Cooktop de Indução: Como Funciona?

| |

Comprei um cooktop portátil de indução para testar, já que uma das possibilidades é colocar um de 4 bocas com esse sistema na cozinha nova. Como pretendo ter apenas 4 bocas na cozinha, ele funcionará como complemento, como é portátil posso usar na varanda. Gente estou apaixonada pelo bichinho! Aquece muuuuito rápido!!!


Comprei o Brastemp Gourmand porque estava em promô, mas tem de várias outras marcas.
Como muita gente ainda tem dúvida sobre como funciona esse sistema de aquecimento, vou compartilhar com vocês o que eu aprendi nas minhas pesquisas.

1. O sistema de indução funciona através de ondas eletromagnéticas que geram calor e aquecem a panela. O mais bacana é que o fogão não aquece (pode colocar a mão nele ligado), por isso não há risco de queimaduras, o calor vai direto para a panela, mas para isso é preciso que ela seja de material adequado. Um teste para saber se a panela funciona é colocar um imã no fundo dela, se ele grudar, a panela é adequada, caso contrário, não funcionará.

2. Funciona com eletricidade (os de 1 boca você encontra em 127V os maiores só em 220V), mas li em muitos lugares que o consumo é equivalente ao de gás pelo fato de serem muito mais rápidos no quesito aquecimento.

3. Facilidade de limpeza. Pense na facilidade em limpar uma superfície lisa, sem grelhas, sem nada... maravilha isso!

5. Painel digital e temperatura mais precisa. Super vantagem!

4. Existem alguns fogões vitrocerâmicos que visualmente são iguais a este, mas eles usam uma resistência abaixo da superfície. Essa resistência vai primeiro aquecer o fogão e depois a panela. Eles são fracos, dizem que demoram horrores para aquecer. Então verifique se funciona com resistência ou se é um fogão por indução para não se confundir na hora de comprar.

5. Desvantagens: 
- Achei meio barulhento, devido ao sistema de ventilação que tem embaixo dele, algo como um micro-ondas ligado (não sei se os modelos com mais bocas também fazem esse barulho);
- Nos modelos com mais de uma boca a instalação é mais complexa, requer mão de obra especializada para a ligação elétrica;
- O preço também é bem salgadinho (os de 1 boca são baratos os outros não);
- Panelas de alguns materiais não aquecem nele.

*** Este produto foi comprado com $$$ recursos da blogueira.
*** Não compre nada por impulso. Analise se o produto e/ou serviço a ser adquirido será mesmo útil às suas necessidades.

35 comentários:

  1. Estou velha demais para reaprender a cozinhar e trocar todas as minhas panelas.

    ResponderExcluir
  2. nossa odeio o fogao eletrico, vc perde mto a possibilidade de mudar a temperatura pq o tampo de vidro na esfria rapido, mas ter um assim como um extra eh uma boa ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi essa de perder temperatura, o tampo não esfria rápido porque na verdade ele não esquenta. A indução funciona diretamente na panela e não no fogão.

      Excluir
    2. tati, eu acho q o meu entendimento eh o msmo de uma outra pessoa q comentou ali embaixo.. tipo aqui nos estados unidos uma cozinha gourmet jamais teria um fogao q nao fosse a gas, eles consideram q o cozimento eh melhor e q o controle de temperatura tb eh melhor.. eh ateh engracado qndo algum chefe vai em programas de tv cozinha e eh um fogao eletrico eles fazem caretas..

      Excluir
  3. Aqui em casa temos um deste, é simplesmente maravilhoso, cozinha super rápido.

    ResponderExcluir
  4. Eu já morei em casas com cooktops diferentes, não eram iguais a esse aí, mas na minha opinião não há nenhum que faça comida mais gostosa do que comida de fogão a gás.
    Entendo que tem alguns pontos a favor do cooktop, mas mesmo assim, é como comida feita no fogão à lenha, sabe, tem aquele gostinho especial, a do fogão à gás é muito melhor que a dos cooktops da vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa não entendi lhufas do seu comentário hahahahaha, tipo, vc está elogiando fogão à gás ou a lenha? A maioria dos cooktops também é a gás, então não entendi mesmo o que você disse, sorry!

      Excluir
    2. O meu cooktop é a gás, não vejo diferença nenhuma, até pq a lenha ta muito longe de parecer à gás!!!!

      Excluir
    3. fogão a lenha, faz a melhor comida de todas !!!

