Como Fazer Feijão?

| |


Essa é "prazamigue" recém-casadas, ou iniciantes na cozinha. Eu sei que existem maneiras diferentes de prepará-lo, mas vou compartilhar a minha receita mais simples. Bora aprender a fazer um feijão bem digno? 

Como tenho preguiça de cozinhar feijão todo dia eu já faço 500g de uma vez e congelo em 4 porções. Aí é só descongelar em temperatura ambiente e temperar no dia.

Comece comprando um feijão bonito e novinho. Tire os grãos muito amassados, furados e com aspecto "enferrujado". Não precisa lavar, mas eu gosto de dar pelo menos 1 enxaguada. Em seguida coloco de molho em água filtrada por 20 minutos. 


Passado esse tempo, descarte a água (para não fermentar demais no seu estômago), coloque o feijão na panela de pressão, junte 2 folhas de louro (secas) e cubra com água até atingir 3 dedos acima do nível do feijão.
É importante dizer que a panela de pressão nunca deve estar muito cheia, no máximo um pouco mais do que a metade da sua capacidade para funcionar com segurança.


Coloque a panela tampada em fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo (algo entre médio e baixo), conte 30 minutos e desligue o fogo. Deixe a panela tampada por 3 minutos para sair um pouco da pressão. Agora coloque a panela (ainda tampada) embaixo de um fio de água da torneira, quando ela fizer um barulho semelhante à um suspiro pode abri-la com segurança.

Dessa quantidade (500g), eu tempero 1 parte para consumir no dia e congelo outras 3 partes (isso porque aqui somos só 2 pessoas). Quando já está quase frio, coloco em potes plásticos e levo ao freezer.


Temperando o feijão (tempero para 1 das 4 partes):
Refogo no azeite 1/4 de cebola picada e 1 colher (sopa) cheia de pasta de alho (aquelas prontas). Junto o feijão, somo 1 envelope de caldo de bacon em pó ou tempero próprio para feijão, provo o sal e se necessário adiciono mais. 


Deixo ferver em panela destampada, em fogo médio até engrossar o caldo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Dependendo da marca ele fica bastante no fogo até engrossar, entre 20 e 40 minutos. Aí na mesa ele fica lindão assim:


* Dessa vez, antes de cozinhar, eu esqueci o feijão de molho na água por muito tempo (#clássico) e por isso a pele ficou soltando um pouco. Acho que foi por isso ou talvez seja a qualidade do feijão mesmo. Alguém sabe porque às vezes a pelinha fica soltando? 
Quem tiver aquele segredim danadibão é só compartilhar aí nos comentários!

* Este post foi editado com base nas dicas dos leitores. Esta é a receita básica de feijão, mas você pode adicionar bacon, linguiças, costelinhas e os temperos que você mais gostar.

91 comentários:

  1. Aqui em casa a gente coloca abóbora paulista junto, quando tem(em Floripa é esse o nome), com chuchu também fica ótimo. Minha mãe deixa na água de um dia pro outro, ou seja, umas 8 horas, a vida toda ela fez assim, sei lá pq! Mas fica maravilhoso tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na Bahia eu faço muito diferente.
      Primeiro faço um molho com cominho, pimenta moída, alho(o original), cebola, tomate, pimentão, coentro, louro e hortelã, pode bater no liquidificador ou amassar bem, corto as carnes secas, bacon e josefina. Depois, junto tudo ao feijão e deixo de molho umas 2 horas. Ai o feijão quando incha ele suga o gostinho do tempero. Coloco na panela de pressão com a quantidade de água e sal. Quando começar a chiar , deixa mais uns 20 minutos e o feijão está pronto. Não desmerecendo meus vizinhos mineiros, mais nosso feijão é o melhor. Rs

      Excluir
  2. Tati, faço quase da mesma forma.
    A diferença é que cozinho apenas uma xícara por vez e só deixo de molho o tempo suficiente pra ferver a água na pressão.
    Coloco o feijão na água fervente, fecho a panela e em 20 ou 25 minutos tá cozido. Acho mais rápido. E não solta a pele, rsrs.
    Ah, outra dica bem boa é deixar a pressão sair sozinha, o que não demora nem 5 minutos. Tenta aí.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Feijão quanto mais novo, mas fácil de cozinhar. Mas como a gente não consegue ver isso na horar de comprar, fica de experimentar a marca mesmo.

    Quando o feijão é colhido novinho, pode deixar ele de molho 15 minutos e cozinhando mais 15 minutinhos que ele já fica pronto. Agora tem uns, que mesmo de molho a noite toda e 40 minutos e nem assim cozinha. A pelinha fica soltando quando cozinha demais.

    Por isso digo, economizo em tudo, menos na marca do feijão!

