Como Conservar Verduras na Geladeira

| |

Bom gente, eu não sou nenhuma especialista no assunto, mas como recebi algumas perguntas tipo: "como fazer com que as verduras durem mais na geladeira?", vou colocar aqui como EU faço em casa. Se alguém tiver uma dica bacana para complementar o post ficarei feliz se compartilharem.

As folhas tem uma durabilidade pequena mesmo, mas acho que podemos prolongar um pouco mais sua vida útil com alguns cuidados. Eu costumo comprar uma quantidade pequena, mas só lavo o suficiente para umas 2 refeições (o restante eu guardo na última gaveta dentro de uma sacola plástica fechada). Após higienizar as folhas, eu uso uma centrífuga (ou secadora) de salada. Ela retira toda a umidade, o que ajuda muito a conservar. Vale à pena o investimento. Separei alguns modelos para vocês verem:


* Preços de Fevereiro de 2012

Depois de secas, eu armazeno as folhas em um pote plástico próprio para isso. Tempos atrás teve uma ação da Rubbermaid aqui no blog e eles me mandaram alguns produtos. Fiquei super fã.  Esses potes da linha Conserva Mais, realmente conservam mais. Tem uma grelhinha no fundo que não deixa a umidade ficar em contato com a verdura. Não sei onde vende, já vi alguns produtos no Carrefour e me parece que vende através do catálogo AVON. Super recomendo. 


Eu imagino que devam existir potes próprios para essa finalidade de outras marcas, mas eu não conheço. Se alguém souber e quiser deixar a dica, fique à vontade.
Outra alternativa é guardar em potes plásticos comuns forrados com papel toalha e trocar o papel a cada 2 dias. 
Como eu disse, é apenas uma descrição de como eu conservo as verduras na minha casa (não é um publieditorial); E vocês? Como fazem com as verduras?

26 comentários:

  1. Olá! Eu lavo as folhagens em água corrente, deixo de molho em uma solução de água com vinagre e depois de 15 minutos, lavo novamente em água corrente. Depois, eu retiro o excesso de água das folhas, chacoalhando, mesmo, e estendo as folhas sobre um pano seco e limpo, para terminar de secar. Depois de secas, guardo num pote plástico, intercalando uma camada de pano limpo e seco com camada da folhagem. Fecho e mantenho na geladeira por uma semana! Não é muito prático, a principio, mas durante a semana economizo um tempão com o processo de lavagem! Espero que ajude! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótima dica vou fazer preciso de praticidade ;)

      Excluir
    2. ótima dica vou fazer assim preciso de praticidade;)

      Excluir
  2. Oi Tati!
    Sim, essa dica da centrífuga é fundamental...
    Mas eu já li que vale a pena lavar toda a verdura de uma vez, pq assim vc retira microorganismos e o excesso de agrotóxico (se não for orgânica) antes de guardar, o q faz com que ela dure mais.
    Pra quem não tem esses potes mara, como eu, o que eu faço é guardar em potes de sorvete, que são grandões (as folhas não ficam apertadinhas) e ponho sempre um papel toalha no fundo. Então não fica aquela aguinha no fundo, que mela as folhas. Toda vez que uso um pouco das folhas, troco o papel toalha...
    Dá pra ter folhas fresquinhas por uns 4 dias assim!
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço isso tbém, mas a ideia do papel toalha no fundo não tinha pensado !!!
      Ótima dica !!!!

      Excluir
  3. Guardo as folhagens em vasilhas plásticas com tampa, não faço nada antes, só tiro da sacolinha que o feirante embala, espero escorrer um pouco da água e guardo. Faço isso com alface, cheiro verde e couve, elas duram 15 dias na geladeira.

    ResponderExcluir
  4. Eu deixo imersa numa solução de para cada 1 litro de água, 1 colher de água sanitária por 10 minutos. Lavo bem em água corrente e depois uso a secadora de salada e armazeno em potes e levo à geladeira.

    ResponderExcluir
  5. Em casa não fazemos nada disso. Morar com os pais tem esse problema, vc não manda na cozinha e não consegue fazer revolução por lá, hahahaha.
    Lavamos antes de usar mesmo, mas aqui até que dura bastante as verduras : são orgânicas, ficam em lugar seco e temperatura ajuda. Algumas duram mais de semana.

    ResponderExcluir
  6. uso muito a centrífuga aqui em casa, preserva super bem e dura pra toda a semana.

    sabe que meu pai me ensinou como guardar salsinha e cebolinha na geladeira? é assim: tu compra no mercado os maços de salsinha ou cebolinha. normalmente eles vem dentro de um saquinho comprido. corto a parte de baixo desse saquinho para expor a ponta do caule e mergulho em um copo com água filtrada. a cada dois dia troco essa água. deixo na porta da geladeira. as folhas ficam verdinhas, não murcham e duram uma semana. para mim é uma alternativa boa pois no inverno minha horta não resiste e morre então acabo fazendo isso mesmo.

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu lavo em água corrente, coloco na centrifugadora, depois separo em sacos transparentes com um guardanapo de papel (para absorver a humidade). Passados uns dias se o papel está humido substituo por outro... assim as verduras cá em casa duram muitos dias (e com bom aspecto)no frigorifico.

    ResponderExcluir
  8. eu lavo toda e na agua a onde lavo meto um pouco de açucar e deixo assim durande 2a3 minutos depois lavo de novo e seco muito bem e meto nos nas caixinhas de plastico com papel de toalha e dura durante 2 a 3 semanas é mesmo muito pratico bjs

    ResponderExcluir
  9. bom, aqui em casa, depois de higienizar tudo; seco nessas centrífugas que você falou e coloco nas vasilhas plásticas (qualquer uma) e intercalo com papel toalha. Não tem erro, dura uma semana na geladeira.

