Filé de Peixe Crocante

| |

Na minha opinião essa é uma das receitas mais gostosas de filé de peixe. Além de ser mais saudável porque é assado, o peixe fica saborosíssimo! A casquinha fica crocante e ajuda a manter a umidade interna, muito bom mesmo! Nesta receita usei filé de Saint Peter (tilápia), que eu corto ao meio no sentido do comprimento (separando as duas "bandas"), mas pode ser o peixe de sua preferência. 

Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência, você pode usar os temperos que mais lhe agradam. Usei apenas suco de limão, sal e pimenta branca moída na hora.
Para fazer a crostinha é muito simples. Vou passar a receita da base e depois algumas sugestões para aromatizá-la.

Para fazer a base da crosta você vai precisar de:

- 1 xícara de torrada processada grosseiramente (torrada dessas industrializadas que a gente compra no mercado para comer com requeijão, manja?). O ideal é usar a torrada tradicional, as versões light ou com fibras ficam secas demais. Se você não tiver processador, coloque em um saquinho e bata com um martelo ou rolo de macarrão.
Pode ser usado também pão francês amanhecido ralado no ralador grosso ou processado, desde que esteja bem duro e seco, ou ainda torradas feitas com pão francês, mas não pode deixar torrar demais, tire do forno antes de dourar. 
- 1/2 colher (café) de sal;
- 4 colheres (sopa) de azeite.

Esta é a base para a crostinha do peixe (dá para 4 filés grandes). Basta misturar bem. Para aromatizá-la, é só acrescentar os ingredientes da sua preferência, eu usei:

- 1/3 xícara de cheiro verde;
- 1 colher (sopa) de alho granulado;
- raspas da casca de 1 limão.



Você pode adicionar as ervas de sua preferência, parmesão, pimentas, o que desejar, desde que não solte muito líquido, senão ela não fica crocante.

Feito isso, é só cobrir os filés na parte de cima com a "farofinha" pressionando com as mãos e colocá-los em assadeira bem untada com azeite (eu coloco alumínio e unto por cima dele). Leve os filés ao forno baixo, senão até o peixe chegar no ponto a casquinha queima. Meu forno é fraco, então deixo no 180º. Quando a casquinha estiver bem dourada é só tirar do forno e servir. Huummmm bom demais!!!


74 comentários:

  1. Respostas
    1. Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência, você pode usar os temperos que mais lhe agradam. Usei apenas suco de limão, sal e pimenta branca moída na hora.

      Excluir
  2. Deu água na boca!!!! Suas receitas são muito bacanas e inspiradoras Tati! Entro aqui todo dia e já testei várias delas e e todas deram muito certo!!! Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu faço uma casquinha com aveia grossa, açafrão, sal e pimenta calabresa... fica bem apimentadinho...
    Sirvo com couscous (além da sêmola, pimentões de todas as cores e castanhas do pará) regado um tiquinho de nada de mel. Sempre faz sucesso... Mas vou experimentar essa sua casquinha que parece bem boa! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Himmm deve ser boa tb, mas eu não sou fã de pimenta (marido é!!!).
      Bjs

      Excluir
  4. Nossa que delícia, vou fazer com certeza... Suas receitas são fantásticas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tati,
    Coloca só em cima? Ou reveste ele como se fosse a milanesa? Beijos adoro o site

    ResponderExcluir
  6. Tati, dá outras opções de peixe, pois eu quero muito adquirir o hábito de comê-los, mas seeeempre fico na dúvida do que comprar. E quero comprar já limpo na feira, se não tiver este, qual outros poderiam dar certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os peixes que você vai encontrar depende muito da região em que você mora, por aqui os que eu encontro (todos servem para essa receita): robalo, linguado, truta, tilápia, filé de pintado, merluza, filé de pescada. Mas você pode fazer com qualquer filé de peixe que tenha uma carne mais firme.
      Bjs

      Excluir
    2. Eu ia perguntar isso... rsrsrs... não gosto de tilápia, tem gosto de água de açude.
      Vou testar com merluza ou pescada amarela.

      Excluir
  7. é um peixe que adoro e com está crosta mais ainda...

    jinhos

    ResponderExcluir
  8. mas que maravilhoso peixinho eu adoro tudo que é peixe este esta 5* bjs bs

    ResponderExcluir
  9. Tati, as receitas não estao mais imprimindo como ates, agora esta imprimindo o site todo... pode ser algum erro de formatação, não entendo bem, só pra te avisar...
    Bjooos e adorei a receita, como sempre arrasando!

    ResponderExcluir
  10. Tati, esse alho granulado é a mesma coisa do "alho frito"? Um que vem num copinho da marca "Água na boca"... Beijos! AMO MUITO O SEU BLOG! Vc arrasa sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer é igual porque não conheço esse que você falou. O que eu uso é mais branquinho, acho que não é frito, apenas desidratado. Se vc usar o que é frito e bem marronzinho vai ficar amargo no forno.

