Macarrão de Panela de Pressão

| |

Eu confesso que sempre achei essa receita meio cafona, mas sempre tive curiosidade e medo de arriscar. Ontem eu resolvi testar e não é que deu certo?  Mas atenção, ela tem grandes chances de dar errado na primeira tentativa.

Eu li várias receitas desse prato e haviam muitas variações sobre a quantidade de água, sobre o tempo de pressão, enfim, fui no "feeling" mesmo.

Na panela de pressão eu refoguei com azeite 1 gomo de calabresa picado, 1/2 cebola grande e 2 dentes de alho. Juntei folhinhas de manjericão, 1 colher (café) de orégano, 1 sachê de caldo de carne em pó, pimenta do reino, 1 sachê de molho pronto (aquele que é 100% natural) e 1/2 pacote de macarrão parafuso cru. Misturei bem e acrescentei na sequência 1 copo e 1/2 de água quente (cerca de 350ml). 


Tampei a panela e deixei em fogo alto até pegar pressão. Na sequência, abaixei o fogo e contei 4 minutos. Desliguei e deixei a pressão sair naturalmente (mais uns 5 minutos). Abri a panela, juntei 100ml de creme de leite e deixei descansar mais 2 minutos. O tempo de descanso é importante para que o molho fique encorpado (veja se precisa de correção no sal e acrescente se necessário).
Na hora de servir cubra com bastante parmesão de preferência ralado na hora.

O que eu achei da receita:
A textura não me agrada muito porque a massa fica mole demais para o meu gosto (talvez se diminuir a quantidade de água e o tempo de pressão fique melhor).
O aspecto também não fica tão bonito quanto o de uma massa feita da maneira tradicional, justamente porque o macarrão fica "molengão".
O sabor, que é o mais importante eu achei muito bom porque o macarrão cozinha no molho. Tem mais dois pontos positivos: rapidez de preparo e o fato de que só suja uma panela!
Farei novos testes até chegar na receita perfeita (para o meu gosto).

58 comentários:

  1. tente com peito de frango picadinho bem miudinho no lugar da calabresa, e deixe menos tempo, eu deixo 3 minutos então fica menos molengão, a minha familia adora!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati,
    Sempre quis experimentar esse macarrão de panela de pressão,mas sempre olhei com desconfiança.
    Gostei da sua receita, com calabresa, mas concordo com você, os pontos positivos devem ser o fato de se usar somente uma panela e ter o preparo rápido.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Aiii Tati, primeiro minha mãe e agora vc tb se rendendo ao macarrão na pressão! Hahaha! Sou contra ditadura na cozinha, mas esse macarrão não consegue me seduzir. Macarrão molenga ninguém merece (fora que ele é meio "forte", mas isso nem é o que pega, e sim a moleza da massa). Parece que todo mundo já tentou, será que sou a próxima? Socoooorro!

    ResponderExcluir
  4. Costumo fazer esse macarrão da mesma forma mas sem a pressão, numa panela caçarola comum, assim dá pra controlar o macarrão melhor e não deixar que fique molenga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comi esse macarrão feito sem a pressão, realmente ele fica muito melhor! Boa lembrança, vou fazer, mas sem a pressão1

      Excluir
  5. Tô anotando as dicas meninas!

    Gustavo, porque eu não pensei nisso antes? kkkkkkk
    Boa!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga...eu sempre que preciso faço o macarrao de preguiçoso(MARIDO QUE DIZ ISSO)...A agua eu coloco o suficiente so pra cobrir o macarrao....e o tempo saiu pressao ja desligo e tiro a pressao...senao fica mole mesmo...Mas quebra um galho na hora da correria...Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi Tatiana.
    Vim defender o macarrão, rsrs.
    Bom, a receita que faço é diferente, e todas as pessoas que já comeram falam maravilhas, vejamos se gosta:

