Nhoque de Batata

| |

Você já tentou fazer nhoque e ele despedaçou inteiro? Desmanchou na hora de ferver? Calma! Isso acontece nas melhores cozinhas. Mas agora vou dizer com total certeza que seus problemas acabaram!
Essa receita é maravilhosa! Nem precisa de farinha na hora de enrolar, fica firme sem perder a leveza. Mas tem que fazer desse jeitinho:

Ingredientes (para 2 porções generosas):

1/2 kg batata de casca rosa (asterix)
1/2 xícara (chá) de farinha
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) margarina ou manteiga
1 gema

Descasque as batatas e pique-as em cubos. Coloque-as em um saquinho transparente (pode ser aqueles de supermercado que vem os legumes) e dê um nó, com a ponta de uma faca faça pequenos furinhos nele (veja AQUI como fazer). Coloque no microondas em potência alta por 5 minutos. Deixe descansar por 2 minutos sem abrir o saquinho e verifique se estão macias. Se for necessário coloque mais alguns minutos no microondas. 

Para essa receita é imprescindível usar a batata asterix, que tem a casca rosa (todo grande supermercado tem). Essa batata tem bem menos água, por isso o nhoque fica com a textura correta. Usar o microondas nesta etapa também é essencial, pois quando a batata é cozida na água ela absorve líquidos e fica muito úmida.
Amasse as batatas ou use o espremedor e deixe esfriar. Junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se necessário acrescente mais farinha até que consiga fazer uma bolinha sem grudar nas mãos.


Retire um pedaço da massa, faça um rolinho e vá cortando no tamanho que desejar. Coloque uma panela grande com água e sal, quando ferver acrescente os nhoques. Quando subirem à superfície pode retirar com uma peneira ou escumadeira e jogá-los no molho para não grudarem.

Sirva com o molho de sua preferência e queijo ralado. Aposto que se fizer essa receita nunca mais fará outra. Testa aí e me conta.

UPDATE: Dá certo com a batata comum também, desde que cozida no vapor (ou no saquinho).

86 comentários:

  1. Tati, mais uma novidade pra nós!!!!!
    Tanto tempo que não faço nhoque, mas acho que vou fazer agora!!!!!
    Nossa show a sua faca hein???Parece aqueas da Ana Maria Braga!!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati! Estou sumidinha né? correria no início de ano, mas agora voltei de vez, rs... Amo nhoque, já postei uma receita muito boa, pois as boas temos q guardar né? vi o cupcake de limão, já fiz tb, fica lindinho e a receita é divina! Dá uma passadinha lá no blog qdo puder. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatiana, bom dia!
    Adoro inhoque mas realmente é difícil comer um que a consistência esteja perfeita. E fazer então????
    Como não é muito fácil achar batata da casca rosa eu faço o seguinte: cozinho as batatas descascadas e cortadas e depois as levo para a geladeira. Ficam lá umas 3 horas. Elas estando bem frias não pedem muita farinha e a consistência é melhor.

    Adoro o seu blog!
    Abraços,
    Olga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade tb nao é nada facil encontrar as batatas! Adorei sua dica, vou usar!!

      Excluir
  4. Francys - A minha é igual a da Ana Maria, ambas da Silvermark! (metida!!!!)

    Nane!!! saudades docê!

    Olga - obrigada por compartilhar essa dica bacana!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já tava na cabeça de fazer nhoque, depois dessa dica, impossível não fazer!!!!!
    Adorei tati

    ResponderExcluir
  6. Tati, os meus sempre ficaram molengas kkkkkk...vou testar sua receita e conto depois.
    Bjs
    Marlene Vianna

    ResponderExcluir
  7. Nem sei se aqui temos dessa batata não Tati, será que dará com outra? Nunca fiz nhoque mas o aspecto me deixou tão tentada a fazer...Que bom partilhar estes truques connosco assim tudo se torna mais fácil, daí eu dizer que um blog faz a diferença nestas coisas(partilhar tudo) por isso o seu é tão especial...tão rico...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Hummmm delícia, né... pois é eu também já perdi muitas massas de nhoque, só depois de começar a usar a asterix é que deu certo.
    Ótima e perfeita sua receita!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai Tati.....pegou no meu ponto fraco!! Nhoque é minha comida predileta! Mas sempre só comi na rua pois madrecita se foi antes de compartilhar comigo a receita bárbara que ela fazia....
    Pois acabei de decidir que irei testar!!
    e e minha pergunta de sempre: será que dá pra congelar?
    OBS: AMEI a dica da Olga de botar as batatas cozidas na geladeira!
    BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
  10. Delícia, hein?
    Acho que agora não tem mais erro!
    Beijocas,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  11. Tatiana,
    Adorei as dicas!!!
    Sempre fico com a maior preguiça quando penso em fazer nhoque, mas sua receita fez parecer tudo tão simples!!! O que na verdade é, né?! hehehe
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  12. Adoro nhoque Tati!

    Tenho várias receitas de nhoque no blog, porque eu realmente nõa vivo sem um bom nhoque!! rs e essa batata é fantástica! nunca encontrei uma batata melhor!! realmente vale a pena!

