in ,

Pão de Hambúrguer

Eu reclamei esses dias que o pão de hot dog que a gente encontra por aí  sempre é massudo ou é velho, o mesmo se aplica ao pão de hambúrguer. Eu queria um pão menorzinho, foi então que decidi tentar fazer em casa.

Achei difícil modelar o pão de hot dog porque essa massa é muito delicada, então fiz apenas o de hambúrguer, mas a massa serve para os dois. O resultado foi muito bom, mas claro, é um pão caseiro, então não ficou esteticamente perfeito como os pães comprados, mas ficou bem gostoso!!!

Ingredientes (usei xícara medidora com 200ml)

  • 1 xícara de leite morno (não pode estar muito quente, apenas morno).
  • 1/2 xícara de água
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga em temperatura ambiente (molinha feito pomada)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento seco granulado (próprio para pães)
  • De 4 a 6 xícaras de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes e vá adicionando a farinha aos poucos. Misture bem até começar a desgrudar das mãos. Eu usei 4 xícaras, mas você pode usar mais ou menos do que isso.

Essa massa não deve ficar muito seca, ela fica molenga e pegajosa mesmo senão o pão fica pesado. Jogue um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e coloque a massa sobre ela. Sove por 10 minutos.

Coloque a massa em uma vasilha, cubra com pano de prato úmido e mantenha em local abafado até dobrar de volume. Eu coloco dentro do micro-ondas ou forno (desligado ok?). Deixei descansar por 45 minutos. Após este tempo, vire novamente a massa em uma superfície com farinha e retire o ar da mesma sovando mais um pouco.

Faça bolinhas ou o formato que quiser. Coloque as bolinhas em assadeira enfarinhada deixando espaço entre elas.

Cubra novamente com o pano de prato úmido e volte ao local abafado para terminar de crescer. Mais 45 minutos (ai que preguiçaaa!!!).

Agora preaqueça o forno em 180º, pincele gema de ovo (opcional), se quiser polvilhe gergelim e leve para assar. No meu forno demorou 35 minutos mas este tempo pode variar muito para mais ou para menos dependendo do seu forno, fique de olho, quando estiver com cor de pão de hambúrguer está pronto!Renderam 18 pães menores do que os comprados.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

21 Comments

Receitas com Atum

Velas Criativas para Decorar