#DiadoMiojo

| |


Fiquei muito feliz com o pedido de elaboração de uma receita para comemorar o dia do Miojo. Afinal esse macarrãozinho faz parte da minha história na cozinha, mais do que isso, ele praticamente me iniciou na arte da culinária.

Quando criança eu viajava com meus pais todos os finais de semana para uma casinha que tínhamos na beira de uma represa, mas no auge dos meus 12 anos aquele passeio em família já não me despertava tanto interesse, eu queria ficar em casa, sair com amiguinhos, enfim, eu estava crescendo. Sou filha única mas meus pais sabem que eu sempre fui muito independente, e com muita insistência, consegui o direito de ficar em casa sozinha nos finais de semana. Foi então que comecei a me interessar pela cozinha. 

Nas minhas aventuras gastronômicas o Miojo reinava absoluto. Primeiro descobri que gostava dele sem o caldinho, somente com o tempero. Depois veio a experiência de adicionar requeijão cremoso, e as receitas foram evoluindo até a criação mais elaborada possível para uma garota de 12 anos: O Miojo Pizza. 

Hoje eu poderia ter elaborado uma receita com cogumelos frescos, ou quem sabe com pastrami, mas eu não poderia deixar passar essa oportunidade de relembrar o miojo pizza! Então aí vai ele, com muito sabor de saudade:


Ingredientes:
1 pacote de Nissin Lámen sabor Galinha Caipira;
1/3 xícara de presunto em cubos;
1/3 xícara de queijo muçarela em cubos;
½ tomate sem pele e sem semente picado;
3 colheres (sopa) de creme de leite;
1 colher (sopa) de azeite de oliva;
orégano.


Cozinhe o miojo sem o tempero por 2 minutos (ele ainda vai voltar para fogo e terminar de cozinhar). Enquanto isso, refogue o presunto e o tomate no azeite de oliva. Junte o Miojo cozido e polvilhe o tempero do envelope que o acompanha. Misture bem e na sequência some o creme de leite, junte os cubos de muçarela e polvilhe orégano. 
Parabéns Miojo pelo seu dia e obrigada por fazer parte da minha iniciação culinária! 

Para saber mais sobre outras receitas,  clique --> aqui  ou siga a @NissinBrasil no twitter.

36 comentários:

  1. hummm, que delicia , aprovadissimo!
    bjx Tati, saudade de vc!

    ResponderExcluir
  2. Tati meu filho de 11 anos está na fase de só querer miojo. O jeito é incrementar, vou mostrar para ele.
    Bjs
    Lucia B.

    ResponderExcluir
  3. Hahahah, eu tbm fazia assim (e as vezes faço acredita?) Também sempre gostei dele sem o caldinho e na época que morava sozinha fazia tbm uma "gororoba" com calabresa, muçarela e requeijão, aí mexia tudo e mandava ver...kkkkkk
    Na época meu paladar ainda era meio infanti (ou será que ainda é???) Só de falar me deu vontade de um miojinho "gororeibom" (a loka)kkkkkk

    Bjuuss e bom miojo p/ vc, heheheh

    ResponderExcluir
  4. O miojo também me despertou o prazer pela cozinha, sempre inventava coisas diferentes com ele, até hoje ele é a salvação na correria!
    :D

    ResponderExcluir
  5. Olha só, primeira "receita" de miojo que me interesso! Já gostei de miojo, hj em dia eu dispenso. Ainda assim, nunquinha tinha achado que qualquer substituição do pacotinho de tempero valia a pena (sempre me dava certo nojinho das receitas, preferindo mil vezes o pózinho). Mas esses miojo pizza pela primeira vez me despertou o sentimento de esse-vale-a-pena-tentar, rs.

