in ,

Como fazer torta holandesa?

A torta holandesa é uma sobremesa ao mesmo tempo, suave e crocante. Desse modo, para quem ama inovar na cozinha e nas receitas, vale a pena descobrir o preparo desse doce bastante saboroso.

Como fazer torta holandesa?

Para a torta holandesa, você vai precisar de itens como biscoito de leite ou maisena. Bem como, outros ingredientes como:

  • 150 gramas de biscoito de maisena ou leite (cerca de 2/3 do pacote);
  • 100 gramas de manteiga sem sal.

Já para a decoração lateral, vai precisar de 1 pacote de biscoito redondo com cobertura de chocolate (ou do tipo “tortinha”).

Para o creme branco, por sua vez, separe o seguinte:

  • 200 g de manteiga sem sal;
  • 1 xícara de açúcar refinado (ou 160g);
  • 500 ml de creme de leite comum sem soro gelado;
  • 3 colheres (sopa) de essência de baunilha.

Já a cobertura (ganache de chocolate), requer itens como:

  • 200 g de creme de leite sem soro (1 caixinha);
  • 170 g de chocolate meio amargo (1 barra).

Modo de preparo da base

Triture o biscoito no liquidificador ou processador e misture com a manteiga formando uma farofinha úmida.

O ideal é que a manteiga esteja amolecida (no ponto que pareça uma pomada). Forre uma assadeira com fundo removível com essa farofinha pressionando bem.

Pincele um pouquinho de óleo nas laterais da forma para ajudar na hora de desenformar e arrume os biscoitos de chocolate ao redor da forma.

Lembre-se que a parte com o chocolate deve ficar virada para fora. Leve à geladeira por meia hora para a base ficar bem firme.

Faça o creme da torta

Bata na batedeira a manteiga (que deve estar um pouco amolecida, mas, ainda geladinha) e o açúcar até obter um creme quase branco.

Junte o creme de leite (que deve estar gelado) e a essência de baunilha e bata novamente para misturar bem.

Se empelotar use o liquidificador ou mixer. Coloque o creme branco sobre a massa e leve para gelar por duas horas.

Modo de preparo da cobertura

Aqueça o creme de leite e o chocolate no micro-ondas em potência máxima, parando a cada 20 segundos e misturando até que os ingredientes estejam incorporados ou leve ao fogo baixo.

Mexa sem parar, até virar um creme de chocolate. Espere esfriar até atingir a temperatura ambiente e coloque sobre o creme branco.

O ideal é manter na geladeira por umas 6 horas antes de servir para que ela esteja bem firme, melhor ainda fazer no dia anterior ao de servir. Coma com moderação, porque é BEM calórica, mas igualmente deliciosa.

Observação sobre essa receita

Pesquisei várias receitas antes de testar essa, todas eram bem parecidas, testei e deu certo de cara, ficou ótima. Fiz duas vezes e em ambas tudo certo. Muitas pessoas testaram, algumas acertaram e outras não.

Gostaria de ter uma resposta para os casos em que a torta não endureceu, mas realmente não sei o que dizer já que não tive nenhum problema com a receita.

Então, vou deixar uma sugestão para as pessoas que vão testar a receita pela primeira vez não arriscarem terem a torta mole.

O creme branco assim que a gente mistura o creme de leite gelado ele já fica com consistência de mingau firme.

Se o seu não ficar, misture 1 pacotinho de gelatina incolor preparada conforme a embalagem (bata na batedeira junto) e leve para gelar.

Quais são as etapas cruciais na hora de fazer a torta holandesa?

Todas as etapas de preparo da torta holandesa exigem um certo cuidado, como a decoração. Assim, veja quais aspectos você não pode deixar de prestar atenção de forma alguma.

Decoração

A decoração é um grande chamativo quando se fala desse tipo de receita. Então, no caso aqui é essencial ter um biscoito com cobertura de chocolate.

Dessa forma, você investe em um sabor mais acentuado e não deixa de lado a beleza da torta em si.

Creme branco

Na hora do creme, você pode usar adoçante, mas tenha em mente que isso vai afetar a cremosidade. Afinal, o açúcar é responsável por deixar ele mais cremoso e com uma textura interessante.

O leite sem soro também faz total diferença. Caso contrário, isso vai atrapalhar o bom desempenho da receita. Além disso, a essência de baunilha dá um toque especial, apesar de não ser um ponto obrigatório.

Cobertura

Ao fazer a cobertura, atenção ao leite sem soro também. No entanto, aqui você deve ter um cuidado a mais. Assim, o indicado é usar chocolate meio amargo.

Lembre-se que essa é uma sobremesa cheia de elementos. Então, esse tipo de chocolate vai equilibrar um pouco o doce. Dessa forma, nada fica exagerado no final de tudo.

Base

Siga todas as etapas citadas aqui para fazer a base. Afinal, sem ela sua torta não se sustentará. No entanto, não precisa se preocupar, pois tudo é muito simples.

Como fazer torta holandesa?
Essa torta é sucesso em todas as ocasiões. Imagem do Freepik

Com o que servir a torta holandesa?

Você pode servir torta holandesa com um suco ou café. Mas, quem prefere chá também não sai prejudicado. Isso porque essa receita combina muito bem com praticamente qualquer bebida.

Mesmo que ela não seja harmonizada com mais nada, acredite, o sabor ainda será incrível. Então, vai da preferência de cada um em escolher o que mais agrada.

Vale a pena fazer uma torta holandesa?

A torta holandesa é uma receita que agrada à maioria das pessoas, então, vale muito a pena fazer.

Seja para receber amigos ou família, ela será ovacionada, pode ter certeza. Por fim, siga o passo a passo e saboreie cada pedaço dessa maravilha.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 8 Média: 2.9]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

91 Comments

nhoque de batata

Vamos fazer nhoque de batata?

Como fazer strogonoff de carne rápido?