      Excluir
    2. Bem lembrado! Deve amargar mesmo! Vou procurar com mais carinho esse branquinho! Acho que já comprei a cebola assim, desidratada! Não deve ser difícil achar o alho. Obrigada flor! Bjs!

      Excluir
  11. Muito boa a receita Tati, gosto muito das tuas dicas, são bem práticas sempre.
    E não posso deixar de comentar, como as pessoas são preguiçosas pra ler né? Em quase todas as receitas quando leio os comentários vejo que alguém pergunta algo que já está escrito no post, kkk, impressionante. Parabéns pela paciência também!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tati! Entro no seu blog todo santo dia e adoro. Parabéns!! Será que essa receita daria certo com filé de frango pré-cozido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu acho que seria melhor com ele cru, porque se ficar pouco no forno a casquinha não fica crocante, mas teria que testar.
      Bjs

      Excluir
  13. humm simplesmente amei demais! morrendo de vontade de testar! ♥

    ResponderExcluir
  14. e esse pepininho aiii tem como passar a receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi postado no fim de semana, 12 de outubro (na pág. principal do blog vc acha)
      Bjs

      Excluir
  15. Excelente receita Tati!!!!! Parabens pelas postagens!!!! Bjsssss

    ResponderExcluir
  16. Gosto de receitas assim como as suas, simples, fáceis e baratas, com tudo que temos em casa, sem aqueles ingredientes impossíveis de se achar, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elyane! Essa é a ideia mesmo, que todos consigam fazer!!!
      Bjs

      Excluir
  17. Olá Tati!
    Hoje decidi, vou comentar este filé de peixe crocante. Excelente preparação e com o bom peixe fresco que esse lindo país tem, adivinho uma delicia.
    Como o meu blog é pequenino e com lacunas técnicas, não me sentia bem a comentar num blog como este e aqui estou e hei-de voltar.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem-vinda! Com ou sem comentário!
      :)

      Excluir
  18. Tati! Não entendi, na foto aparece que foi colocada a crostinha do peixe somente na parte de cima do filé, é isso mesmo? A parte que vai em cima do papel alumínio não vai?

    O meu problema com peixes congelados é que soltam muita água, parece que o peixe se despedaça, ALGUMA DICA???

    Obrigada!! Adoro teu BLOG!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só em cima mesmo! Eu geralmente uso peixe fresco, mas já comprei congelado e não vi muita diferença, é só deixar descongelar bem que não solta água.
      Saint Peter pelo menos pode congelar que não dá diferença.
      Bjs

      Excluir
  19. Adorei... fiz ontem msm, aproveitei que era dia de feira notuna em Mairinque e fiz... ficou delicioso.... maridinho amou....valeu....
    bjus
    tati :)

    ResponderExcluir
  20. Fiz a receita ontem com alguns files de merluza que tinham no meu congelador há tempos. Fiz do jeitinho que você falou, só não encontrei este alho granulado, mas peguei 3 dentes de alho e coloquei no processador junto com as torradinhas. Quando a farofinha começou a dourar eu tirei do forne e pinguei umas gotas de limão. AMEI!!

    Pensei em fazer esta crostinha com file de frango, deve ficar bom tbm né?

    Beijos! Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  21. Tati, eu sempre entro no seu blog e nunca escrevi aqui um coments! rs Preguiça sabe...rs Mas esse filé de peixe já será a minha receita para o almoço de amanhã! Eu amei!!!! Parabéns pelo blog!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Mmmmmmmmm, parece maravilhoso! Esse acompanhamento é só pepino e cenoura ou tem alguma temperinho ou segredinho? Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi postado no fim de semana, 12 de outubro (na pág. principal do blog vc acha), o nome é Sunomono.
      Bjs

      Excluir
  23. Gente do céu. Ou melhor xará do céu. Ficou dos Deuses. Sou sua fã. Amo seu blog visito sempre.

    ResponderExcluir
  24. oi Tati! eu fiz receita, mas a casquinha não ficou crocante nem dourada... ficou branquela. vc usou a função grill? tentei gratinar com o maçarico, mas as folhinhas queimaram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não usei grill, Não sei o que vocês estão fazendo errado, essa crosta de pão ou torrada é manjada, bem mais usada em outros países... qualquer pão que se leve ao forno torra, e se bobear queima. Não tem erro, acho que você tirou do forno antes da hora.
      Boa sorte na proxima!
      Bjs

      Excluir
  25. Tati, será que dá certo colocar um pouquinho de parmesão na crostinha? Beijo, amo seu blog!