    A minha dica é colocar um pouquinho de bacon ou carne seca pra cozinhar junto, hummmmmmmm.

    ResponderExcluir
  4. Essa semana aprendi a fazer um feijão dakels da roça sabe, amey! Coloco na panela de pressão a cebola, o alho, uns pedaços de carne (pode ser seca ou linguiça, bacon), um fio de óleo, coloco o feijão cru lavado, sal, água e deixa o páu quebrar no fogo. Depois de 45 minutos ele tá pronto!!! Antigamente eu fazia como vc ensinou, mas desse meu jeito fica bemmmmmm melhor #ficaadica !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, descobri que o feijão que eu inventei a mais de 12 anos é chamado de feijao da roça, sempre achei assim bemmmm mais pratico, afinal quando eu comecei nessa brincadeira tinha 14 anos e adolescente só quer praticidade, kkkk

      Excluir
  5. Oi Tati, sobre lavar eu acho extremamente necessário, pois o feijão é muito sujo antes de ser embalado, pode ter passado barata e outros bichinhos nojentos.rs Nunca deixo de molho tb, meu fogão é uma beleza, em 25min está bem cozido e sem molho ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Tati, eu deixo de molho somente por meia hora em água quente para remover o enxofre e cozinho somente por 10 minutos na pressão e deixo a pressão sair sozinha.
    Uma dica para deixar o feijão com caldo grossinho também é cozinhar com abóbora cabochã e ainda fica com uma cor linda.
    Bjsss
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  7. Eu coloco uma colher de farinha de trigo para fritar junto com alho. Fica com um caldo bem grosso, muito bom! E não uso cebola, não gosto muito de cebola cozida!

    ResponderExcluir
  8. Aqui no Cerrado Brasileiro eu faço assim:
    Deixo de molho de noite e pela manhã jogo a água fora porque os grãos de uma forma geral, contém fitatos (fósforo armazenado) que são eliminados na água quando os deixamos de molho, porque esse "deixar de molho" simula uma germinação para o grão
    Os fitatos em grande quantidade impedem a absorção de ferro, zinco e cálcio pelo organismo.
    Além de jogar fora a água, eu enxaguo umas quatro vezes antes de colocar na panela.
    ´Ai acrescento umas folhinhas de louro e nadica de nada a mais!
    Espero ter contribuído!
    Bezo, bezo!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia. Meus feijoes ultimamente tem saido uma gororoba, sem gosto. Abracos e obrigada por essa dica.

    ResponderExcluir
  10. Helloooo, minha amiga adoro suas receitas mas preciso saber: onde consigo comprar essas penelas que vc usa?

    bjos

    bruglops@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Amo cozinhar feijao! amei as dicas! e blog tbm! beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá Tati, eu costumo comer feijão muito de vez em quando apesar de gostar muito. É que tenho sérios problemas com gazes, sinto cólicas horríveis e não adianta tomar remédio que não fazem nem cosquinha.... então minha mãe me ensinou um truque que quando lembro e faço costuma ser tiro e queda. Ela costuma fazer o seguinte: ela deixa o feijão de molho de um dia para o outro e aí quando ela vai cozinhar ela joga fora a agua do molho e ela diz que é esta água que provoca os gases.... então ela troca a água e fica tudo bem!!! rsss.... Um beijo, Elisa

    ResponderExcluir
  13. Aprendo um monte com vocês! Mas essa de jogar a água fora é novidade para mim, inclusive foi a nutricionista que orientou a fazer com a água para conservar os nutrientes. Quanto à passar algum bichinho ou ter bactéria por não lavar, nenhum sobrevive à fervura!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Tati, cada um fala uma coisa! Uma nutricionista que dá aula de alimentação vegetariana, me ensinou a jogar a água do molho fora tb! Se vc reparar, se deixar muuito tempo fica uma "espuminha", que é a fermentação. Isso é o que gera gases, flatulência... Qto as vitaminas, nutrientes, segundo essa nutricionista e o que li depois, não se perde muito, não! Nossas avós faziam isso por essa razão. Ah! Outra dica: a folha de louro é usada por isso tb: é digestiva! Bjs!

      Excluir
  14. Oi Tati! Eu geralmente cozinho o feijao com cebola, alho, folha de louro, pouquinho de bacon e beterraba. Cozinho tudo junto de uma vez so (nao costumo congelar). A beterraba da uma cor linda e um gostinho muito gostoso no feijao. Depois de 30 minutos na pressao eu refogo um pouquinho mais de alho no azeite com sal e deixo cozinhar ate engrossar o caldo. Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Bruna, não tenho um lugar certo para comprar as panelas mas vou fazer um post sobre elas ainda essa semana. E hoje de tarde tem novidade por aqui que vc vai gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Caracaaa não acredito!! Ontem mesmo vim aqui no seu blog e pesquisei "feijão"! rsrsrs. To com vontade de fazer essa semana e até hj não consegui um que tenha saído delicioso. Não gosto da idéia de usar temperos prontos, nem bacon. Vou tentar a abóbora que indicaram aí! Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Eu também conheço essa dica de trocar a água para não dar gases. Foi uma nutricionista que falou.

