in

Vamos fazer nhoque de batata?

nhoque de batata

Hoje vou falar sobre uma delícia italiana que é o nhoque de batata, aliás, uma receita de muito sucesso nos domingos nas casas das avós. Afinal, é um prato tradicional que já faz parte da culinária brasileira, e com certeza você já provou ou pelo menos já ouviu falar.

Como é feito o nhoque de batata?

O nhoque de batata é feito com uma massa de batata, farinha de trigo e ovo, ele pode ser servido com diversos molhos, desde o tradicional molho de tomate até molhos mais sofisticados, como o pesto, mas o que todo mundo gosta mesmo é a bolonhesa.

Mas o nhoque tem um dia especial para ser comido. Na tradição italiana, acredita-se que comer nhoque no dia 29 de cada mês traz sorte e dinheiro, então, já marca no calendário o dia para não esquecer.

Receita básica de nhoque

Vou te ensinar uma receita deliciosa de nhoque de batata, bem simples de fazer em casa, mas essa é a receita básica, depois entro nos exemplos que faço para você ver, para o básico vai precisar de:

  • 1 kg de batata (mas preferencialmente a Batata Monalisa ou Asterix);
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • sal a gosto.

Para o molho, por sua vez, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de tomate pelado;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • azeite;
  • sal e pimenta a gosto;
  • manjericão fresco a gosto.

Modo de preparo

Comece cozinhando as batatas em água com sal. Quando estiverem macias, escorra e deixe esfriar um pouco (mas não muito, apenas até conseguir segurar a batata).

Amasse as batatas com um garfo ou espremedor de batatas até formar um purê (cuidado para não amassar demais, pois isso pode fazer perder o ponto).

Adicione a farinha de trigo, o ovo e o sal e misture até formar uma massa homogênea. Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com a massa de nhoque e corte em pedaços de cerca de 2 cm.

Em uma panela grande, ferva água com sal e coloque os pedaços de nhoque para cozinhar, mas coloque aos poucos para conseguir retirar os que começam a boiar. Quando eles subirem à superfície, retire com uma escumadeira e coloque em um refratário.

Preparo do molho

Para o molho, refogue a cebola e o alho em azeite até dourar. Adicione então, o tomate pelado e amasse com um garfo para desmanchar os pedaços. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por alguns minutos.

Mas, não deixe de conferir uma receita caprichada de molho de carne moída para massas. Despeje o molho sobre o nhoque e salpique manjericão fresco por cima.

Pronto, seu nhoque está pronto para ser saboreado! Essa receita rende cerca de 4 porções e é uma opção deliciosa para um almoço ou jantar em família.

Agora vou indicar as receitas que já são as prediletas aqui em casa: A Ana Maria postou tempos atrás uma receita de Preguiçoso que sempre penso em testar, mas acabo fazendo esse nhoque de batata que escrevi há tempos e dou bastante dicas para quem nunca fez.

Enfim, se você já é fera no tema, dá para tentar uma receita mais elaborada, então recomendo o meu nhoque recheado que fica maravilhoso.

Mas, se o seu negócio é ver para crer, por exemplo, a receita abaixo merece sua atenção, porque ela serve como uma ótima fonte de renda.

Pois agora você sabe tudo sobre nhoque e não tem desculpas para não fazer em casa essa maravilha culinária. Manda bala, chama a galera e compartilha nas redes sociais, aproveite!

É simples fazer um bom nhoque de batata?

Não existe segredo nenhum ao fazer um nhoque de batata. No entanto, alguns pontos merecem a sua atenção para que tudo saia conforme o esperado. Então, confira alguns deles, logo abaixo:

  • massa;
  • molho.

Preparo da massa de batata

Após cozinhar as batatas é necessário amassá-las. No entanto, atenção para não passar do ponto, pois isso vai afetar a massa.

Além disso, antes de adicionar o ovo, vale a pena separá-lo em um recipiente para garantir que ele está em perfeito estado. É legal colocar a farinha de trigo aos poucos e misturar com a batata amassada e o ovo.

Dessa forma, você garante que tudo fique homogêneo sem muita dificuldade no processo. Na hora de colocar o nhoque para cozinhar, ponha-os com cuidado na panela.

Assim, fica mais fácil retirar os pedaços que vão ficando prontos. É um simples detalhe, mas que faz toda a diferença, pode acreditar.

Vamos fazer nhoque de batata?
O nhoque é uma receita que agrada qualquer pessoa que curte batata. Imagem de KamranAydnov no Freepik.

Composição do molho para o nhoque

Ao adicionar o tomate pelado, não esqueça de amassar os pedaços. Então, isso vai deixar seu molho mais gostos e uniforme.

Além disso, sempre opte por usar manjericão fresco. Acredite, a diferença que isso faz no sabor é surreal.

Perceba como cada etapa da receita é importante e exige atenção no preparo. Mesmo assim, tudo é muito simples, basta fazer as coisas com calma.

Com que servir um bom nhoque de batata?

A maioria das pessoas serve o nhoque de batata sozinho. No entanto, há quem goste de combiná-lo com uma salada de folhas refrescante. Assim, isso depende apenas da preferência de cada um.

Vale mesmo a pena fazer um bom nhoque de batata?

Fazer o nhoque de batata vale mesmo muito a pena. Afinal, esse é um prato delicioso e costuma agradar à maioria das pessoas.

Além disso, essa receita combina muito bem para servir em reunião com família ou amigos. Seja algo mais simples ou requintado, o noque é sempre uma opção perfeita.

Então, siga o passo a passo acima e aproveite cada detalhe desse prato incrível. Por fim, só sinta a explosão de sabores que ele oferece.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Como fazer bolo cremoso de milho verde?

Como fazer torta holandesa?