    Na panela de pressão, faço uma carne moída bem limpa de gorduras, com bastante cebola ralada, alho, pimenta (costumo deixar a carne bem fritinha, um pouco crocante mesmo). Depois de pronta, coloco junto: 1 lata de pomarolla (da marca mesmo), 1 tomate maduro picado bem miudinho, meio pacote de macarrão parafuso, 1 lata de creme de leite, uma colher de creme de cebola. Misturo, e coloco uma altura de 3 dedos de água acima da mistura. Então coloco pressão e já pre-aqueço o forno... marco 5 minutos apenas de pressão, e já tiro rapidamente senão vira uma meleca que só. Coloco a mistura num refratário de vidro, cubro com muçarela e levo ao forno alto. O tempo de forno é ate as bordas borbulharem. Que é o tempo do molho encorpar mais, coisa bem rápida.
    Essa receita não tem erro, nem condimentos demais. Acho que algumas coisas na sua não conversaram entre si, por isso pode não ter gostado e tal.
    O processo também é bastante diferente do meu, muita coisa pra um simples macarrão. Tenta fazer diferente.

    Espero que goste!

    ResponderExcluir
  8. Nossa será que sou a única aqui que gosta desse macarrão? kkkkk. Eu sempre apelo p/ ele quando estou sem tempo pq é prático,mas eu faço ele com o grano duro aí ele não fica molengão hehehe, e também gosto de fazer com o pene (grano duro tbm) acho que fica ainda melhor pq o molho entra pelo pene e p/ meu gosto é o melhor, tbm faço com varios molhos, além da calabreza já fiz com frango, carne moída, carne picadinha e o que mais minha imaginação mandar,as vezes coloco muçarela por cima e levo ao forno p/ gratinar... Hahahah, já deu p/ ver que eu sou "a loka" do macarrão na pressão né? Abafa...

    Bjuuss!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai Tati esse macarrão não me agradou muito, também achei que ficou muito mole parecendo macarrão de sopa, nem tentei fazer de novo.
    Bjs.
    Jô Reis

    ResponderExcluir
  10. Tatiana, eu detesto macarrão mole! rsrsrs

    Já fiz várias vezes esse macarrão, mas só deixo três minutos na pressão e depois disso tiro a pressão rapidamente.

    Água só o suficiente para cobrir o macarrão!

    Ele nunca vai ficar com o aspecto "normal", mas não vai ficar molenga! =)

    Espero que da próxima fique bom!

    Bjo!

    http://makemehappy-ea.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Pri, vou tentar o penne depois.
    Adorei a loka do macarrão de pressão! kkkkkkk

    Andréa tô captando as dicas!
    :)

    ResponderExcluir
  12. "sempre achei essa receita meio cafona"

    MINHA NOVA IDOLA, BEIJO!

    ResponderExcluir
  13. Daniela Rocha - eu adoro um condimento, inclusive na receita que fiz eu adorei o sabor. A única coisa que não gostei foi a textura.
    Mas obrigada mesmo assim.

    ResponderExcluir
  14. Olá Tatiana...
    Adorei seu blog! As receitas são maravilhosas, e a maioria delas super práticas e fáceis de fazer! Ótimo para mulheres como eu que não tem muito tempo de ficar na cozinha, mas nos fins de semana adoram dar uma inovada!
    Mais um vez parabéns e serei uma frequentadora assídua...
    Beijos
    Suiane

    ResponderExcluir
  15. Olá...

    Eu amo macarrão mole...não gosto al dente....

    Eu sei...eu sou diferente da maioria das pessoas nessa questão...mais enfim....hehehehe

    Então...nem preciso dizer que amo macarrão na pressão né?....beijossssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Oi linda!
    Olha, eu já fiz várias vezes lá em casa e o povão adora! E faço com calabresa, creme de leite e mussarela picada (eu não como queijo) e já falaram que fica com gosto de lasanha, rssrsrs, como não sei o gosto de lasanha fico com os comentários.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Tati, Quando eu faço, eu deixo só 2 minutos e eu tiro a pressão da panela não deixo sair sozinha pra não ficar molengo....gosto de macarrão al dente!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Tati!!! Também vim defender o macarrão de panela de pressão!! Aqui em casa é sempre uma mão na roda, quando tudo está agitado e atrasado!!
    Faço o molho com os ingredientes de minha preferencia acrescento a água e assim que pegar a pressão desligo e deixo a pressão sair sozinha e estiver com uma super pressa, rsrs... deixo 2 minutos e tiro a pressão em baixo da torneira!!
    Assim não fica mole, o macarrão fica bem envolvido pelo molho e as crianças aqui de casa adoram!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  19. Já fiz essa receita com macarrão PENNE DURO. E não fica mole não, fica no ponto.

