in , ,

Low Carb em 9 Receitas

low carb

Uma receita é considerada “low carb” quando ela tem uma quantidade reduzida de carboidratos em comparação com receitas tradicionais.

Como o foco maior em proteínas, gorduras saudáveis e vegetais não amiláceos é a base das receitas Low Carb, estas 9 receitas são perfeitas para quem está buscando esse tipo de prato então aqui você vai encontrar tudo o que precisa para aderir a essa modalidade culinária.

Características das Receitas Low Carb

Uma receita low carb se enquadra nas seguintes características:

  1. Baixa Quantidade de Carboidratos: A quantidade de carboidratos na receita é menor que se compararmos com o prato tradicional, porém o nível de carboidratos tendem a se manter na quantidade de carboidratos líquidos (carboidratos totais menos fibras) em um patamar baixo, geralmente abaixo de 50 gramas por dia.
  2. Uso de Ingredientes Alternativos: Para reduzir a quantidade de carboidratos, as receitas low carb quase sempre substituem ingredientes ricos em carboidratos, como farinha de trigo, arroz, macarrão e açúcar, por alternativas mais baixas em carboidratos, como farinha de amêndoa, farinha de coco, vegetais, adoçantes naturais ou adoçantes artificiais de baixo teor de carboidratos.
  3. Ênfase em Proteínas e Gorduras Saudáveis: As receitas low carb sempre que podem, incluem uma quantidade maior de proteínas magras (como carne magra, peixes, ovos) e gorduras saudáveis (como azeite de oliva, abacate, nozes) para fornecer energia e manter a saciedade.
  4. Inclusão de Vegetais não Amiláceos: Um grande uso de vegetais não amiláceos, como folhas verdes, brócolis, couve-flor e outros vegetais com baixo teor de carboidratos.
low carbs

Sempre tenha acompanhamento Médico

As necessidades dietéticas varia de pessoa para pessoa, então o que é considerado “baixo carboidrato” para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra, assim, antes de adotar uma dieta low carb, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou nutricionista para conhecer seus objetivos e limites.

Além disso, é importante manter o equilíbrio nutricional e não eliminar grupos inteiros de alimentos sem orientação profissional.

Minhas Receitas Favoritas Low Carb

Com essa onda de Dieta Dukan as receitas com pouco ou sem nenhum carboidrato estão em alta, então aqui eu te mostro as receitas que eu mesmo faço e como, mas antes preciso falar uma coisa importante.

Quero deixar claro que não apoio nenhuma dieta restritiva. Para mim a melhor dieta é a moderação e o equilíbrio, (não que eu consiga colocar em prática, mas enfim) espero que a seleção lhes seja útil.

low carb
  1. Torre de Berinjela
  2. Talharim de Abobrinha
  3. Purê Verde
  4. Pizza de Carne Moída
  5. Fundos de Alcachofra Recheados
  6. Frago à Pizzaiolo
  7. Salada com Tangerina e Gorgonzola
  8. Creme de Abóbora Oriental
  9. Peixe ao Vinagrete

Tem receitas Low Carb em vídeo também

E para quem tem preguiça de ler texto, separei três videos muito bons para você se animar, então chega de preguiça e bora fazer:

Começo com o pão de micro-ondas, que é muito fácil de fazer, mas muito mesmo!

Também tem a Torta de Frango alho poró e bacon

E um Panini que pessoalmente acho muito gostoso

Então agora que você já tem todas as idéias para fazer deixe seu comentário me falando qual você faz, ou me conta qual receita você prefere e me segue. Caso faça alguma receita e postar, me marca, mas marca mesmo que eu corro lá na hora conferir!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

16 Comments

Conheças as três melhores receitas fáceis e rápidas para impressionar

Conheças as três melhores receitas fáceis e rápidas para impressionar

Torre de Berinjela – Receita Low Carb