in ,

Como fazer pudim de pão?

Como fazer pudim de pão?

Pudim de pão é uma sobremesa que se torna cada vez mais popular por ser prática e ter um sabor delicioso. Dessa forma, é uma ótima opção de receitas para festas de fim de ano e vale a pena entender como preparar essa delícia.

O que é o pudim de pão?

Pudim de pão é um doce que se faz no liquidificador e é uma sobremesa clássica e apetitosa. Assim, é muito gostosa e também econômica, porque ele usa as sobras de pão para criar uma ótima delícia. 

Esse prato é preparado com pães amanhecidos, batidos no liquidificador com vários ingredientes gostosos. Por isso, depois da mistura ficar homogênea, é despejada em uma forma caramelizada e levada ao forno até que fique firme e dourado por cima. 

A receita completa está descrita a seguir, bem como os seus ingredientes com as quantidades exatas. Então, veja quais são eles e como preparar essa sobremesa, o qual é um grande sucesso em qualquer refeição.

Como fazer pudim de pão?
Aprenda a fazer pudim de pão. Imagem de Leonardo Luz em Pexels.

Quais os seus ingredientes e o modo de preparo?

O pudim de pão leva poucos ingredientes, que quase sempre estão disponíveis em sua própria casa. Portanto, confira a seguir a lista e também como preparar esse prato que está abaixo:

  • 4 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 pães do tipo francês;
  • 1 colher de margarina;
  • 2 xícaras de leite — medir na lata de leite condensado;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de açúcar para a calda.

Após separar todos os ingredientes, é preciso entender como fazer a receita. Por isso, a primeira etapa é misturar todos os itens, com exceção da porção de açúcar para calda, no liquidificador e bater bem até que fique homogêneo.

Como fazer pudim de pão?
Melhor receita de pudim de pão. Imagem de Lorena Martínez em Pexels.

Após esse passo, reserve a mistura e em uma forma própria para pudim, derreta o açúcar para fazer a calda. Assim, deixe dar ponto de caramelo, despeje na forma de pudim e coloque a mistura que está no liquidificador na mesma forma e leve ao fogo por uns 35 minutos.

Quais são as dicas para fazer o melhor pudim de pão?

Para fazer um bom pudim de pão, é interessante usar algumas dicas que possam te ajudar a chegar ao melhor sabor. Além disso, com elas você consegue chegar a um prato brilhante, lisinho e delicioso. 

É bom prestar atenção em todas as medidas, já que sobremesas precisam levar isso em conta para dar certo. Portanto, o ideal é se atentar para cada passo para evitar erros comuns, como dificuldade de acertar o ponto de caramelo da calda.

Reaproveite o pão dormido

O pão dormido muitas vezes perde a casca crocante e não é tão bom de comer como o fresco. No entanto, se torna uma ótima opção para ser reaproveitado em doces, seja no pudim como em outras sobremesas como rabada e em aperitivos como torradas.

Como fazer pudim de pão?
Pudim de pão, gostoso e prático. Imagem de vania venneri em Pexels.

Onde a sobremesa se encaixa?

Pudim de pão é uma sobremesa que não pode faltar na casa nem nos restaurantes brasileiros. Isso porque, tem ingredientes simples e é fácil de preparar, além de levar pouco tempo para ficar pronto.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

50 Comments

Frango assado com batatas: veja quais são os passos que deve seguir para prepará-lo

Frango assado com batatas: veja quais são os passos que deve seguir para prepará-lo

Como montar um cantinho do café? Aprenda

Como montar um cantinho do café?