    Minhã mãe faz com queijo e presunto cortado em cubinhos e no final acrescenta creme de leite. Fica uma delíciaaaa!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Oii Tatiana,

    Nossa eu adoro esse macarrão faço assim como todo mundo já disse.
    Mas para "piorar" o aspecto dele eu como com aquelas farofas prontas que vem com batata-palha.
    Vira uma meleca, fica com a cara horrível, mas eu adorooo.

    Se você visse o prato, choraria certeza!

    Beijos.

    Roberta!

    ResponderExcluir
  21. to adorando vir aqui...
    sem uma coia nova..
    esse macarrao eu já comi com bacon..fica otimo mas é forte também
    experimenta. aqui a gente só faz com bacon e calabresa ou carne moída ou os três juntos...hehehehe
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Olá.

    Eu quando estou com muita pressa faço tudo na panela de pressão. No caso do macarrão, coloco os ingredientes e a água, e assim que pega a pressão, conto 40 segundos e fecho. Retiro a pressão em seguida. Fica bom.

    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  23. Este macarrão é muito bom mesmo. Pra não ficar muito mole só dá certo quando eu faço com o macarrão da marca Barila.

    Amiga, eu tava procurando aqui no Panela se tinha alguma receita com moela de frango e não achei nenhuma. Você não gosta de moela não?

    aiiiiiiiii.... deixa eu te perguntar uma coisa.... :

    quando uma receita de bolo diz pra pôr a massa numa fôrma de furo no meio, tem que ser usada a fôrma de furo no meio, porque se não usar essa Existem tipos de massas de bolos que são só para fôrmas de furo no meio???

    (tive uma experiência bolística que foi UÓ!!! Bolo de aveia com maçã... a receita disse pra pôr na bendita fôrma de furo no meio e a espertona aqui pois numa forma quadrada.... no forno em 150º e talz... o bolo dourou.... mas no meio da massa ainda tava meio líqudo.... )

    Minha panela de pressão é iguarzinha à sua. De chapeuzinho amarelho. hahaha

    Teu blog é lindo. É ótimo!!! É UAU !!!
    Não liga pra essa gente que vem escrever m**** nos comentários.... essa gente é UÓ !!!

    falei d+ por hoje....

    bye bye... bjokas

    ResponderExcluir
  24. Olá. Estou encaminhando uma receita que dá certo, é fácil de fazer, mas hipercalórica.

    Penne ao Funghi:

    Numa panela de pressão coloque:
    500g de penne barilla
    5 copos de água
    1 tablete de caldo de legumes
    100g de queijo provolone
    300g de queijo gorgonzola
    1 pcte de 30g de funghi seco

    Tampe a panela e leve ao fogo. Quando começar a fazer pressão marque 8 min e desligue. Espere 2 minutos,abra a panela e acrescente:
    1 cx de creme de leite com soro
    1 pote de requeijão cremoso

    Misture bem e bom apetite.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Tati! Tudo bem?

    Aqui em casa sempre tem esse macarrão na panela de pressão e adoro! Mas assim como você, não gosto desse macarrão molengão... Aí deixo menos tempo na pressão, e dá tudo certo!

    Outra coisa: na minha opinião, o macarrão tipo penne fica melhor na pressão!

    Fica muito bom também se você despejar o macarrão em um refratário forrado com queijo picadinho... Em poucos minutos o queijo derrete com o calor do macarrão. Fica ótimo!

    Beijo! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  26. Oi Tati, tudo bem! Opiniões bem ou mal, mas todo mundo já comeu o tal do macarrão da panela de pressão. É uma comida prática que não deixa nada a desejar na hora daquela big fome.
    Fico babando nas suas receitas, e até já me aventurei em algumas...rsrs....
    Onde você compra esses ramequins (escrevi certo?) lindos?
    Abraços, Juliana Valença

    ResponderExcluir
  27. Tati,
    Aqui em casa fazemos com macarrão integral, ele já é mais durinho... Fica gostoso

    ResponderExcluir
  28. Ju eu compro aqui em Sorocaba mesmo, mas os meus eu tenho faz tempo!
    Mas em lojas de utilidades domésticas vc acha.
    Algumas delas:
    doural / utilplast / pepper

    Pesquise o site delas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Tati...tenta fazer do meu jeito...
    Coloca 5 ou 6 (depende se quiser mais molhadinho) copos de requeijão de vidro, de água pra ferver em uma panela de pressão.