    ResponderExcluir
  10. A linha fresh smart da tupperware tem caixas com regulagem de entrada de ar, que faz com que verduras e legumes durem mais na geladeira...mas são carinhas!
    bjim

    ResponderExcluir
  11. Minha geladeira é dessas frost free, então ela puxa a umidade das verduras, e em dois dias elas viram múmias, secas....Eu tenho uma caixa como essas da rubermaid, mas da Tuperware, grande, onde coloco as verduras. É excelente!!! As verduras duram ma semana, também. Mas não lavo antes, lavo só na hora de usar.

    ResponderExcluir
  12. eu costumo lavar todas as folhas assim que chego das compras deixo de molho depois lavo novamante, como eu não tenho a secadora eu pego uma peneira grande que eu tenho e coloco as folhas, e deixo em cima da pia para escorre dipois que escorreu a água, eu guarda em uma vasilha plástica daquela que fecha bem fechado, e guardo na parte que fica em cima da gaveta da geladeira, na minha casa dura mais ou menos uns 15 dias as folhas na vasilha bem fechadaar , já se colocar em saco plástico dura be pouco então é assim que eu faço.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Minha irmã me ensinou uma boa tática para conservar bem as folhas...

    Corte uma fina fatia do pezinho do alface e passe farinha de trigo, guarde dentro de um saco plastico com o pezinho para baixo e guardar na geladeira como de costume. Eu acho que dá pra fazer nas verduras como repolho, chicoria e etc...

    Olha pra falar a verdade eu nunca testei, mais eu achei uma idéia muito válida. Vale a pena testar né!

    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Tatiana, tudo bem ? Eu lavo bem as folhas, seco todas na centrífuga e depois termino de secá-las com um pano limpo e seco. Após isso, coloco-as num pote plástico forrado com papel toalha e vou intercalando camadas de folhas e papel toalha (umas 3 ou 4). Tenho feito isso sempre e tem durado bastante. E o mais importante: Sempre guardar os potes na parte inferior da geladeira que é menos fria. Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati!! Obrigada por ter respondido a pergunta!!!
    Sempre vejo a centrifuga e fico me coçando para comprar, mas nao tinha certeza se dava certo, agora acho que vale mesmo a pena.
    Agora, não sei porque diabos sempre teimava em guardar as folas naqueles saquinhos plásticos. É óbvio que no pote plástico elas vao ficar beem mais protegidas....
    Muito obrigada, Tati! Adorei as dicas!

    *À propósito, quando tiver um tempinho, de uma passada no meu blog (jueseusquasetrinta.blogspot.com.br). O último post é praticamente um "Intercâmbio Gastronômico" com várias dicas de restaurantes em Porto Seguro.

    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Para quem não tem a centrífuga, vai uma dica:
    colocar as folhas já limpas e ainda molhadas num lenço o pano grande, limpo, de algodão.
    Juntar as 4 pontas com as folhas dentro.
    Sair ao ar livre e fazer molinete, forte com o brazo, segurando o lenço com as folhas. A água sairá pelo tecido e as folhas ficarão além de "mareadas", sequinhas!
    O efeito é o mesmo, ainda, ficaremos com os bíceps bonitos!

    ResponderExcluir
  17. Neste link, da Folha Equilíbrio, tem uma imagem que ilustra como higienizar as hortaliças e legumes, e fala da ineficácia do uso de vinagre para este fim. A indicação é do uso de Água Sanitária.

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1081148-falta-higiene-em-verduras-pre-lavadas-vendidas-em-sp.shtml

    ResponderExcluir
  18. A única coisa que você precisa fazer é colocar a verdura dentro de um saco e tirar todo o ar de dentro dele. Tire o oxigênio de dentro e isso inibe em muito a síntese de etileno, que é um dos hormônios responsáveis pelo amadurecimento das plantas. Suas verduras ficarão melhor conservadas.

    ResponderExcluir
  19. Sem stress....coloco a embalagem com alface, tempero verde dentro de um vasilhame com água dentro do refrigerador, trocando a água todo o dia, dura 1 semana. ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu lavo a afaze sem separar as folhas e deixo demolho em umas solução de água com vinagre, retiro labo e depois tiro a água e guardo em um saco de papel na ultima gaveta, dura uma semana ou mais. A ideia de renato também da certo mas tem que ter tem e lugar na geladeira. A dica de nps também é boa e logica e da certo só que você tem que lavar uma porção a cada vez que consume...

    ResponderExcluir
  21. Eu lavo a afaze sem separar as folhas e deixo demolho em umas solução de água com vinagre, retiro labo e depois tiro a água e guardo em um saco de papel na ultima gaveta, dura uma semana ou mais. A ideia de renato também da certo mas tem que ter tem e lugar na geladeira. A dica de nps também é boa e logica e da certo só que você tem que lavar uma porção a cada vez que consume...

    ResponderExcluir
  22. Eu também sou adepta da centrifuga. Compeo rolos de saquinhos plasticos no supermercado, lavo tudo, deixo de molho com desinfetante de hortaliças por alguns minutos. Enxaguo, centrifugo, coloco nesses saquinhos em pequenas porções, tiro o ar e fecho. Cada vez que uso, abro um dos saquinhos e consumo. Com salsa e cebolinha eu lavo, esterilizp, enxaguo, centrifugo, pico e congelo em potes limpos de margarina. Fica ótimo em carnes e refogados, pra usar cru não recomendo. Esse processo faz o cheiro verde durar muito!

    ResponderExcluir
  23. façam como a mirian.guardem tudo nesses potes de sorvetes não tem melhor e ainda economisa.

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.