    E eu não faço em panela de pressão (tenho trauma, uma explodiu na minha casa quando eu era bem pequena). Então o meu leva em torno de duas horas para cozinhar.

    A diferença é que eu já tempero antes de congelar. Daí quando descongelo tá prontinho, dá menos trabalho e sujeira! hehehehe

    Só tempero com alho e cebola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica, deixar o feijao de molho por uma noite, dentro de uma garrafa termica e com agua quente...

      Excluir
  18. Tati, não sei você gosta de coentro, mas se colocar alguns talinhos (poucos mesmo) quando for ferver, dá um gostinho a mais.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,
    Falando em panelas eu tbém estou ruim de panelas boas :)
    Mas como em breve vou para o meu novo apertamento estou levando com as minha velhinhas para comprar qdo eu etiver lá e suber o que vai caber na cozinha mini mini.
    Mas outro dia fui no pão de açúcar e tinha umas panelas de ferro, tipo genéricas da Le creuset, o preço em vista de uma original estava lindo, paguei R$ 90,00.
    Confesso que fiquei com medinho de gastar meu $ à toa.
    Mas olha, AMEI!! Não sei se a Le creuset tem alguma diferença ou não, porque eu nunca nem vi uma. Mas eu super recomendo essas do Pão de Açúcar. #ficaadica

    ResponderExcluir
  20. Também cozinho assim e congelo, mas refogo com pimentão também e acrescento cheiro verde no final, as vezes frito o bacon e refogo com ele.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  21. Oi Tati!

    Eu deixo bastante tempo de molho e não sai a pelinha. Acho que acontece isso quando cozinha demais. Mas eu costumo cozinhar o feijão já com tempero, pois acho que ele pega mais sabor! Depois de pronto só deixo ele fervendo pra engrossar o caldo mesmo! Tanto o preto ( que é o que costumamos comer, quanto o marrom).

    #ficadica#

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de colocar folha de louro no feijão, e durante muito tempo coloquei na panela de pressão na hora de cozinhar, mas aprendi com uma amiga que devemos colocar o louro somente na hora de refogar, ele libera bem mais o sabor. Outra dica é colocar uma beterraba inteira descascada na hora de cozinhar, acrescenta vitaminas e nenhum sabor, ótimo para quando se tem crianças.

    ResponderExcluir
  23. Na minha casa faço basicamente como vc..mais adiciono tempero verde, dá um toque especial..já na casa do meu pai, todo feijão vira uma bela feijoada..quer ver se sobra carne assada do domingo..ele pica dentro do feijão..aí sempre tem uma costelinha defumada, uma linguicinha calabreza e um bacon, quando não tem o pé e os demais itens feijoada.. ..uma bomba calórica.. mais é tão bomm... Geralmente o feijõ que ele faz não dá pra muitos dias não..no máximo 2..aí ele nem chega a congela.. lá em casa meio kg dá alguns potes pequeninhos, dura umas 2 semanas +/-. enquanto ao soltar a casquinha, é da qualidade do feijão mesmo. Meu sogro é agricultor..planta feijão tbm. E tem feijão que é mais duro de cozinhar,outros não engrossam o caldo.. outros já cozinham tão bem que chegam a soltar a casquinha mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Tati, faço o seguinte, depois que coloco o feijão na panela de pressão, coloco duas colheres de aveia, mexo bem para não grudar no fundo e cozinho. Em panela a parte, coloco os temperos, o feijão para refogar e depois que levantar fervura, é so mexer sem parar por 3 minutos que ele engrossa e fica lindo e gostoso!

    ResponderExcluir
  25. Tati, essas suas leitoras são mesmo o máximo... sempre leio os comentários pois sempre tem gente bacana que gosta de compartilhar o que sabe. Acho isso muito legal! Semelhante atrai semelhante, né!! Vc é assim, suas leitoras por tabela tb são! Adorei as dicas. Também tenho problemas com os malditos gases e vou utilizar essa técnica de jogar a água fora. Quero deixar um beijo para todas as suas leitoras nota mil, e para a Dany do comentário acima do meu, que deu a dica da beterraba inteira.... beijos e espero ansiosa o post sobre panelas.
    Pati Sato

    ResponderExcluir
  26. Pati - a julgar por você olha que fofas mesmo que são essas leitoras! Obrigada pelo carinho!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Delícia! Amo feijão! Aprendi com minha mãe que sempre foi mestre nessa arte... De uns tempos pra cá ela coloca soja pra cozinhar junto com o feijão, mas é tipo 1/3 da quantidade feijao e não deve deixar a panela muito cheia, como você já explicou. Não dá pra notar que tem soja e é muito nutritivo. Josi

    ResponderExcluir
  28. Tati, tenho 3 dicas pra te dar:
    1- pra saber se o feijão é novo, ainda no supermercado, pegue o pacote e dê uma leve mordida em um grão. Se ele ficar com a marquinha de que vc mordeu, tá novinho! Hehehe!

