in , ,

Ave Maria com Ragu de Ossobuco

Esse prato é bem comfort food, não tem uma aparência linda, mas fica tão bom!!!! Tem garfo e faca na foto, mas o bom mesmo é comer de colher, com uma camada beeem generosa de queijo ralado por cima!

Ossobuco (chambaril em alguma localidades) na minha opinião é uma das carnes mais gostosas que existem! É a canela bovina e por isso tem um osso central (que você deve guardar para fazer caldo de carne caseiro que vou ensinar). Vocês sabem que toda carne perto do osso é bem mais saborosa né?

Dessa vez eu fiz em forma de ragu que nada mais é do que uma carne cozida até o ponto de desfiar e refogada com vários ingredientes. O diferencial é que com a carne já refogada eu cozinhei o macarrão (formato ave maria) na mesma panela, no molho dela, o resultado ficou incrível!!!

Comecei colocando na pressão 4 pedaços de ossobuco, sem tempero nenhum e cobri com água até passar 2 dedinhos. Após pegar pressão reduzi o fogo para o mínimo e deixei 1h e 20m. Mas no meio desse tempo eu tiro do fogo, deixo a pressão sair e dou uma olhadinha para ver como a carne está, se estiver seca demais, coloco mais um pouco de água e volto ao fogo para terminar de cozinhar.

Com a carne já cozida eu a “despedaço” com as mãos mesmo e reservo.

 Agora refogo no azeite na sequência abaixo:

  • 1 cebola picada;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1/4 de pimentão picado;
  • a carne despedaçada;
  • 1 lata de tomate pelado;
  • 1 xícara de água (ou o caldo do cozimento da carne, se tiver sobrado);
  • 1 punhado de ervas (usei cheiro verde, manjericão e orégano fresco);
  • sal e pimenta à gosto.


Deixo ferver por uns minutinhos e junto 1 xícara de macarrão ave maria (aquele cortadinho que usamos na sopa). E deixo cozinhar até o macarrão chegar no ponto. Se necessário vou acrescentando mais água.

Na foto eu queria que o prato ficasse bem visível então não coloquei o queijo, mas pode servir com uma pequena “montanha” de parmesão ralado na hora que fica show de bola!!!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

9 Comments

Tempero Delicioso para Frango

Cheesecake sem Forno