    ResponderExcluir
  6. oi flor adorei a receita pois amo miojo rs. o que eu faço sempre é assim:uso o miojo yaksoba (não sei se é assim k escreve ok rs), frito paio ou calabreza coloco cenoura, mandioquinha salsa e deixo cozinhar,ai depois coloco o macarrão junto com brócolis ai deixo secar a agua e coloco o tempero (gosto do de pimenta) fica mtooo bomm. bjs adoro seu blog ana paula itarare-sp

    ResponderExcluir
  7. adorei esse post :)
    comcerteza ELE fez parte e continua fazendo da vida de muiiiiiiita gente, principalmente daqueles adolescentes que nao tem tempo nem paciencia pra fazer uma comidinha mais elaborada, msm pq ele elaboradinho seja simplesmente com requeijao ou um queijinho cheddar fica delicioso...
    desde que aprendi a fazer comidinhas gostosas ( uma grande parte delas com suas receitas :) me esqueci dele, mas tae vou comprar pra matar a saudade daquela epoca que era negacao na cozinha...kkkkk
    bjsss
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Olha vou te dizer, tb adoro ele sem CALDO, e com algumas inovacoes, essa sua, talvez modificando ali ou aqui, eu ja fiz varias vezes rs...

    ResponderExcluir
  9. Já sei qual será o nosso almoço hoje(meu e da Julinha). Tenha um bom dia!!!

    ResponderExcluir
  10. Tati, lá vem vc arruinando minha dieta né?Por sua causa ,preciso de um pacotinho de miojo pra ontem...kkkkk
    Que situação viu, assim n dá pra viver n!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Minha irmã é a rainha do miojo...... Ela vai adorar essa receita..
    Menina, aquela receita de galinhada me deu uma saudade da infância. Minha vó fazia muito e no fogão a lenha e na panela de ferro, com frango caipira. O sabor era incomparável!

    ResponderExcluir
  12. O gosto pela cozinha geralmente já se manisfesta em criança, comigo foi assim, a minha mãe era uma pessoa doente e fui obrigada a cozinhar muito cedo, ela ia dizendo como e eu fazia.

    Parabens pela vocação

    bjs.

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa o miojo ainda reina, só que agora com meu filho...pelo menos uma vez na semana tem que ter, com caldinho, um fio de azeite e pronto!

    ResponderExcluir
  14. Oi frô!
    Também sempre fui mega fã do miojo, mas nunca curti ele com o caldinho e sempre dava um jeito de inventar algo também, e das minhas invenções essa foi a melhor: http://www.blogdonamelia.com/2010/11/miojo-da-paty-versao-13.html
    Tava com saudades de comentar aqui. rs

    Xerinhos, bonita!
    Paty

    ResponderExcluir
  15. AII QUE DELICIA!
    OTIMA IDEIA!

    ResponderExcluir
  16. Oi Tatiana,boa tarde !
    QUE APETITOSO...HUUUUMMMM !!!
    Hj a noite p/ comemorar,irei fazer...
    beijo.
    Vania.
    Tati,será q vc pode me dizer pq hj´(dia 25) foi escolhido p/ ser o dia do miojo? Agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Tati, eu sei que a minha pergunta não tem nada haver com o post, mas eu não consigo achar a resposta que preciso, mas acho que você pode me ajudar!
    Sabe quando a gente vê aquelas fotos lindas de lasanha com uma lasanha desenformada e firme? Você sabe como eu faço para desenformá-la daquele jeito?
    Já tentei de tudo!!!
    Espero que você possa me ajudar!
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Vania, é porque em 1958 um taiwanês radicado no Japão inventou a receita do macarrão instantâneo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Cozinha Vegetal - não acredite 100% em fotos de comida! kkkk... aquilo é massa quase crua, assim como às vezes eles usam cola no lugar do leite para parecer encorpado e não afundar os cereais em cima...um monte de truque. Lasanha não fica daquele jeito nunca! Depois de fria você até consegue cortar certinho mas aí também fica feia, o queijo resseca...
    Não tem jeito, mas se vc descobrir, me conta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Tatiana e cozinha vegetal

    Nunca as fotos de embalagens de alimentos e muitas vezes as que aparecem nos bons livros de culinária, são de coisas comestíveis!
    Ou são maquetes em escala, ou tintas que fazem as vezes de caldas, espuma de barbear que vira creme, verniz para dar brilho nos frangos assados, puré frio em vez de sorvete congelado e por aí vai! Pensem que as seções de fotos são longas, os alimentos vão perdendo as qualidades e os holofotes esquentam e derretem todo o que fica na sua frente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. O meu miojo "tilular" da adolescência era com creme de leite e atum. E muuuuuito queijo ralado! Tenho certeza que o miojo foi a iniciação de muitas de nós na cozinha. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  22. Eu tb fiz muito.. E vai parecer mentira, mas ontem jantei isso, pra testar o nosso produto que a Nissin mandou de kit degustação lá pra casa, e é a versão cremosa.