    2- Pra engrossar mais rápido, é só amassar com uma colher os grãos dentro da panela do refogado: vai mexendo e amassando nas laterais da panela.

    3- Para um feijão mais nutritivo, quando for cozinhar, acrecente abóbora (ou jerimum) ou até mesmo cenoura em pedaços.

    Fiquei com vontade de passar essas dicas lá no meu blog tb!
    Um beijo grande!!
    Gabi

    ResponderExcluir
  29. Tati, minha dica é para o feijão cru mesmo. Como compro o feijão para o mês todo, se deixar muito tempo na dispensa, ele fica escuro, então eu coloco os sacos de feijão do jeito que compro, no freezer. Eles duram um tempão fresquinhos, isso vale principalmente para quem consegue comprar o feijão bem novinho e quer preservar ele mais tempo assim, e outro coisa, não entra nenhum bichinho (aqueles que eu odeio, pois vai tudo pro lixo!). Experimentem fazer isso em época de feijão barato, vale a pena!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Uma dica boa é fazer como na roça: guardar em garrafa pet.

      Excluir
    2. Adorei a dica de colocar o feijão cru no freezer.

      Excluir
    3. Adorei a dica de colocar o feijão cru no freezer.

      Excluir
  30. Tatiana,

    Antes de mais nada gostaria de expressar minha admiração ao teu trabalho, capricho e dedicação!
    Mas preciso comentar uma dica que você deu, sobre colocar a panela de pressão quente sob o fio de água para tirar a pressão. Menina, isso não "pódi", ao menos nas panelas comuns, as de alumínio!

    Simplesmente porque esta prática acaba tornando o fundo da panela todo torto, abaulado mesmo. Sabe aquela panela que dança em cima do fogão? Foi uma panela que sofreu esse choque de pressão e temperatura. A melhor forma de retirar a pressão, é sempre deixá-la esfriar, mas caso precise dar uma acelerada ao processo de despressurização, basta pegar uma colher de pau, colher, garfo, ou qualquer coisa que levante a válvula de pressão, e deixe a panela chiar... até que pare a chiadeira e você possa abrir a tampa com segurança e sem destruir a panela(que geralmente é de alumínio).
    Essa dica não precisa ser seguida em panelas de pressão de Inox, pois as cadeiras de ferro e carbono não cedem facilmente à pressão e temperatura.

    ResponderExcluir
  31. A questão da pele soltando é até bom. Segundo o que eu vi numa reportagem da Globo, isso ajuda na digestão do feijão e que ele dê menos gases. Fica a dica!

    ResponderExcluir
  32. Segundo minha "amada" (a.k.a. Sogra), acrescentar um colher de vinagre ao cozimento deixa o feijão mais "clarinho".

    Quanto a usar cebola, não curto não pq azeda com mais facilidade. Prefiro alho amassado, óleo e sal!

    Ah... Parabéns pelo blog! Sempre o visito mas acho q comentei apenas 2 vezes... isso pq o vejo todos os dias e já indiquei para várias pessoas!!

    Super abraço!

    ResponderExcluir
  33. Muito bem explicado, Tati, ou sua fã :-)

    ResponderExcluir
  34. Eu cozinho o feijão só com sal e loro... pra temperar depois eu refogo bacon, linguiça, cebola e alho... bato no liquidificador e depois incorporo ao feijão... na verdade eu comecei a fazer assim num restaurante que trabalhei, por que tem gente que não gosta de pedaços de coisas no feijão... absurdo ou não... ficou muito bom... e passei a fazer assim quase sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dica vou copiar, agradeço porque meus filhos não comem nada que venha dentro do feijão, valeu mesmo rsrs.

      Excluir
  35. Esqueci de vender meu peixe... acessa meu blog depois... http://downtothecrossroad.blogspot.com.br/

    abraço!

    ResponderExcluir
  36. Gente, aprendi tanta coisa que dá um livro sobre dicas do feijão! kkkkkk...

    Sukeeta, deve ser por isso que já estou na 3ª panela de pressão kkkkkkk....

    ResponderExcluir
  37. Eu faço um feijão "mais gordinho".


    Na hora do cozimento do feijão, coloco três dentes de alho inteiros e duas "toras" de linguíça calabresa cortado em quatro...


