11 de setembro de 2012

Panela do Leitor: Bolo de Laranja


Cara linda esse bolo, heim colega? Quase sinto o cheirinho de laranja daqui, mas não posso deixar de expressar meu espanto com a quantidade de manteiga que tu botou nele...hahahaha!!! Acho que dá para reduzir pela metade, mas o importante é que o bolo tá lindão!
Quem nos enviou essa receita e as fotos para a coluna "Panela do Leitor" foi a leitora Kalina Lima. Vamos conferir:

"Tati, inspirada no seu bolo de cítricos e no bolo de laranja e chocolate do Richie, do A Cozinha Coletiva, fiz um bolo de laranja. Tive que levar em conta os recursos disponíveis na minha modesta cozinha do apartamento da universidade onde moro com mais seis estudantes. O peso na consciência me freou de planejar cobertura para o bolo. Vamos à delícia:

Ingredientes:
1 pacote de 250g de manteiga (uso sempre sem sal) quase todo. Só deixei um pouquinho para passar nas formas.
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos (usei so 2, porque eram muito grandes)
2 laranjas e 1 tangerina 
1 e 1/4 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

Como fiz:
1. Liguei o forno em 180 graus. 
2. Lavei, sequei e ralei as cascas das duas laranjas e uma tangerina com cuidado para não chegar na parte branca, que é azeda. 
3. Juntei as raspas das laranjas e da tangerina ao açúcar e misturei bem, tudo na mão. Não tenho batedeira e meu liquidificador de mão tá viajando. Sinta aí o cheirinho bom dessa coisa linda amarelinha. Oh, cor de laranja.
4. Juntei à manteiga (amolecida), que estava num recipiente maior, os outros ingredientes, um a um, e incorporando sempre. Primeiro foi a mistura de  açúcar e raspas, os dois ovos que usei, a farinha, o fermento, e finalmente o suco. 
5. Untei duas formas de bolo inglês com manteiga e polvilhei farinha de trigo. Dividi a massa em duas partes e levei para assar nesse forno já quentinho até dourar.

Gostei muito do bolo, mas talvez eu tenha exagerado na manteiga. Achei ele assim um pouco oleoso, mas delicioso, com as raspinhas lindas e amarelinhas / laranja. Ofereci um pedaço para a Chen, uma menina chinesa que mora no apartamento onde eu moro, comi unssss pedacinhos para, como diz o Richie d’A cozinha coletiva, ‘criar um acervo de sabores’. Aí levei metade do outro bolo para meus amigos Okon e Tee, da universidade. Eles adoraram e pediram mais. A outra metada dei para o Mike, que gostou muito também". 

* Se você tiver uma receita boa feito essa, mande um e-mail com a descrição detalhada e pelo menos 1 foto de boa qualidade para contato@panelaterapia.com. Ela poderá ser compartilhada neste espaço.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. belezura de bolo hein! hehehe Tati, muito obrigada por dar espaco para meu bolo brilhar no seu sensacional blog. legal voce comentar mesmo sobre a manteiga. talvez ate isso impediu que o bolo crescesse mais. foi diminuir da proxima fornada.
    abraco grande e muito sucesso pra voce.
    Kalina

    ResponderExcluir
  2. Adoro bolo de laranja, me lembra um tia querida que já se foi. Receita anotada, bjs.

    ResponderExcluir
  3. ADOROOOOOOO bolo de laranjaaaa!!!!! Esse está com uma aparência apetitosa!!! nahm nham!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que delíciaaa!!!!!.Acomppanho sempre vcs e agora posso seguir, pq acabei de entrar pra blogosfera,participe da minha campanha....ME SEGUE QUE EU TE SIGO!!!!! bJ DOCE.

    ResponderExcluir
  5. Pensa num cheirinho bom...Acabou de sair do forno aqui em casa...Facilimo de fazer e delicioso...Coloquei 100g de manteiga e ficou uma textura muito boa e bem fofinho. Obrigada por dividir esta receita. Vou repetir com certeza esta receitinha.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse bolo!! A textura ficou ótima, o cheirinho na casa também e o saber então nem se fala!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, mas realmente quanta manteiga, rs.
    Gostei do resultado final

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. eu gosto do bolo de laranja, mas, qdo leva a casca me faz mal...bjs

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.