    Bem gostoso, mas eu dei um UP nele colocando milho e maionese francesa...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Ahh, tati, agora tudo faz sentido então!!!
    hahaha
    Mas juro que eu não esperava que era pra tanto.. até cola??
    Bom, agora vou deixar a minha quietinha la dentro da travessa mesmo!!
    Obrigada pelo esclarecimento!
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Quem diria que a menina que só sabia fazer miojo faria tantas maravilhas...
    Mas até no miojo você já dava sinais do que estava por vir, afinal, não é qualquer menina de 12 anos que faria um miojo pizza!
    Acredita que fui "apresentada" ao miojo só aos 17 anos? Vai ver que é por isso que não aprendi a cozinhar como você... Sem problemas, agora estou aprendendo com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Tatiana,boa noite !
    Obrigadinha pela informação,valeu !
    GENTE, ESTE BLOGUE TBM É CULTURA...!!!!!!!
    Bom descanso.
    beijo.
    Vania.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Meu nome é Aline, e descobri o seu blog por acaso, e devo dizer: Parabéns!
    Tenho 19 anos e eu e minha irmã mais velha somos apaixonadas por culinária, cada receita sua dá mais água na boca e vontade de experimentar! Que você continue assim, firme e forte no blog e que sempre traga para nós novas receitas!
    Beeijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  27. Da próxima vez vou fazer assim, o meu miojo. Depois eu passo por aqui para dizer como ficou!!!

    ResponderExcluir
  28. Adoro miojo...meus tempos de faculdade que diga!!!!
    rsrsr

    ResponderExcluir
  29. Quando em estava grávida, em 92, tinha DESEEEEEJO de comer miojo.


    Minhas noites tinham minissérie ( Anos Dourados) e um pratinho fumegante de miojo, a despeito de qualquer outra coisa, tinha que ser miojo.


    Como tive um sério problema renal - fiz um transplante - não pude comer miojo pela grande quantidade de sal. Não como há anos...


    Mas juro que nao tinha pensado : fazer só o macarraozinho, sem o tempero...hum...pode ser uma boa.

    ResponderExcluir
  30. Oi Tatiana,
    Aqui em casa utilizamos como miojo a versão bifum, o macarrão instantâneo de arroz.
    É também rápido de se fazer, prático e sem sal (Sódio).
    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Ah vou ter que mostrar p/ minha filha, ela tb faz mil receitas diferentes com o miojo.

    ResponderExcluir
  32. Amei! Também não gosto do caldo... E um requeijão sempre vai bem! Gosto de fazer um yakissoba com ele.

    ResponderExcluir
  33. AMO moijo! O tempero me enjoa, então cozinho só com sal e um pouquinho de caldo. Coloco ele no prato e misturo com um pouco de margarina. Um miojinho (como eu chamo carinhosamente) sempre vai bem!

    Esse seu deu água na boca!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  34. Noooossa!!!!!!!! Deu água na boca! Seu blog é fantástico, até já indiquei no meu (diariodajo.spaceblog.com.br). Vou colocar nos meus links favoritos e coninuar recomendado.
    Cheiros,

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pela inovação, para um bom miojo não falta a criatividade!!!

    ResponderExcluir
  36. Fiz hoje. Tinha lido no dia da postagem mas ainda não tinha ficado com preguiça de cozinhar. Eis que hoje, quero morrer de preguiça e eu e minha pequena Julia almoçamos miojo. Ficou bom. Julia? Amou, comeu feito doida!!! bjos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.