Pimenta Rosa no Pé

| |

Minha mãe caminhando pelo condomínio onde mora encontrou uma árvore linda de pimenta rosa (neste lugar lindo aqui). Fomos até o local e fiquei encantada com a beleza da árvore, coberta de bolinhas vermelhas.


Fiquei em dúvida se era mesmo uma árvore de pimenta e fui pesquisar. Na verdade é uma aroeira (nunca pensei!) e seus frutos são essas lindas bolinhas vermelhas que conhecemos como pimenta rosa.

A pimenta rosa é parecida com a pimenta do reino, mas seu ardor é bem suave, porque ela não pertence à família das pimentas. Como ela é visualmente linda, é muito usada para decorar pratos. Adorei conhecer o pé de pimenta rosa!

9 comentários:

  1. Adoro pimenta, inclusive esta, não sabia que a Rosa vinha da aroeira. Obrigada por partilhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto assim, sempre ficava imaginando em que árvore dava, se er baixinha, se era alta.... Que linda! Adoro pimenta rosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. inclusive agora descobriram (USP) que é excelente para previnir e tratar alzaimer.

      Excluir
  3. Pizza de peperoni com um pouco de pimenta rosa é amor...cresci comendo estas baguinhas que os passarinhos adoram..A aroeira tem dotes medicinais tbm..foi só depois que cresci que me apresentaram a minha comida de passarinho com nome muito chique de pimenta rosa..haha toda vez que lembro disso penso uai mas não arde nada..hahaha é quase sagu com leitinho ou creminho que o povo fino chama de creme inglês.. finezas da vida haha

    ResponderExcluir
  4. Tati, a aroeira é uma planta bem comum aqui na Bahia (no Nordeste como um todo) e consumimos tudo o que vem dela: as sementes (pimentas rosas que explodem na boca numa mistura de azeite e outras ervas), as folhas e a casca (na forma de chás para gripes, dores articulares, cicatrização de feridas, saúde da mulher, etc). É uma planta muito rica e árvore pode chegar a ter 3x da altura e largura dessa que você tirou foto). Além de tudo, ainda enfeita o quintal.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela contribuição, adorei saber mais dela!
      Bjs

      Excluir
  5. Bom dia Tati. A minha falecida mãe usava as sementes da aroeira, como tempero. Ela falava que era pimenta francesa.... Fica uma delícia, principalmente em carnes. E, euzinha me achava SUPER CHIQUE....rsrsrsrs... Abraços mil.........

    ResponderExcluir
  6. bem nao conhecia mas é mesmo mt bonita e a cor é linda bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu cresci ouvindo dizer que essas "bolinhas vermelhas" eram perigosas pras crianças porque eram venenosas, nunca me disseram que a arvore linda que as dava era uma aroeira, nem que podiamos come-las tranquilas porque só nos dariam prazer...no entanto, vivo comprando as pimentas do reino escura e branca, junto com essas "bolinhas", para moe-las na hora e tempererar meus quitutes, ora, ora, ora, desta vez a voz do povo errou!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.