in ,

Feijão Preto com Linguiças

Feijao Preto

Já começo falando que essa receita de Feijão Preto com Linguiças não deve ser confundido com Feijoada. Esse é o tipo de comida que eu comeria 3 vezes na semana sem perigo de enjoar porque doro feijão, de qualquer tipo!

Eu gosto de feijoada, mas acabo comendo só o feijão preto com as linguiças, e nem é por frescura de ter “nojinho” de algumas partes do porco, é por preferência mesmo, então em casa faço sempre esse feijão com linguiças.

feijão Preto

O Feijão Preto

O feijão preto é um dos tipos de feijão mais consumido e apreciado do país, por conta do seu sabor característico e textura cremosa quando cozido, esta presente em muitos pratos tradicionais como a feijoada, a feijão tropeiro, e o famoso arroz e feijão, pois é uma combinação considerada prato principal em muitos lares brasileiros.

Um alimento saudável

Além de sua versatilidade para uso dos mais diversos pratos, o feijão preto é maravilhoso pois é rico em fibras, proteínas, ferro e outros nutrientes essenciais. Não é a toa que o feijão preto desempenha um papel fundamental na alimentação balanceada.

É uma fonte saudável de energia, que junto com arroz, é uma das proteínas principais consumidas pelo brasileiro, então bora prestigiar!

Como Faço o meu Feijão

Eu preparo o feijão da seguinte forma (rende umas 8 porções):

Cozinho 250g de feijão preto com 2 folhas de louro na panela de pressão com uns 3 dedos de água acima do nível do feijão. Deixo no fogo cerca de 20 minutos depois que pegar pressão

Refogo então uma cebola e 3 dentes de allho amassado um prato de sobremesa de linguiças picadas, pode ser as que você tiver em casa. Aqui foram 2 gomos daquela calabresa fininha e 1 de linguiça portuguesa, mas fica a seu critério.

linguiça fatiada

Junto o feijão já cozido, 2 tabletes de caldo, pode ser qualquer um (usei um de bacon e um de costela). Deixo ferver até engrossar em fogo médio. Vai mais uns 15 minutos no fogo. Acerto o sal e jogo uma pimentinha.

cozinhando o feijão

Para acompanhar não pode faltar a couve que é refogada  apenas com azeite e alho e salgada ao final. Também faço arroz integral, que é o que eu tenho usado aqui em casa e uma farofinha

couve refogada

Comida caseira é puro amor, né gentchy, então vou deixar uma sopa de feijão daquelas de tomar tudo e pedir mais!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

15 Comments

temaki

Temaki de Salmão

pave de bombom

Pavê de Bombom