in ,

Receita de bolo de nozes e doce de leite

Receita de bolo de nozes e doce de leite

O bolo de nozes com doce de leite é uma receita simples, mas saborosa, que pode ficar linda para compor a mesa. Dessa forma, é ótimo saber como prepará-la para que você tenha uma opção para os mais diversos eventos, veja mais sobre ela a seguir.

Como fazer um bolo de nozes com doce de leite?

Receita de bolo de nozes e doce de leite
Aprenda a fazer um ótimo bolo de nozes com doce de leite. Imagem de Emma Jones em Pexels.

Para fazer um bolo de nozes com doce de leite, é preciso seguir a ordem correta dos ingredientes, além de se preocupar com a qualidade. Assim, esse é um prato simples e muito bonito, ideal para se servir em: 

  • aniversários; 
  • festas; 
  • datas comemorativas. 

Esta receita como bolo de aniversário tem a massa bem fofa, já que usa a batedeira para mexer bem e airar a mistura. Além disso, ele conta com um recheio e cobertura, o que o torna ainda mais completo, com pedaços crocantes das nozes e a cremosidade do doce de leite, veja os ingredientes a seguir:

Receita de bolo de nozes e doce de leite
Veja como preparar um bolo de nozes ideal para qualquer tipo de evento. Imagem de Alina Marveycheva em Pexels.
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento;
  • 125 g de manteiga;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 xícara e 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 xícara de nozes.

Para o recheio é necessário apenas três ingredientes que são uma xícara de nozes picadas, uma caixa de creme de leite e cerca de 200 gramas de doce de leite.

Enquanto isso, para a cobertura você deve separar:

  • 500 ml de leite;
  • 16 g de amido de milho;
  • 395 g de leite condensado;
  • 3 gemas de ovos;
  • 3 gota de essência de baunilha
  • coco ralado a gosto.

Separe esses itens e opte por buscar qualidade em cada um deles, para ter uma sobremesa de nozes incrível. Além disso, veja abaixo quais serão os modos de preparo para a receita ficar incrível e deliciosa. 

Modo de preparo do bolo de nozes

Essa receita tem um modo de preparo rápido, que leva cerca de 10 minutos. Assim, o primeiro passo é pré-aquecer com o forno a 180 °C enquanto faz a massa e untar a forma. 

Para começar a massa bata a manteiga e o açúcar até atingir uma textura homogênea. Então, depois coloque os ovos e mexa bem, depois adicione aos poucos a farinha de trigo e o leite. Por fim, ponhe as nozes e o fermento, mexa só para incorporar.

Deixe assar por cerca de 30 a 40 minutos, mas fique de olho porque cada forno tem um comportamento único. Portanto, para ver se a receita está pronta, faça o teste do palito e veja se ele sai limpo.

Receita de bolo de nozes e doce de leite
Aprenda como fazer o recheio e a cobertura do bolo de nozes a seguir. Imagem de Isil em Pexels.

Como fazer o recheio e a cobertura do bolo de nozes?

Para o recheio do bolo de nozes com doce de leite, em uma panela adicione o creme e o doce de leite. Além disso, mexa até ficar com uma consistência maior, deixe esfriar e adicione as nozes.

Na cobertura, com o fogo ainda desligado, coloque o leite e o amido de milho, dissolva bem com um fouet. Assim, coloque o leite condensado, as gemas de ovos e a essência de baunilha.

Então, acenda o fogo e misture bem todos os ingredientes até o ponto de calda. Para finalizar, basta cortar o bolo já assado ao meio, colocar o recheio e cobrir com a outra metade e espalhar a cobertura. Caso queira, também pode adicionar nozes trituradas por cima para decorar.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 1]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Conheça a receita de muffin de chocolate

Conheça a receita de muffin de chocolate

O que é e como fazer um pavetone?

O que é e como fazer um pavetone?