Toda vez que alguém ficava doente em casa minha mãe fazia sopa de batatinha com alho (cêis tão ligados que o alho é ótimo para fortalecer o sistema imunológico entre várias outras propriedades medicinais né?). Essa receita eu trouxe comigo para Sorocaba e faço sempre, mesmo que não tenha ninguém enfermo, porque é uma das melhores sopas do mundo! Super simples de fazer! Eu dei uma incrementada na receita original com o “creme de cebola em pó” viu mãe?


(Para 4 porções) 
5 batatas médias descascadas e picadas em cubos pequenos;
4 dentes de alho picados ou amassados;
3 colheres (sopa) de creme de cebola;
1 colher (sobremesa) de sal;
Pimenta-do-reino (a gosto).

Refogue o alho em 2 colheres de azeite e 1 de manteiga. Mantenha em fogo baixo porque o alho não pode dourar. Junte as batatas e mexa bem. Some o creme de cebola e cubra com água fervente (só até cobrir as batatas). Deixe ferver. Adicione o sal e a pimenta aos poucos, porque a quantidade pode variar conforme o paladar de cada um.

Quando a batata estiver macia, está pronta, mas quanto mais ficar no fogo (baixo) mais engrossa o caldo. Polvilhe salsinha ou parmesão na hora de servir.

Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

26 Comments

  1. Fiz agorinha essa sopa, mas nao tinha creme de cebola. Na hora que fui servir, coloquei acelga picadinha no fundo do pote e a sopa por cima (ai a acelga ficou quentinhas mas ainda bem crocante), tb botei salsa seca e um tiquinho de alho frito. Hummmm 😉 (ah, o azeite q usei estava "curtido no alho e gengibre)

  2. Eu faço uma receita parecida com essa, só que ainda acrescento ao caldo um pote de requeijão, e por cima, salpico bacon picadinho torrado no microondas (sabe é, coloca os pedacinhos com umas 3 folhas de papel toalha por baixo e mais umas 3 por cima e coloca no microondas pra secar)…

  3. Ah..acabei de fazer!!!
    Outra coisa, naun achei nenhuma manteiga/margarina no supermercado aqui em Vitória-ES. Só achei com 75, 60,65 e 80% de lipidios, então comprei a de 60.rsrsrs
    Ficou gostoso..porém errei no chocolate de banhar…pois usei um chocolate meio amargo em barra normal…ficou melando…..rsrs. Qual é o melhor chocolate pra banhar?
    Mas dá para comer.
    BJ

  4. vixi, nossas mães foram criadas juntas……a minha também se fia no poder do alho! hehehe

    Ela já chegou a fazer chá com alho para nós, uma vez. A sua sopa parece mais gostosa! 🙂

    bjs,

  5. Tati
    adorei!
    amo sopa e amo inverno.
    estou contando os dias pra ele chegar com o frio power e eu comer muitas sopas e chocolates quentes!!!
    #goridnhafeelings hahahahah

  6. rsrs…eu não aprendo mesmo!!! Mais uma vez entrei aqui na hora do almoço…rsrs. Amo alho, amo batata e aaaaamo sopas!!!
    Adorei…com esse friozinho em SP cai como uma luva – no estômago!!!
    Beijos!!!

  7. Tati, mamãe tbm faz essa sopinha e eu e minha irmã apelidamos de sopa branca, por ter "cara de comida de doente"…
    Mas o sabor dela detona esse rótulo, porq é incrível!

    Bjs
    Dani

Citrus com Tequila

Toda Trabalhada no “Light Pink”