in , ,

Azeite Aromatizado Especial

Eu fui esses tempos em uma pizzaria de Sorocaba que vende o azeite da casa, que por sinal é muito bom. Eles também disponibilizam esse azeite nas mesas. Olhei o rótulo, vi que os ingredientes eram simples e fiz em casa. Ficou ótimo!!!

Aromatizar azeite é simples, mas é preciso ter alguns cuidados. Usar ervas frescas pode ser um problema, devido à proliferação de bactérias, por isso uso as secas, que aumentam a durabilidade do azeite (o mesmo vale para o alho).

Para esta receita usei:

  • Azeite extravirgem (até completar a garrafinha);
  • 2 colheres (café) de alho frito (comprado pronto);
  • 1/2 colher (café) de pimenta calabresa em flocos;
  • 3 colheres (café) de alecrim seco;
  • 1 colher (café) de orégano seco.

* Usei produtos dessa marca (Hikari) porque foi a que achei no dia, mas pode usar a marca que quiserem, assim como o azeite que vocês mais gostarem.

Eu gosto de fazer pequenas quantidades, já que a validade dele é de cerca de 1 mês, por isso comprei esses vidrinhos de 150 ml.

Primeiro é necessário que o vidro esteja esterilizado. Para isso, encha uma panela com água, coloque um pano de prato limpo dobrado no fundo dela (isso é para o vidro não ficar batendo), coloque os vidros (pode fazer quantos couberem na panela), cubra com água e leve ao fogo para ferver. É importante que água cubra todos os vidros. Mantenha na fervura por 20 minutos. Desligue o fogo, deixe a água esfriar um pouco, retire os vidros e deixe secar naturalmente sobre um pano limpo. Prontinho. Isso vale para reciclar qualquer vidro.

Agora é só adicionar os ingredientes secos na garrafinha vazia e completar com azeite. Você pode mudar as proporções dos ingredientes conforme o seu paladar.

Para conservar todas as propriedades do azeite uma dica é embrulhar o frasco em papel alumínio e guardar em local escuro e fresco.Use este azeite para regar saladas, pizzas, torradas e o que mais você curtir!  🙂

Dica boa para dar de lembrancinha de Natal, né não?

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

24 Comments

Fim de Semana na Fazenda

Biscoitinho de Parmesão