in , ,

Bolinho de Chuva Tipo Biscoito

O Bolinho de Chuva da Luzia tipo Biscoito que ela chama de “bolinho de vinagre” é um escândalo de bom e vou te ensinar a fazer agora.

A História do Bolinho de Chuva

O bolinho de chuva é do Brasil e ninguém tira, afinal faz parte da tradição da culinária brasileira, que é conhecida por sua simplicidade e sabor reconfortante.

O bolinho de chuva tem uma ligação direta com as receitas de imigrantes europeus que trouxeram para o Brasil suas tradições culinárias porque existe uma grande chance que essa delícia tenha raízes na receita holandesa conhecida como “oliebollen” ou na receita portuguesa de “sonhos”.

Os imigrantes trouxeram as receitas que por conta das diferenças dos ingredientes tiveram de ser adaptadas ao que havia disponível no Brasil.

A Origem do nome

O nome do “bolinho de chuva” parece ter origem na tradição de fazer esses bolinhos em dias chuvosos, quando as crianças estão presas em casa e pedem “um doce” ou algo assim, então essa por ser uma receita caseira, rápida e com poucos ingredientes acabou sendo a preferida nesses dias e acabou sendo um sinônimo de quando ela é feita.

A Receita da Luzia

Eu já falei da Luzia aqui algumas vezes e essa é mais uma das delícias que ela faz, então bora conhecer esse bolinho de chuva com consistência de biscoito bem simples de fazer:

Ingredientes

Misture bem:
1 ovo
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de vinagre branco
2/3 copo (daqueles de requeijão) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
Farinha até dar ponto (de 300 a 500g mais ou menos)

Modo de Fazer

Massa pronta, agora você salpica uma superfície com farinha de trigo, faz cobrinhas e corta. Como se fosse nhoque, manja? Mas só que o bacana é fazer cobrinhas finas (mais finas que 1 dedo) e cortar pedaços pequenos porque quando frita ele dobra de tamanho. Se fizer muito grande não fica crocante.

Frite em pequenas porções no óleo quente, vá retirando com a escumadeira e jogando em um recipiente fundo com açúcar e canela. Deixe esfriar e guarde em recipiente tampado. Dura até 1 semana, mas sempre acaba antes hehehe.
Já viu a batata chips que a Luzia faz?

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

78 Comments

Aprimorando

Atitude!