    Na hora de temperar, eu pico o bacon bem miudinho e um pedaço de calabresa também miudinha... e coloco cebola, alho e acerto o sal...

    Beijoss

    Aline

    ResponderExcluir
  38. Tatiana, vai por mim, pode ter certeza que é por conta dessa água "inocente" que já está na terceira!

    Eu tenho a mesma há 5 anos, uma Clock 4,5 l, a única peça que troquei dela foi a borracha de vedação!

    ***No comentário anterior, onde dizia cadeira, era cadeias de carbono e ferro!

    ResponderExcluir
  39. Tati,

    A receita de feijão que tenho é bem mineirinha:
    Escolho o feijão, deixo de molho na água por + ou - 4h. Após essas 4 horas em que o feijão ficou de molho, retiro toda a água. Fervo o feijão na própria panela de pressão por 2 vezes, sempre retirando a água. Depois dessas fervuras, coloco algumas folhas de louro, um fio de azeite, tempero pronto, linguiça calabresa e bacon. Tampo a panela e cozinho de 30 a 40 mints. Depois refogo com óleo e alho e acerto o sal se necessário.
    O feijão fica bem clarinho e delicioso!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Oi Tati,

    Sempre dou uma passadinha aqui no blog mas nunca tinha comentado, só que hoje você postou justamente sobre o mais senti diferença quando vim de Recife para São Paulo há pouco mais de 3 meses. Em Recife nosso feijão é preparado da seguinte forma: Primeiro cozinhamos o feijão com um pedaço de Charque (aqui vocês chamam de carne seca), depois do feijão já pré-cozido, temperamos com alho, cebola, pimentão, tomate,cheiro verde, pimenta do reino, um pouco de cominho e um tempero pronto. Fica uma delícia, muito diferente do daqui do Sul. Quem come nosso feijão, nunca mais esquece rsrsrsrs.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  41. valeu pelas dicas,vou experimentar a abobora,bjs

    ResponderExcluir
  42. valeu pelas dicas,vou experimentar a abobora,bjs.

    ResponderExcluir
  43. Tati, esse blog é mesmo o máximo! Tô viciada, num sei passar um dia sem futucar por aqui!!! Ai que vício baum, todo dia aprendo receitas maravilhosas com você e com essas leitoras d+...
    Essa do feijão eu precisava mesmo saber pq também sofro com esses maledetos gases...obrigada!!!
    Beijos a todas

    ResponderExcluir
  44. Olá, Tati e meninas! :)

    Bem, como tive problemas com excesso de gases, aprendi a fazer o feijão de maneira que esse problema não me pertence mais.

    Deixo o feijão de molho pelo menos 8hs, bem lavado, em água com algumas gotas de limão. Na hora de cozinhar, descarto a água do molho. Com nova água, deixo ferver, e logo após descarto novamente essa água, aí sim, com nova água o cozinho, em pressão por poucos minutos, ou fora da pressão mesmo... isso vai depender do feijão. Depois faço como vc, refogo uma quantidade pra consumir no dia e congelo o resto.
    Cozinhar já temperado ou não é uma opção pessoal.
    Quem me ensinou assim foi minha médica e 2 nutricionistas por quem passei.
    Beijos,
    Angela

    Aquela espuminha que se forma quando o grão está de molho,é justamente o que nos provoca gases e precisa ser descartado, tudo aquilo fermentaria dentro da nossa barriga... por isso de se jogar fora a água do molho, e a água da primeira fervura.

    ResponderExcluir
  45. Aqui no nordeste de MG o feijão mais usado é o carioca, que cozinho somente em água e folha de louro e refogo com oleo, alho picadinho, cebola picadinha e tempero pronto (alho e sal) e uma colherinha de corante (urucum). Quando estiver fervendo, e o caldo estiver grosso, acrescente um punhado de coentro picado. Fica MARA!!! Som sabor totalmente especial!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  46. Muito legal tantos comentários e dicas.
    Eu costumo deixar de molho pelo menos umas 4 horas para tirar os fitatos, lavo bem e coloco na panela de pressão com um ou dois pedações de linguiça calabresa para feijão. Corto os pedaços da linguiça em 3 pedaços menores e cozinho em água por uns 5 minutos para tirar a gordura. Acrescento umas 3 ou 4 colheres de sopa de vinagre para evitar o problema de gases... funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  47. Mas e quem não tem panela de pressão? hehehe
    Vou ir morara com o namo e já fiquei sabendo que ele quer feijão todos os dias ( ou vários dias da semana!), mas ainda não tenho a panela de pressão e não vou deixar minha mãe ou minha sogra sem a delas!!
    Sei que tem como fazer sem, mas e aquelas diquinhas maras?? =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Amei o post! Adoro feijão e nunca fiz, sou daquelas que tem pavor de panela de pressão, mas quando casar não vou ter mamãe pra fazer pra mim nééé??? rsrs
    Bjk

    ResponderExcluir
  49. Minha dica é básica: tire meia concha de feijão, coloque em um prato, amasse bem e volte com esta massa para a panela do feijão já temperado. O caldo engrossa rapidinho!