    Em um refratário alto vc vai colocar o "recheio": Presunto e queijo muçarela bem picadinhos (+/- 200g de cada), azeitonas, palmito, bacon bem fritinho, ervilhas frescas em temperatura ambiente ou salteadas na manteiga, milho verde de latinha (que é mais prático), brócolis cozido, tudo em pouca quantidade senão fica muuuuuuuita coisa...enfim...o que mais vc quiser...e a essa mistura toda vc agrega um copo de requeijão cremoso.

    Qdo a água da panela estiver fervendo, vc coloca uma lata de pomarola, um caldo knorr, e azeite. Acerte o sal, mas levando em conta que tem que ficar não tanto salgado por causa do sal do recheio (azeitona, palmito, queijo...).

    Espere ferver de novo e qdo isso acontecer, vc coloca um pacote de macarrão (do tipo curto) penne, parafuso, concha, nunca spaguetti, pq mela tudo)mexe bem e tampa a panela.

    Ai é que vem o PULO DO GATO....Depois de tampar, vc conta 4 minutos....SÓ QUATRO MINUTOS, tira do fogo, abre a panela, mexe bem, fecha de novo e leva pro fogo novamente....conte mais QUATRO MINUTOS, tire do fogo abra a panela e despeja tudo no refratário com o recheio...mexa bem e sirva em seguida...pq com a quantidade de queijo que vai se esfriar vira uma borracha só...hehehe

    Faz essa receita, vc vai AMAR...e depois me conta...

    Beijos ...AMO SEU BLOG"

    ResponderExcluir
  30. Hmmmm, não sei não. Nunca provei mas acho que prefiro não provar, rsrsrs... Penso que deve ficar tudo muito molenga, rsrsrs....
    Abraços, Sandra Ciotta

    ResponderExcluir
  31. Então Tati... eu deixo menos tempo na pressão, e acrescento também uma caixinha de creme de leite.... e fica uma delicia!!! Experimenta fazer isso tbm!
    Beijos
    Natália

    ResponderExcluir
  32. Vou deixar a minha receita que, apesar de nao fazer faz tempo, sempre fez sucesso. (e eh mtooo facil)
    1 caixa de penne Barilla
    1 vidro de molho pronto knor (existem sabores: azeitona, funghi, etc...uso o tradicional)
    3 vidros de agua
    1 triangulo de base uns 3 dedos de queijo gorgonzola.
    Coloca na panela e leva a pressao.
    Depois que abrir...mistura uma caixinha de creme de leite e esta prontinho...huummmm

    ResponderExcluir
  33. Oi Tati, parece q esta receita tem muita variação né? Fiquei com preguiça de ler todos os comentários por isso não sei se alguém faz como eu, resolvi o problema da textura usando o macarrão grano duro da marca renata fica ótimo com 7 minutos de pressão fogo bem baxinho. Eu amo esta receita e testei até encontrar uma forma de deixar o macarrão al dente e achei ótimo é nosso prato de quase tds os sabados por que saio de manhã e não dá tempo de fazer outro prato que seja gostoso único e tão rápido de fazer, espero ter te ajudado! bjs

    ResponderExcluir
  34. Ah Tatti esqueci de falar, coloco também meio litro de agua e um copo de requeijão light de uma marca bem boa pra ficar levinho, rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  35. Amada, entao eu fiz sabado seguindo sua receita mas usei macarrao integral... o tempo foi ate pouco tive q colocar mais uns tres minutos, mas tem um porem tbm minha penela é mto xepa, escapa ar... preciso de uma nova mas o macarrao integral é bom pq ele é mto duro de natureza entao fica a dica! beijos

    ResponderExcluir
  36. OlÁ!!!
    Tatti, eu fiz (sempre quis fazer mas tinha receio) ficou maravilhoso modifiquei um pouquinha a receita. (não tinha calabresa usei linguiça fininha). Contei os bendito 4 min. e destampei logo, assim ficou aldente...
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  37. Oi Tati, faço o meu com penne, não fica molenga não. Também é aconselhável retirar a pressão, se não continuará cozinhando. Veja minha receita no cozinhaetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi, Tati

    eu amo esse macarrão! E o meu não fica mole não... vou explicar para vc como eu faço (se alguém já te falou isso, ignore - eu não li todos os comentários):

