in ,

Filé de Peixe Crocante

Na minha opinião essa é uma das receitas mais gostosas de filé de peixe. Além de ser mais saudável porque é assado, o peixe fica saborosíssimo! A casquinha fica crocante e ajuda a manter a umidade interna, muito bom mesmo! Nesta receita usei filé de Saint Peter (tilápia), que eu corto ao meio no sentido do comprimento (separando as duas “bandas”), mas pode ser o peixe de sua preferência.

Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência, você pode usar os temperos que mais lhe agradam. Usei apenas suco de limão, sal e pimenta branca moída na hora.Para fazer a crostinha é muito simples. Vou passar a receita da base e depois algumas sugestões para aromatizá-la.

Para fazer a base da crosta você vai precisar de:

  • 1 xícara de torrada processada grosseiramente (torrada dessas industrializadas que a gente compra no mercado para comer com requeijão, manja?). O ideal é usar a torrada tradicional, as versões light ou com fibras ficam secas demais. Se você não tiver processador, coloque em um saquinho e bata com um martelo ou rolo de macarrão. Pode ser usado também pão francês amanhecido ralado no ralador grosso ou processado, desde que esteja bem duro e seco, ou ainda torradas feitas com pão francês, mas não pode deixar torrar demais, tire do forno antes de dourar.
  • 1/2 colher (café) de sal;
  • 4 colheres (sopa) de azeite.
  • Esta é a base para a crostinha do peixe (dá para 4 filés grandes). Basta misturar bem. Para aromatizá-la, é só acrescentar os ingredientes da sua preferência, eu usei:
  • 1/3 xícara de cheiro verde;
  • 1 colher (sopa) de alho granulado;
  • raspas da casca de 1 limão.

Você pode adicionar as ervas de sua preferência, parmesão, pimentas, o que desejar, desde que não solte muito líquido, senão ela não fica crocante.

Feito isso, é só cobrir os filés na parte de cima com a “farofinha” pressionando com as mãos e colocá-los em assadeira bem untada com azeite (eu coloco alumínio e unto por cima dele). Leve os filés ao forno baixo, senão até o peixe chegar no ponto a casquinha queima. Meu forno é fraco, então deixo no 180º. Quando a casquinha estiver bem dourada é só tirar do forno e servir. Huummmm bom demais!!!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

130 Comments

Cuca de Banana do Rodrigo Hilbert

Começa Hoje!