in

10 dicas para cozinhar alimentos no vapor

Ao cozinhar alimentos, a perda de nutrientes importantes ao nosso organismo é inevitável, mas ao prepará-los e manuseá-los da maneira correta, essas substâncias são salvas na maioria. Veja, então, como fazer isso.

Quais são as dicas para cozinhar alimentos no vapor?

Confira dez dicas e técnicas de cozimento a vapor que vão transformar o seu hábito culinário, dentre elas, tampar a panela.

1 – Use pouca água

A principal regra de preparo para o cozimento é o uso de água. Quanto menos água no processo, mais nutrientes serão preservados.

2 – Tampe a panela

Durante o cozimento, tampe a panela, evitando que as vitaminas “saiam” pelo vapor. Se tiver uma panela tipo cuscuzeira, use-a, pois o cozimento no vapor é ótimo para minimizar as perdas. Se você não tem esse tipo de panela, use o tradicional “banho-maria”.

3 – Ideal para cozer carnes

Esse método pode ser utilizado até para cozer carnes, até seu ponto ideal, e, dessa forma, minimizar a produção de substâncias cancerígenas.

4 – Cozedura passiva

Outra forma ótima de cozinhar e minimizar a perda das vitaminas é a “cozedura passiva”. Ela requer mais tempo.

Porém, como se trata de um método “passivo”, permite-lhe fazer outras coisas em simultâneo, sem ter de se preocupar com o risco de os alimentos queimarem ou colarem no fundo da panela. A cozedura passiva pode ser usada no preparo de legumes, verduras, massas e cereais.

10 dicas para cozinhar alimentos no vapor

5 – Use um cesto para os legumes

É importante ter o cestinho para colocar os legumes e que seja fácil de manusear e fechar, para que o vapor não saia por entre buraquinhos da tampa.

6 – Meça a quantidade de água

Cerca de 5 cm de água é o suficiente para o tempo de cozimento. Algumas panelas já vêm com indicação da quantidade.

7 – Corte em pedaços grandes

Após colocar a água na panela, arrume o cestinho com os alimentos a serem cozidos. Corte em pedaços grandes para não haver muita área de contato com o vapor. Mas não os deixe muitos próximos, para circular a água.

8 – Selecione bem os legumes

Atenção com o tipo de legumes, escolha colocar junto os que tenham mais ou menos a mesma textura, para que o tempo na panela seja o mesmo.

9 – Deixe o fogo baixo

Coloque o cestinho na panela quando a água já estiver fervendo e garanta que o alimento não esteja encostando no líquido. Se estiver tudo certo, basta fechar a tampa, abaixar o fogo e esperar o tempo de cozimento.

10 – Não abra antes da hora

Evite abrir antes da hora. Desse modo, com isso, você vai realizar o cozimento de maneira perfeita para a sua refeição.

10 dicas para cozinhar alimentos no vapor
Entenda como fazer alimentos no vapor e os benefícios dessas comidas. Imagem de Vind em Pexels.

Por que cozinhar alimentos no vapor?

Cozinhar os alimentos no vapor conseguem manter bem mais os seus nutrientes do que os que são cozidos pelo meio tradicional.

Além disso, são menos calóricos, já que o processo não usa manteiga ou outros tipos de gorduras, o que torna a técnica saudável e prática. 

Melhores texturas e cores

As carnes feitas desse modo ficam mais macias e suculentas, seja ela vermelha ou branca. Enquanto isso, os legumes, quando cozidos da mesma forma, ficam mais crocantes e mais coloridos.

Assim, é ideal para alimentos da horta, como, por exemplo:

  • brócolis;
  • cenoura;
  • beterraba;
  • couve.

Eles também são úteis para pessoas que fazem tratamentos para doenças como hipertensão e diabete. Isso porque, a sua ingestão é um bom jeito de reduzir os seus triglicérides e colesterol ao longo do tempo.

Possui alto teor de fibras

Ao cozinhar os alimentos com o vapor você consegue manter um alto teor de fibras. Por isso, é uma ótima opção para quem tem problemas como prisão de ventre, já que pode regular o seu intestino.

Quais alimentos no vapor é possível cozinhar?

As opções para cozinhar alimentos no vapor são bem amplas e dá para produzir uma refeição completa por esse método. Então, é uma ótima maneira de variar o seu cardápio ao mesmo tempo que o mantém nutritivo.

Assim, algumas das opções possíveis são as que seguem:

  • legumes; 
  • peixes; 
  • carnes; 
  • verduras;
  • frutos-do-mar.

Quem tem tempo para o cozimento a vapor também pode preparar grãos como feijão, arroz e grão-de-bico. No entanto, é preciso ter mais técnica para chegar no ponto certo e manter a textura.

Fonte: Conquiste Sua Vida

Curtiram o conteúdo do post? Compartilhe nas suas redes sociais.

Siga o Panelaterapia no Instagram e se inscreva no canal do YouTube.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiane Moreira

Xará da autora do Panelaterapia, criadora de conteúdo, designer gráfica e social media. Apaixonada por escrita e leitura. Escreve aqui sobre dicas de culinária, decor e DIY.

One Comment

Conheça duas receitas deliciosas de salada de repolho roxo

Conheça duas receitas deliciosas de salada de repolho roxo

Bacalhau à portuguesa: saiba como preparar essa receita de bacalhau facilmente

Bacalhau à portuguesa: saiba como preparar essa receita de bacalhau facilmente