda o gosto.

Leve para gelar por 2 horas. Fica suave e muito delicioso! Mas se prepare que dá vontade de comer a travessa toda!

Por fim deixo pra vocês algumas receitas bem parecidas, mas antes, ví esta na Ana Maria e já que fiquei com água na boca, acabei fazendo uma pesquisa e achei este Bolo Gelado maravilhoso, além disso vi este Pão de Ló maravilhoso. Enfim, agora você não tem desculpas para não experimentar essa maravilha! Faz e volta aqui me contar e acima de tudo, me marque nas redes sociais!

beijos!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

7 Comments

Moqueca de Pintado

Macarrão de Uma Panela