      Excluir
  5. Tati, deve ser algo da marca, o meu é da fischer, tenho 2 unidades de uma boca como esse, mas o barulho é micro. Como o cooler de um notebook... bem menor que o microondas. O meu veio cada um com uma panela e na época paguei R$ 199,00. Amei, e não troco por nada. Em relação ao gás, ele é 2 vezes e meia mais rápido.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tati! Sou sua fã e adoooooooro seu blog! Sobre o cooktop, eu tenho o portátil de uma boca só da Electrolux (tenho o meu já faz uns 5 anos, comprei logo que foi lançado). Eu conheci esse da Brastemp, e apesar do meu ter a ventilação tbém, ele é beeeeem mais silencioso. Sou super super super satisfeita com ele, mas como me falta "boca", hehe, tô querendo comprar o grandão - igual ao que vc quer pra sua casa nova. Aqui em casa é tudo da Electrolux (faz aaaanos) e nunca tive problema com nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi meninas eu achei por R$299,00 o fogão da Fischer de 1 boca que acompanha uma panela
      moro no RS

      Excluir
  7. Tati nao se engane com a superficie lisa!!!! Ja aluguei varias casas aqui na Australia e Nova Zelandia com o ceramic cooktop (nao como o seu de inducao, mas aquele que tem a resistencia embaixo que eu absolutamente odeio pois nao esquenta nada, mas o vidro/ceramica e o mesmo) e esse negocio e um porre pra limpar! Se cair alguma coisa na superficie ela queima todinha e gruda como so voce vendo no vidro. Tem que usar uma pasta especial e mais um scraper (uma lamina) para raspar. E engracado como aqui o sonho de consumo sao os fogoes a gas com aquelas bocas enormes e grelhas pesadas de ferro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Juliana, no caso gruda porque o seu fogão esquenta na superfície, o de indução não esquenta. Bjs

      Excluir
    2. De todas as coisas que já cozinhei no cooktop de indução, a única que grudou e não saiu, nem com pano seco ou úmido, foi óleo de uma fritura que escorreu pra baixo da frigideira, mas também não precisei de muito esforço para limpar, passei um pedaço de bombril seco onde o óleo grudou e saiu por completo

      Excluir
  8. Tati, tenho vitroceramica em casa a 3 anos e meu conselho como cozinheira viciada.... nao ponha na sua cozinha.... ja nao e a qualidade da comida so... e a praticidade do fogao a gas.... quando voce quer desligar a boca, o vidro continua quente e continua queimando a sua comida. Pra regular e muito mais dificil e na minha opiniao demora mais. Eu daria tudo pra ter uma cozinha de gas outra vez. Minha sogra tambem odiou.... e sorte que e vitro e nao inducao, por que a inducao ainda por cima voce tem que trocar de panelas..... Sorte!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio post eu aconselho a não comprar vitrocerâmica amiga, porque é diferente de indução. Vitrocerâmica é uma resistência, outro sistema, totalmente diferente. Trocar panelas não é problema para mim, já que a maioria das minhas já são de ferro. Só mesmo a panela de pressão que precisarei uma de inox.

      Excluir
  9. Olá Tati! Estou procurando algo assim portátil para fazer frituras fora da cozinha. Você já fritou alguma coisa nela, tipo batata, bife, coxinha etc? Funciona bem? Se funconou, tá resolvido, pois tinha até pensado em colocar um fogãozinho de alta pressão na área de serviço, mas o bicho é um trambolhão e ainda requer botijão de gás extra! Obrigada se puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona mil vezes melhor do que em qualquer outro fogão.
      Bjs

      Excluir
  10. E lembrar aos capixabas que panela de barro não funciona ali. rs

    ResponderExcluir
  11. Esse era meu sonho de consumo quando fiz a minha cozinha. Só não comprei porque gastei muitos nos móveis e precisei economizar no fogão.
    Pesquisei muito muito muito e realmente é a melhor opção no mercado em termos de economia de energia e praticidade.
    A única coisa que eu não descobri, e você pode testar pelo seu modelo, é se ele esquenta a área total do fundo da panela quando ela é maior do que a boca do fogão. Ou seja, se a panela for maior que a boca, o fundo todo esquenta ou só a parte que está em contato com o "imã"?
    Fora isso, recomendo totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o teste neste portátil, se a panela for maior ele esquenta, mas se for muito menor não. Testei com uma que era um pouquinho menor e ele esquentou bem.

