in , , ,

Laminado de Batatas

Eu comi algo parecido no Chile (veja aqui) e encanei de fazer em casa. O sabor ficou bem parecido, a aparência nem tanto. Eu acho que a receita original (do Chile) foi feita em forma de bolo inglês e depois fatiada, só que tem que esperar ela estar morna para fatiar para conseguir cortar perfeitamente. A dona ansiedade aqui cortou assim que saiu do forno, mas no fim deu certo. Vamos à receita:

Comece pelo creme, misturando:
– 100ml de creme de leite sem soro;
– 2 colheres (sopa) de creme de ricota (ou requeijão);
– 1 gema;
– sal e nóz moscada à gosto.
* É importante que o creme fique bem salgadinho porque não vai sal nas batatas.


Fatie 6 batatas em lâminas bem finas.
Usei esse fatiador de legumes que a Keita me mandou e é excelente (antes eu usava o processador, mas o bocal dele é estreito e só dava para fatiar batatas pequenas).

Unte um refratário com manteiga ou margarina e comece com uma fina camada de batatas, depois creme (também em pouca quantidade) e vá intercalando. Ao final, termine com creme e queijo parmesão ralado.

Leve ao forno médio preaquecido coberto com papel alumínio por 35 minutos. Retire o papel e volte ao forno para gratinar (o meu fica bonitão assim porque o forno tem grill).


* Se você preferir, pode fazer o molho branco (ou béchamel) e misturar uma gema (a gema serve para deixar firme feito torta, senão na hora de cortar desmancha).
Esta receita rende 6 porções.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

88 Comments

Cerro San Cristóbal: Santiago / Chile

Um Jeito Novo de Desfiar Frango