    Coloco alho e cebola na panela e refogo. Depois coloco carne moida e tempero com ervas e algum caldo em pó ou outro tempero para carne (quase não uso sal, apenas esses temperos). Quando a carne está refogada, coloco 1 sache e meio de molho pronto (gosto com mtoooo molho) e 1 lata de creme de leite (as vezes uso caixinha, mas lata é melhor). Nesta etapa eu provo o sal - deixo meio salgadinho de propósito para q pegue o gosto no macarrão, mas nada de exagero senão fica salgado depois de pronto. Então, coloco quase um pacote (deixo uns 3 dedos de macarrão no pacote) de massa curta crua (prefiro penne, mas parafuso, gravatinha, etc tb fica bom). Depois disso, coloco água até ficar no nível do macarrão (normalmente tem mtooo molho, por isso não preciso usar mta água...). Tampo a penela e, assim que pegar pressão, abaixo o fogo e conto entre 2,5 minutos até 3 no máximo. Tiro a pressão imediatamente, coloco queijo muçarela cortadinho e dou um minutinho pro queijo derreter e se encorporar ao molho (que também é incorporado pela massa). E prontinho: só comer!

    Tati, eapero que tenha sido útil. Também tenho um blog e já ilustrei lá uma receita que peguei daqui: dos beliscões. Em breve, pretendo fazer uma postagem sobre esse macarrão com fotos.

    Meu blog é www.inteligenciafashion.com. Ficaria feliz com sua visita.

    Bjsss

    Natty

    ResponderExcluir
  39. tatiana eu ja fiz essa receita com carno moida,igual a bolonhesa,mas ao inves de deixar sair a pressão naturalmente deixo so um minuto depois retiro manualmente a pressão.. a massa não fica mole e fica bom na mesma..

    ResponderExcluir
  40. Não acho brega é delicioso,mas tem que colocar cubos de caldo e sazón.

    ResponderExcluir
  41. Oi Tati! Hj como é dia de fazer comida e estava com preguiça de ir comprar (comida)resolvi fazer o macarrão de preguiçoso. A massa ficou no pto certinho 4min mas sobrou mto caldo e o chato de galocha da casa perguntou "que coisa melequenta é essa?"
    Vi que vc respondeu uma pergunta sobre ramequins e por aqui nao acho e ja procurei online tbem. Viu como eu moro na roça?

    ResponderExcluir
  42. usei massa de grano duro no macarrao da panela de pressão ficou mais firme adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Faço sempre macarrão com calabresa na pressão, só que coloco o creme de leite junto com o restante dos ingredientes antes de fechar a panela. E ponho menos tempo. Adooooro !!!!

    ResponderExcluir
  44. Tati, tenho uma amiga que faz um macarrão a bolonhesa delicioso. Um dia estávamos na praia e a vi fazendo - não acreditei. Ela refoga a os temperos, a carne moída, coloca o molho de macarrão, um monte de água e joga um pacote de parafuso dentro - sem ser na panela de pressão. Ele cozinha e absorve o molho. E não sendo na pressão, fica super fácil de controlar o cozimento - eu odeio massa mole e ela nem usou grano duro. Experimenta.

    ResponderExcluir
  45. Hummm vou tentar meu macarrao hoje pela primeira vez ...espero q dê certo bjss

    ResponderExcluir
  46. ... receita cafona..... ahahhahahahahhahahahahahahah :)

    ResponderExcluir
  47. Tati....eu faço esse macarrão aqui em casa e ele é preferência NACIONAL daqui....eu geralmente misturo todos os ingredientes picados que eu quero de recheio em refratário.....tipo muçarela, presunto,,um pouco de provolone, palmito, azeitona, milho verde, ervilha fresca escaldada, um pote e meio de requeijão cremoso, enfim...leva-se em consideração quantidades proporcionais....na panela de pressão....vão seis copos de requeijão de vidro de água, uma lata de pomarola, um caldo knorr de sua preferência, um fio de óleo, acerte o sal pra menos e deixe ferver....a hora que estiver fervendo coloque um pacote de macarrão curto grano duro e mexa bem....tampe e deixe chiar a pressão por 4 minutos...abra a panela mexa novamente e tampe. coloque mais quatro minutos chiando ou não.....e voilá.....tire do fogo... despeje sobre aquela "argamassa" que vc misturou no refratário, mexa bem e sirva com bacon picado e bem fritinho.....NOSSA...é de comer rezando!