      Excluir
  12. Oi, Tati, minha querida! Primeiramente queria dizer que, na minha opinião, comida boa é aquela feita com bons ingredientes, com atenção aos detalhes da receita, com tesão da cozinheira, seja ela em qual fogão for, confere, produção?! Agora sim, vamos às dúvidas: eu sou louca, louquíssima por qualquer máquina, equipamento, aparelho e demais traquitanas de cozinha, tanto que na minha já não cabe mais nada...! A minha dúvida sobre esse fogão portátil (que eu amei) mora justamente na comparação dele com as panelas elétricas... eu tenho 4 e uso todos os dias na cozinha, na sala, na mesa de jantar, na varanda, e faço qualquer tipo de prato nelas onde quiser. Qual é a vantagem do fogão portátil em relação a isso? Já usou a panela de pressão elétrica? É simplesmente mara!!! Superbeijo, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire! Concordo super com sua colocação sobre a comida boa!!! Olha, eu comprei porque tenho muitas panelas de ferro (hoje praticamente só uso elas) e ele me dá mais liberdade quanto a isso. Mas se você já tem mais de uma panela elétrica acho que a função principal que é mobilidade já foi cumprida. Eu vou comprar a panela de pressão elétrica, mas depois que eu mudar porque aqui no apErtamento tá difícil de caber toda a tralha da cozinha!!!
      Bjs

      Excluir
  13. Eu moro na Eslovênia e aqui é muito raro encontrar apartamentos com fogões a gás, como os do Brasil. Eu já tive os dois aqui, o de vitrocerâmico e agora tenho o de indução. Claro que o de indução é muito melhor, não tenho nada a reclamar dele... E os daqui não fazem barulho. Talvez só esse de uma boca que faça mesmo! Mas os de vitrocerâmico são ótimos também, demoram um pouquinho mais para esquentar, mas coisa de segundos em relação ao de indução. O único problema é, realmente, se cai alguma comida nele, mas não faz sujeira maior do que os fogões de gás fazem... Pra mim hoje o complicado é nas férias cozinhar no fogão à gás da minha mãe no Brasil. Já desacostumei!

    ResponderExcluir
  14. Tenho um fogão de indução de uma boca também, da electrolux. Amo, amo e amo.
    Rapidíssimo, não esquenta o vidro por não ter resistência...
    Realmente faz um barulhinho.
    Único problema... ter só uma boca :p
    Quando puder também vou comprar um de 4 bocas!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati... eu tenho um da Electrolux. Tb é meio barulhentinho quando vc desliga por conta do ventilador, e quando vc liga ele faz um apitinho bem baixo. Mas a água realmente ferve ultra rápido. E é ótimo para usar em salão de festa de prédio pra deixar quente um cachorro quente, carne louca.... e bem útil para levar na varanda que não seja gourmet.

    Mas realmente só funciona com panelas de fundo específico.

    Só não teria ele oficialmente de 4 bocas na cozinha por medo da conta de luz.

    ResponderExcluir
  16. oi tati, descobri hj o seu blog e ja amei! parabens pelo trabalho! vou começar minha reforma na cozinha, comprar tudo novo, panelas e fogão e meu sonho de consumo é este fogão 4 bocas por indução, minha duvida é : gasta muita energia? quem ja tiver esse fogão 4 bocas tb agradeceria muito tb em receber comentarios sobre essa duvida obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Comprei um de indução e não vi fogão melhor, o gás no meu prédio está um roubo.
    A rapidez com que ele ferve qualquer coisa é impressionante.
    E não esfria rápido não.
    O que esfria rápido é justamente o que tem resistência, ou o microondas que tudo esfria na mesma velocidade que esquenta.
    Parabéns pelo blog, como indução é novidade, muita gente vai achar que é fogão elétrico que é totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom mesmo, não esfria rápido não, muito diferente do forno elétrico e do microondas que esfria a comida na mesma velocidade que faz.
    Me livrando de parte da conta de gás do meu prédio que está um roubo.
    Parabéns pelo blog. Pior que muita gente vai achar que é mesma coisa do elétrico e não é.

    ResponderExcluir
  19. Oi tati, estou prestes a comprar um cooktop de inducao de 4 bocas da eletrolux e minhas maiores preocupacoes sao sobre o uso sa panela de pressao se é facil de encontra-la, se pra quem gosta de cozinhar é uma boa aquisicao e em termos de economia de energia se é melhor? Nao quero usar o gás do meu condominio! O que vc acha pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila, infelizmente não posso te ajudar muito porque só tenho o pequenino de 1 boca que uso bem de vez em quando.
    A Panela de pressão me parece que tem em várias lojas virtuais ou vc pode comprar uma elétrica. Como uso o fogãozinho bem de vez em quando não diferença no consumo de energia, mas não sei dizer como é com o de 4 bocas.
    Eu acho um fogão espetacular (esse que vc quer comprar) mas não saberia dizer sobre o consumo.
    Da uma lida nos comentários e veja se te dá uma luz.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.