    ResponderExcluir
  50. A MINHA DICA É A SEGUINTE: SEMPRE Q COMPRO FEIJÃO....O COLOCO NO FREEZER NA MESMA EMBALAGEM Q VEM...PARECE LENDA MAS ELE FICA MAIS CLARINHO COZIDO....AI O SEGREDO ESTÁ NO TEMPO DO MOLHO....SEMPRE DA NOITE PRO DIA E DE PREFERENCIA ATÉ SUBIR BOLHAS NA AGUA ....Q NA VERDADE SÃO GASES DO FEIJAO Q IRIA PRA DENTRO DE NÓS....POBRES MORTAIS OU MORTEIROS....ELIMINE TODA A AGUA E LAVE-O COM CUIDADO E BEM COM AGUA EM ABUNDANCIA PRA SAIR TODO O GÁS ....LEVE PARA COZER COM AGUA LIMPA E O PROCEDIMENTO CONTINUA IGUAL AO SEU....TEMPERANDO TODOS OS DIAS....FICA BOM DE MAIS....TENTA FAZER O TESTE .....E DEPOIS ME CONTI....

    ResponderExcluir
  51. Eu não sei ao certo se funciona, mas já ouvi cozinheiras que não usam panela de pressão dizerem que costumam "dar um susto" no feijão, pra cozinhar mais rápido. Elas adicionam uma ou duas conchas de água fria no feijão durante o preparo. Alguém já tentou?
    E sobre o molho e troca de água é isso mesmo. Deixar de molho de um dia para o outro, trocando várias vezes a água, ajuda a diminuir o efeito hiperfermentativo do feijão.

    ResponderExcluir
  52. Paguei uma matéria Técnicas dietéticas na faculdade e aprendi algumas coisinhas:
    O feijão solta a pele devido ter ficado de molho (não é necessário), pois normalmente se cozinha em panela de pressão. Ao colocar na panela, use sempre água quente e deixe ferver por alguns minutos. Vai perceber que forma uma espuma e no que for mexendo, esta espuma vai evaporando. Esta evaporação da espuma é o que evita gases.
    mas, cada um tem seu jeito de fazer e no fim, a maioria fica bem apetitoso.

    ResponderExcluir
  53. Olá! Sou Ludmylla do blog http://luemforma.blogspot.com

    Tb deixo de molho de um dia p/ o outro.
    Depois jogo a água fora.
    Faço um refogado gostoso com bastante alho, cebola picada e um fio de azeite.
    Acresto o feijão e 2 folhas de louro secas.
    Após 40 minutos, o feijão está quase pronto, é só colocar p/ ferver e engrossar o caldo. Em seguida adicione o sal apenas na quantidade que for consumir na hora, caso congele algumas porções de feijão, não adicione sal.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  54. Eu não uso tempero pronto no feijão... uma vez usei caldo de bacon e o meu feijão ficou com gosto de falso bacon (nem sei explicar), uso bacon mesmo, de verdade...

    ResponderExcluir
  55. Olá, Tati. Lá em casa adquirimos o hábito de deixar o feijão de molho de um dia para outro em um recipiente bem tampado. Com essa operação sai uma quantidade incrível de gás. Antes vivíamos com barriga inchada quando comíamos feijão. Fica a dica. Adoro o Panelaterapia. Bjs.

    ResponderExcluir
  56. Dica: pro feijão ficar mais clarinho (pq eu gosto dele claro, hahaha), experimente cozinhar com uma cebola já cortadinha dentro da panela de pressão. :]
    Comprei uma panela de pressão de RHYCO da tramontina, paguei em 10x, ela tem 2 níveis de pressão. :p
    No nível 2, ela cozinha o feijão em 10 fucking minutos.
    Vale a economia do gás. :p

    ResponderExcluir
  57. Bom, faço exatamente assim... só que na hora de congelar, eu congelo em potes de manteiga ou de queijo processado tipo esse (http://www.hippo.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/265x265/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/7/8/7896207613241.jpg).
    Isso depois de quebrar um monteee de vasilhas de plastico pq depois de congelado o feijão expande...

    ResponderExcluir
  58. Minha fada madrinha rsrsrs...Ainda não me aventurei na cozinha pra fazer feijão mas agora vai ser mais fácil.
    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  59. Minha fada madrinha rsrsrs...Ainda não me aventurei na cozinha pra fazer feijão mas agora vai ser mais fácil.
    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  60. depois de selecionar o feijão - ou catar como a gente diz aquí no nordeste - eu coloco água fervente por cima e deixo descansar um pouco...depois refogo alho, cebola, calabresa, pedacinhos de bacon; em seguida adiciono o feijão nessa água em que ficou descansando...deixo na pressão por 45 minutos e pronto!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  61. Ai gente, não comida feijão por conta dos gases... amei a dica!

