in ,

Balinhas de Banana Cristalizada

Vi uma receita parecida com essa na Ana Maria Braga, mas levava gelatina com sabor (morango, limão, etc), aí resolvi adaptar e colocar a gelatina incolor porque eu queria apenas o sabor da banana. Só que não fiquei contente com a cor de “burro quando foge” e acrescentei umas gotinhas de corante alimentício vermelho. Ficaram deliciosas.  Ó que moleza de fazer:

Leve ao fogo:
– 6 bananas nanicas maduras amassadas com o garfo (eu piquei e tive dificuldades de dissolvê-las depois);
– 1 xícara de açúcar + 2 colheres (sopa) cheias
– 2 colheres (sopa) de suco de limão;
– 2 colheres (sopa) de gelatina incolor (somente o pó);
– 6 gotas de corante alimentício da sua cor preferida (se nao usar só não fica colorido, mas não altera nada)

.

 

Misture tudo e vá mexendo até virar uma massa homogênea. O ponto é igual do brigadeiro, quando desgrudar do fundo. Ao final, se quiser dar uma cor, acrescente 4 gotas de corante da sua referência (usei vermelho).
Unte uma assadeira com manteiga ou margarina sem sal e espalhe o doce. Como fiz somente metade da receita, pois só tinha 3 bananas, usei apenas meia assadeira pequena (não rende muito). Leve à geladeira para endurecer (a minha ficou 6 horas).

Corte em quadradinhos (ou no formato que preferir), passe no açúcar cristal (usei o comum) e embrulhe em papel celofane. Sei que vocês vão perguntar sobre a durabilidade. Fiz tem 10 dias e ainda estão ótimas, mas não sei dizer quanto dura porque é a primeira vez que faço.
Vocês vão notar que assim que ficarem prontas elas ficam bem macias e depois vão endurecendo. Eu gosto mais durinhas, então para mim depois de 1 semana ficaram perfeitas.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

23 Comments

Como Cozinhar Macarrão

#ForçaSantaMaria