in ,

Fondue para todos os gostos

fondue de morango

Esfriou um pouquinho e já pensamos em Fondue, doce ou salgado todo mundo conta os segundos para colocar essa delicia na mesa! 😍🧀

A magia dessa delícia cremosa é que pouco importa se é queijo derretido ou chocolate, o que importa mesmo é a experiencia gastronômica de sentar, mergulhar e compartilhar com quem a gente ama um prato delicioso em volta de uma mesa, então chega de papo furado e vamos ao que interessa!

fondue de queijo

Receita de Fondue de Queijo

Fazer um fondue de queijo é mais fácil do que você imagina e vou te mostrar aqui com uma receita simples e deliciosa como preparar esse prato quentinho e saboroso:

Ingredientes do Fondue Salgado:

  • 400g de queijo suíço Emmental ralado, mas pode ser qualquer outro queijo suave
  • 400g de queijo gruyère ralado
  • 1 dente de alho cortado ao meio
  • 1 e 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de amido de milho, mais conhecida por maisena
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 pitada de noz-moscada (mas essa é opcional)
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Pão cortado em cubos para acompanhar

Modo de Fazer:

Comece esfregando o alho nos lados e no fundo da panela de fondue para dar um toque de sabor ao preparo.Então coloque a panela de fondue no fogão e despeje o vinho branco. Leve ao fogo médio e deixe aquecer, mas não deixe ferver.

Aos poucos vá adicionando o queijo ralado na panela mexendo bem com uma colher de pau, mas atenção, faça movimentos em forma de 8 para que o queijo derreta de forma homogênea.

Dissolva então o amido de milho no suco de limão e adicione à mistura de queijo na panela. Isso vai ajudar a dar a textura cremosa ao fondue.

Acrescente a noz-moscada (se estiver usando) e pimenta-do-reino a gosto, misture bem até obter um creme liso e homogêneo. Por fim, é só transferir a panela para o réchaud (aquele fogareiro próprio para fondue) e manter em fogo baixo para servir.

Corte o pão em cubos e sirva com o fondue bem quentinho.

preparação

Dicas adicionais:

  • Se o fondue ficar muito espesso, adicione um pouco mais de vinho branco para ajustar a consistência, mas coloque pouco pois o álcool demorará a evaporar.
  • Para acompanhar o fondue, você também pode oferecer outros itens, como brócolis cozido, batata cozida ou mesmo salsichas.
  • Mexa a mistura de vez em quando durante o consumo para evitar que o queijo grude no fundo.

Mas o que seria do salgado se não houvesse o doce para contrastar, então agora vamos adocicar o post.

fondue de morango

Fondue de Chocolate

O processo é o mesmo então se prepare porque fondue de chocolate, além de fácil de fazer é uma delícia e também uma ótima opção para sobremesas ou momentos especiais. Aqui está uma receita simples para você preparar o seu:

Ingredientes do Fondue Doce:

  • 200g de chocolate meio amargo ou ao leite (picado ou em gotas)
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Frutas frescas (morangos, uvas, bananas, kiwi, etc.) e marshmallows para acompanhar

Instruções:

  1. Pique o chocolate em pedaços pequenos ou use as gotas de chocolate, pois isso facilita o derretimento mais rápido.
  2. Em uma panela pequena, aqueça o creme de leite em fogo baixo até que ele comece a ferver. Mas atenção, não deixe ferver completamente, apenas até começar a borbulhar nas bordas da panela.
  3. Retire a panela do fogo e adicione o chocolate picado ou as gotas de chocolate. Mexa bem até que todo o chocolate esteja completamente derretido e a mistura esteja homogênea.
  4. Acrescente a manteiga sem sal e continue mexendo até que a manteiga se incorpore totalmente ao chocolate, pois isso ajudará a dar brilho e suavidade à mistura.
  5. Despeje o fondue de chocolate em uma panela de fondue própria para sobremesas ou em um recipiente próprio para fondue de chocolate.
  6. Coloque a panela de fondue sobre o réchaud e mantenha em fogo baixo para que o chocolate fique sempre quentinho e cremoso.
  7. Corte as frutas em pedaços e coloque na mesa em pratinhos, juntamente com os marshmallows.
  8. Agora é só espetar as frutas e marshmallows com o garfo próprio para fondue, mergulhá-los no delicioso chocolate derretido e saborear essa maravilha!
fondue doce

Sugestões:

  • Se preferir um fondue de chocolate mais doce, você pode adicionar um pouco de açúcar, leite condensado ou mel durante o processo de derretimento do chocolate.
  • Caso a mistura de chocolate fique muito grossa, você pode adicionar um pouco mais de creme de leite para ajustar a consistência.
  • Para dar um toque especial, você também pode adicionar nozes, castanhas ou confeitos no chocolate derretido antes de mergulhar as frutas.

E olha só se esta não é uma coisa democrática, porque dá pra curtir o fondue em qualquer lugar desde aqueles restaurantes “chiquetosos”, com velas e ambiente romântico, até nas reuniões caseiras com a galera, jogando papo fora e se esbaldando no rodízio de queijos e chocolates. É sucesso na certa!

Como eu já disse lá em cima fondue é uma experiência, uma viagem gastronômica que aquece o estômago e a alma. Se você estiver mais “light” pega esta receita, se não puder gastar muito eu também tenho uma dica então, bora aproveitar essa paixão brazuca, reunir a turma e mandar bala no fondue.

Ah, só um aviso: segura a dieta aí, porque nessa brincadeira a gente perde a linha total e completamente, e tá tudo bem! Se fizer me marca e conta aqui como você faz e suas experiências com essa delícia!😉🍫🧀

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

One Comment

Caldo de Mandioca

Caldo de Mandioca

Filé Mignon Suíno

Receitas com Filé Mignon Suíno