    Tati, tive uma palestra na minha empresa, com um engenheiro de segurança do trabalho: panela debaixo d´agua fria soh se for pra lavar a bicha quando já não está mais quente. Acaba com a panela, e ele ainda brincou "depois vc fica xingando o coitado do marido q não sabe trocar a borrachinha" rsrsrs

    ResponderExcluir
  62. Para as leitoras queridas, sem panela de pressão: Já tentaram fazer feijão na garrafa térmica? Mesmo que não cozinhe totalmente, adianta um bom tempo de fogão...
    Para fazer pequenas porções de feijão, despeje duas xícaras (chá) de água e 1/2 xícara (chá) dos grãos em uma panela comum. Leve ao fogo e deixe ferver por cinco minutos. Depois, coloque tudo em uma garrafa térmica, fechando bem, por até seis horas. Em seguida, abra, tempere e leve ao fogo, em uma panela tradicional, para engrossar o caldo a gosto. Atenção: não exagere na quantidade de feijão, pois ele crescerá e poderá estourar a garrafa. A técnica vale para lentilha e grão-de-bico. (M de mulher)

    ResponderExcluir
  63. Oi Tati, olha só o que minha mãe faz e o feijão dela até os vizinhos querem provar pq cheira que é uma beleza:
    Ela lava o feijão e deixa ele de molho em água com um pouquinho de limão, mas bem pouquinho mesmo pra amolecer, os grãos que sobem ela tira (se vc não mexer sobem alguns grãos) pq estão na maioria das vezes ocos, se subirem muitos grãos ela nao compra mais aquele lote daquela marca. Na hora de cozinhar ela coloca um dente inteiro de alho e um pouco de carne de porco ou bacon mesmo e umas duas folhas de louro. Depois de cozido ela tempera, mas cuidado com as panelas muito finas e fogo alto pq o feijão pega "facinho" o gosto de queimado.

    ResponderExcluir
  64. Tati, vi que uma leitora comentou sobre colocar o fio de água na panela pra terminar de tirar a pressão.
    Queria acrescentar uma coisinha... Além de entortar a panela, se ela estiver com algum problema, o choque térmico causado pela água fria pode aumentar o risco de explodir... Aconteceu isso com minha tia, a sorte foi que ela não estava segurando a panela.
    Nunca tinha comentado nada aqui, mas sempre venho ver as coisas maravilhosas que você faz. Adooooro esse blog!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  65. Essa dica de jogar a água do molho fora, e depois dar uma fervura e jogar a água fora também, minimiza bastante os problemas dos gases.Eu faço assim, depois cozinho na pressão, verificando depois de meia hora se já está legal, com o clado grossinho. Ah! Sempre cozinho o feijão com uma carne seca dentro, ou algum tipo de linguiça, ou os dois. Depois de abri a panela, amasso na lateral da panela alguns grãos para engrossar o caldo, depois tempero fazendo em outra panela um refogado com alho amassado (não gosto de alho triturado, acho que o gosto fica diferente)com azeite (sempre azeite, a não ser que só tenha óleo), pego uma concha do feijão cozido e coloco dentro da panela do refogado, depois voltando tudo para a panela de pressão, coloco o sal, e o feijão fica maravilhoso!

    ResponderExcluir
  66. olá menias!!
    Faço feijão uma vez por semana e costumo escolher, lavar bem e colocar de molho, quando estou com pressa coloco de molho em água quente equando faço isso ponha para cozinhar em água quente tb, isso é muito importante para não encruar e sempre que coloca para cozinhar ponho um fio de óleo, bacon ou linguiça, depois de cozido frito cebola e aho até dourar e acrescento no feijão, é fundamental coloar coentro e cebilnha picada, dá uma diferença, completo com algum tempero pronto ( geralmente uso caldo knorr de carne ou sazon) mas é somente meio cubo e sal, deixo no fogo baixo para engrossar o caldo e apurar bem o tempero, fica òtimo. Espero ter colaborado também, abraços em todos!!!!

    ResponderExcluir
  67. Sou do interior de Minas e feijão por aqui só batido, cozido na panela de pressão só a água e o feijão , depois de cozido é batido no liquidificador juntamente com a água do cozimento, esquenta bem uma panela de preferencia de ferro com uma colher de gordura de porco doura o alho que foi batido na hora com um pouquinho de sal joga o feijão batido e acerta o sal, ô trem gostoso viu...

