in , ,

Temperagem do Chocolate

Páscoa chegando, muita gente pensando em fazer os seus chocolatinhos em casa, então vamos aprender a temperar o chocolate. A temperagem do chocolate é um processo necessário para que ele não derreta mais tarde. Eu confesso que não gosto de trabalhar com chocolate, faz uma sujeira absurda e é trabalhoso, mas é fácil. Basta seguir as etapas.

Para temperar o chocolate você derrete 2/3 da quantidade necessária. Para isso, quebre a barra em pedaços ou raspe com uma faca e leve ao microondas por 30 segundos. Mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo. Normalmente 1 minuto é suficiente, mas vai depender do seu microondas, da quantidade de chocolate, enfim, pode variar.

Chocolate todo derretido, sem nenhum pedacinho, agora é hora de usar aquele 1/3 que sobrou. Pique em pedaços o menor possível e jogue dentro do chocolate derretido. Mexa, mexa MUITO, até que todo o chocolate fique derretido. Parece que não vai derreter mas derrete (não é no microondas tá? É só mexendo mesmo, no “muque”). Coloque um pingo do chocolate no lábio inferior, se a sensação for de frio, está pronto para ser usado.

temperagem-do-chocolate

Tem uma outra maneira de temperar o chocolate que é jogando no mármore (ou pedra similar) depois de derretido, mas eu não dou conta de conviver com essa “chocolataiada” espalhada na pia… então eu faço esse método, que na minha opinião é mais simples e dá certinho.

Numa próxima postagem, vou ensinar a fazer bombons recheados, ok?

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 4.7]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

53 Comments

Alcachofra

Maçarico Culinário