in , ,

Massa para Empanada

Eu tenho problemas com receitas de massas que pego por aí porque rendem absurdamente e depois não sei o que fazer com tanta comida, já que aqui somos apenas dois. E aí que eu voltei da Argentina cheia de saudade e queria fazer, mas não queria ter que comer empanadas a semana toda, então desenvolvi uma receitinha pequena da massa, que você vai dobrando os ingredientes conforme sua necessidade.

Com os ingredientes abaixo você faz 4 empanadas médias ou 8 pequeninas como as minhas.

Comece juntando:

  • 3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de manteiga gelada picada em cubinhos bem pequenos;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher (café), aquela bem miudinha, de fermento em pó;
  • 3 colheres (sopa) de água quente.

Misture tudo até ficar uma massa uniforme. Pode ser que você precise um tantinho a mais de água ou de farinha. Mas ela tem que desgrudar das mãos e formar uma bola.Embrulhe a massa em filme plástico e leve para gelar por 20 minutos.

Após este tempo, abra com o rolo e corte círculos. Recheie como desejar e feche como um pastelzinho, em forma de meia lua. Se você não tem habilidades, pode usar um garfo, basta pressioná-lo nas bordinhas para vedar as empanadas.


Eu sugiro recheios mais secos como carne moída, frango, espinafre com ricota, etc. Eu fiz com vários tipos de queijo e creme de ricota. Recheio mais cremosos e com muito queijo tendem a vazar no forno quando você não tem muita habilidade para fechar as empanadas, então cuidado com isso!

Pincele uma gema de ovo sobre as empanadas e leve para a assar em forno preaquecido por 10 minutos em 180ºC. O tempo de forno vai depender do tamanho das suas empanadas, como as minhas eram pequenas, ficaram apenas 20 minutos. Quando a superfície estiver dourada, pode tirar do forno.

Ficaram tão lindinhas!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

56 Comments

Pipoca com Bacon

Passeio em Punta del Este: Finca Babieca