    ResponderExcluir
  48. Olá,
    gostei dessa receita,vou tentar fazer a sua e depois te falo, eu faço uma que é bem rápida.Segue a receita: eu uso linguiça defumada (de frango fica maravilhoso) que acho melhor e mais rápido, uma cebola picada,colocar depois que a linguiça estiver bem fritinha, deixar fritar um pouco junto com a cebola e aí colocar 1 litro de água,2 latas ou sachê de molho pronto (eu adoro o pomarola), eu coloco 2 cubos de caldo de galinha ou de carne tanto faz,nesta hora pode ser colocado: ervilha,milho,presunto picado(fica maravilhoso) e o quiser.Depois de ferver prove antes se precisar de mais caldo ou o tempero que quiser coloque nesta hora, quando estiver fervido a água coloque o pacote de macarrão e a lata de creme de leite (mecha um pouco para misturar totalmente). Depois de começar a chiar conte 5 minutos e está pronto, coloque queijo parmesão ou muçarela por cima que fica divino.
    Espero que tenha gostado da minha receita e faça que fica ótimo e depois me conte.
    Bjs

    ResponderExcluir
  49. Olhe a minha receita fica uma delicia, é o prato preferido do meu filho do meio
    http://divaleria.blogspot.com.br/2010/09/macarrao-com-frango.html

    ResponderExcluir
  50. Esse macarrao é sucesso aqui em casa ,depois da praia entao...so queremos comer algo rapido e pratico,entao essa é a melhor opção..Para nao ficar mole,deixo so 4 min e nao deixo a pressao sair sozinha,porque senao fica tempo demais e nao fica muito mole!! Super Recomendo!!

    ResponderExcluir
  51. NO LUGAR DA CALABREZA EU USO MEIO ql DE CARNE MOIDA LAVADA OU FRANGO PICADO, E ACRESCENTO 1 SACHE DE ERVILHAS E 1 SACHE DE MILHO,1 CENOURA RALADA,+200 grs DE REQUEIJAO CREMOSO,200 grs DE CREME DE LEITE, P/ MEIO ql DE MACARRAO PARAFUSO, DEPOIS DE TUDO COZIDO, DESPEJO TD NUM REFRATARIO E ADICIONO FATIAS DE QUEIJO POR CIMA, LEVO AO FORNO 3 MIN. E VOILA!! BONN APETIT!!

    ResponderExcluir
  52. O meu sempre da muito certo, é tudo de bom. Mas na sua receita se perdeu mto tempo, por isso ficou mole. Na minha receita coloco tudo o que tiver em casa,quanto mais ingredientes melhor,(frango,bacon,calabresa,azeitona, seleta, alcaparras,palmito,presunto,tomate, cebola, alho) 1 molho pronto, 1 creme de leite, e o macarrão a quantidade que desejar, misturo tudo e completo com agua até que cubra levemente tudo, fechar a panela, depois que pegar pressão 3 minutos. é só abrir colocar um pouco de parmesão mexer, e servir. Ponto perfeito e aldente, molho encorpado e saborosissimo

    ResponderExcluir
  53. Olha, o segredo é a massa que se usa. Esse macarrão é tradição aos sábados aqui em casa. Uso o penne que é mais durinho e faço da mesma maneira que voce só que coloco água sem medir, até cobrir o macarrão. Abro uma vez a panela, dou uma mexida pra não grudar no fundo e se precisar adiciono um pouquinho mais de água. Finalizo com bastante cheiro verde picadinho + queijo. Fica al dente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, outra boa dica e que faz diferença é usar massa grano duro, assim, por 5 minutos apenas não tem como ficar mole..., bjs Carla Campos

      Excluir
  54. Alguém por favor poderia me informar se tem como substituir o creme de leite nesta receita? Obrigada.

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.