    ResponderExcluir
  26. Eu fiz e ficou uma deliciaaaaaaa..........Obrigaduuu

    ResponderExcluir
  27. Oi Tati! Estou acompanhando o blog há pouco tempo, mas já estou viciada! Fiz essa receita com filé de frango e ficou ótimo! Frango suculento e crosta torradinha. Valeu pelas dicas sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Tati...amei seu blog....amei mais ainda essa receita!!!! ( gosto tb dos comentários, leio todos..rsrsrs) obrigada por dividir suas experiências...saúde e bjinhos!

    ResponderExcluir
  29. Respostas
    1. Pode, mas se os filés estiverem muito altos vai precisar colocar o forno bem baixo senão até ele chegar no ponto a crosta queima.
      Bjs

      Excluir
  30. Eu fiz..... ficou delicioso. Na farofa coloquei 1 folha de hortelã picada. Nossa, me ajudou muito a usar esse peixe congelado, já estava sem opção. E por incrível que pareça, eu tinha Tilápia rsrs

    ResponderExcluir
  31. Tati,
    Adoro cozinhar e adoro suas receitas! Pelo menos duas vezes por semana venho aqui me atualizar. Sinto-me uma ingreta por que nunca dou o feedback rsrsrssrrs....
    Essa receita ficou maravilhosa! A raspa do limão deu um toque azedo sem igual.
    Parabéns pelo seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  32. Simplesmente deliciosa de preparar, de servir e de saborear! Ah! E linda de se ver tambem!!!

    ResponderExcluir
  33. Saindo do forno agora..suas receitas são Maras, já fiz 3 e acho que farei mais...rrs beijo

    ResponderExcluir
  34. Nossa... ficou bom demais!! Achei que ia ficar meio seco mas ficou SUUUUPER suculento! Temperei a "farofa" com alho triturado, tempero verde, e pimenta calabresa. Ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  35. Fiz agora para o almoço. Delicioso. Fiz com o saint Peter (Tilápia).,coloquei parmesão,ervas secas e todo o resto. Vou fazer sempre, pois adorei.

    ResponderExcluir
  36. Eu não consigo achar esse alho granulado para comprar o que eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode retirar esse ingrediente, usar algo fresco picado ou dar uma fritadinha no alho picado antes de usar (nesse caso sem deixar dourar demais para não amargar).
      Bjs

      Excluir
  37. Fiz exatamente como na receita e ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  38. Receita aprovada! Ficou delicioso !

    ResponderExcluir
  39. Maravilhoso! O melhor peixe que já comi na vida, parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Perfeito! Esse crocante fica muito bom e a partir de agora vou usa-lo em outras receitas também. Não conhecia o Panelaterapia, e a partir de agora serei um seguidor assíduo. Gostaria apenas que me desse uma sugestão de como servir o prato. Abraços e parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo Vinicius!
      Se vc pretende servir em pratos individuais a sugestão está no post. Agora se quiser servir os filés em uma travessa grande, coloque-os no centro e a guarnição em volta. Pode ser legumes na manteiga, batatas douradas, purê (aí você escolhe).
      Abs

      Excluir
  41. Meu marido que "descobriu"seu blog e desde então já fizemos várias receitas. Parabéns !!
    PS. Adorei a dica do papel laminado untado !!! Esfregar formas e refratários nunca mais !!
    Abs

    ResponderExcluir
  42. Acabei de fazer!!! Muito bom, marido adorou, fiz com um arroz branco mesmo. Já fiquei fã do blog. Bjs, partiu explorar o blog.

    ResponderExcluir
  43. Adoreii o site!
    Vou fazer este peixe agora mesmo... :)
    Parabéns e o obrigada pelas inúmeras receitas.

    ResponderExcluir
  44. Tati!!! sempre vejo seus posts, mas as vezes esqueço de comentar, mas hoje... ah, hoje eu voltei!! Fiz para o almoço. Achei divino, de comer suspirando. Eu acabei usando pão integral com grãos e tal, pois o outro não entra aqui em casa de por decreto, até meus bolos são com farinha integral, aveia etc, e não achei ressecado. O pão estava fresquinho, então eu torrei rapidinho e misturei com coentro, alho em flocos (achei que seria similar ao granulado), bati tudo no processador, azeite, sal e pimenta. Ah, eu adoro tilápia, mas não tinha, então fui de linguado mesmo. Como já teria o carboidrato na farofinha, fiz só uma salada de folhas com morango e molho de balsamico com azeite. Óoooo, receita anotada para servir aos amigos e fazer uma média!!

    ResponderExcluir
  45. Maravilhoso!
    Fizemos aqui em casa, e até meu filho que não come peixe adorou!!!

    ResponderExcluir
  46. FIZ HOJE 18.04., EXATAMENTE COMO MANDA A RECEITA....FILÉ DE PESCADA BRANCA...FICOU UMA DELÍCIA, SENSACIONAL...OBRIGADA PELA RECEITA!!! BJSS

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.