    ResponderExcluir
  68. Sou do interior de Minas e feijão por aqui só batido, cozido na panela de pressão só a água e o feijão , depois de cozido é batido no liquidificador juntamente com a água do cozimento, esquenta bem uma panela de preferencia de ferro com uma colher de gordura de porco doura o alho que foi batido na hora com um pouquinho de sal joga o feijão batido e acerta o sal, ô trem gostoso viu...

    ResponderExcluir
  69. Oi gnt!!! Eu aprendi a cozinhar meio q olhando os outros e pegando dicas de todo mundo. Qdo morava no Paraná consumíamos somente feijão carioca e aqui em SC predomina o feijão preto e vermelho. Porém, acho o feijão vermelho muito "carnudo", ninguém gostou muito, mas cozinha-se os dois juntos. Aprendi q na hr de cozinhar o feijão (lembrando q não deixo ele de molho e lavo bem antes de ir pra panela)descasco uma cebola grande e tiro aquela parte da raiz, para não amargar dá um sabor especial e diminui aquele cheiro forte de feijão cozido sem tempero e achei uma dica na net para colocar um fio de óleo para cozinhar mais rápido. É batata. Em meia hora tá derretendo. Frito bastante alho e tempero com sal e um tiquinho de pimenta calabresa. Da hora. bjsss

    ResponderExcluir
  70. Tati, não sei se o problema é aqui, mas os comentários estão cortados, na margem direita... =(

    ResponderExcluir
  71. Olá!! Fiz Feijão pela primeira vez na minha vida (!!!) seguindo sua receita e suas dicas!! Deu super certo! Muito obrigada! Você nos traz muita inspiração! Não deixe de continuar fazendo esse trabalho maravilhoso!! Beijos

    ResponderExcluir
  72. o feijão fica mais digno quando adicionado bacon e calabresa oh-my-God!!

    adorei seu site!

    Blogueira do Papo Criativ: http://papocriativ.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  73. Eu adoro seu blog e acho que é a primeira vez que comento.
    Costumo deixar o feijão carioquinha de molho com um pouco de vinagre e depois jogo a água fora, antes de colocar para cozinhar.Isso faz o feijão ficar mais clarinho, o que eu adoro. Mas aqui em casa costumo fazer bastante feijão preto, meu marido é carioca e lá no RJ eles só comem feijão preto.
    Eu gosto de "engordar" o feijão preto com carne seca, bacon ou calabresa, que ele adora que eu coloque para cozinhar junto. Fica feia mas deliciosa e deixa o feijão mais saboroso realmente. Quem não aprova é minha nutricionista...

    ResponderExcluir
  74. Feijão é mesmo indispensável, vai aí uma dica, coloco um pouco de colorau, engrossa o caldo e deixa o feijão com uma cor maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  75. gostaria de saber, porque o feijão cozido ao ser esquentado novamente ele cria uma espuma não esta estragado por ex cozinhei de manhã a tarde vou requentar para o jantar ai cria a espuma porque! me ajudem quem souber uma dics

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sejam os temperos e a gordura utilizadas que são mais leves e ficam na superfície.

      Excluir
  76. Olá, Tati e meninas :)

    Sempre uma delícia passar por aqui... além de aprender várias coisas, o astral é sempre bom, sem neuras.

    Gente, tive um momento crítico na minha saúde a um tempo atrás, e tive q passar por uma nutricionista, o q foi maravilhoso.
    Aprendi os "porques" de várias coisas, e o cozer o feijão foi uma delas.
    A nutricionista me explicou q o fato de deixar o feijão de molho não é só pra se conseguir um feijão cozido mais rápido, e sim pra nos livrar dos veneninhos q estão no grão, e ou tras coisitas mais.
    Na verdade, ela me aconselhou deixar o feijão a noite toda de molho, descartar a água do molho, e descartar a água da primeira fervura... conclusão: todos os desconfortos q eu sentia sumiram... nada mais de gases e estômago estufado.
    Ah, e cozido somente com folhas de louro... temperos à gosto só na hora de refogar ;)
    Beijos e ótima semana a todas.
    Angela

    ResponderExcluir
  77. Hahahaha!!! "Que eu inventei"... Boa!

    ResponderExcluir
  78. Adeus aos desconfortos causados pelos graos...
    Simplesmente descartar os "venenos" antes de cozinha-los.
    Obrigada pela dica!
    Dora Cunha

    ResponderExcluir
  79. Eu primeiro escolho os grãos e lavo bem deixando de molho em água por 30 min. Aí corto cebola, alho e louro a gosto. Coloco na panela e deixo na pressão por 30 min após iniciar o vapor. Depois abro a panela e coloco carnes da minha preferência, verifico o nível da água e deixo cozinhar mais 20 min na pressão. Fica divinooooooo!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.