    Bjos

    www.quasecheff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Tati, puxa muito bom saber que fica ótimo!!!! Vou testar lá em casa asap, mas hoje, é a vez do crepe... vou dar uma variada e rechegar com espinafre e ricota... depois conto o que deu!!! Ahhh... Fiz os cupcake ontem p/ uma festinha que minha filha teve na escola hoje e fiquei toda orgulhosa... ficaram lindos e deliciosos... Minha filha disse que a criançada toda atacou!!! Bjão

    ResponderExcluir
  14. que delicia de receita tati amei e vou testar sim
    hoje esto fazendo pães semana que vem faço o nhoque adorei boa dica e amei a faca
    bjus
    www.artesdasadhia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ih.... Não é que deu certo mesmo?
    Vou fazer aqui em casa...
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Tati, obrigada por mais essa dica! Acredite ou não, eu nunca fiz nhoque com medo da concorrencia com a sogra que faz "o melhor nhoque do mundo" rsrsrs.
    Mas acho que com sua receita, vou me arriscar.
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Adoro nhoque, o seu ficou divino e a receita é muito boa, quando fôr fazer vou procurar esta batata asterix, que eu nunca usei, nem sei se tem por aqui.
    Obrigada pelos cuprimentos pelo meu aniversário, nunca é tarde mesmo, fiquei muito contente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Adoooooooooooro mas nunca fiz, e vou fazer a sua receita (maravilhosa) que sempre dá certo é só seguir tudo certinho, eu vou conseguir!!! risos...

    Beijos Tati.

    ResponderExcluir
  19. Tenho de experimentar fazer, parece super fácil, assim!

    ResponderExcluir
  20. Nunca fiz, parece fácil, obrigado pela partilha.
    bjsss

    ResponderExcluir
  21. Oi Tati, ó... dá pra cozinhar as batatas no microondas sem o saquinho plástico: lavar bem as batatas (com a casca), furar com um garfo (várias espetadinhas) e colocar no micro uns 5 a 10 min, dependendo do tamanho das bichinhas. Depois é só passar pelo espremedor com a casca e tudo. Divide a batata amassada em três montinhos e acrescenta o equivalente a um montinho de farinha, 1 colher de margarina e sal. Eu nem coloco ovo e fica MARA, sempre dá certo o ponto... Espero ter colaborado tb!
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. paula MARIANA - até dá, mas vai ter que usar um pouco mais de farinha para dar ponto. Veja a dica da Olga aqui nos comentários.

    Verônica nunca tentei congelar, mas neste fórum eles citam 3 maneiras, dá uma olhada:

    http://cybercook.terra.com.br/congelamento-de-nhoque-forum.html?codigo=26801


    Renata Francisco - Dá mesmo, faço batata recheada assim, mas é que no saquinho vai muito mais rápido. Meu microondas é bem meia boca, para a batata sem saquinho necessita 8 minutos de cada lado. No saquinho apenas 5.
    Mas nem sempre a gente tem saquinho em casa né? Valeu pela lembrança!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Essa batata eu nunca vi pra vender no supermercado, mas sempre encontro nas feiras livres aqui da minha cidade
    quem não achar no supermercado às vezes encontra na feira

    ResponderExcluir
  24. eu queria perguntar e esqueci
    e quem não tem microondas?
    comofaz?

    ResponderExcluir
  25. Pitoca, pode fazer com a batata asterix cozida na água, mas vai usar mais farinha e fica um pouco mais pesado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Tati querida.

    Muito obrigda pela indicação do fórum, vou ler tudinho, já que voltei a minha faculdade de nutrição e estou estudando de manhã e de noite, tenho que cozinhar TUDO no domingo e congelar pra usar durante a semana.....
    por isso q sempre pergunto se dá pra congelar....hehehehe
    beijos e obrigada por ser sempre tão solícita.

    ResponderExcluir
  27. Olá Tati, prometi que voltava prá contar sobre minha "aventura" com os crepes... Menina... fiquei me achando a última batata rufles do pacote rs rs rs... Ficou uma delicia!!! Fiz a sua receita de massa de panqueca (sem o açafrão como vc tinha indicado) e no recheio usei espinafre, ricota defumada, um pouquinho de mussarela, creme de ricota e um pouquinho de bacon "assado no papel toalha - no micro" (isso só prá dar um crocantinho no meio)!!! Passei até mal de tanto comer, meu dignissímo então, mal podia crer que eu mesma tinha feito aquilo!!! Sem contar na praticidade!!! E o molho branco que eu sempre tive receio de fazer, ficou tudo de bom... Olha, não tenho nem palavras, obrigada por compartilhar essas coisas MA RA VI LHO SAS com a gente!!! E tb, já "fofoquei" prá todas as minhas amigas sobre essa preciosidade que é seu blog!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  28. Carol, que delícia seu comentário!
    É para isso que o Panelaterapia existe!
    Obrigada pelo carinho!
    Bjs Grande!!!!

    ResponderExcluir
  29. Pronto! Já imprimi.
    D. Tatiana estará na minha cozinha neste domingo, sentada, tomando uma taça de vinho, enquanto me dá dicas no preparo desse maravilhoso Nhoque. Rs...
    Hummmm, já estou com água na boca. Marido e filhotes vão se deliciar, pois a-do-ram nhoque!
    Depois eu conto o resultado.
    Obrigada por compartilhar mais esta delícia, amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Panelaterapia só se foi pq me fez verter lágrimas dos olhos pq mesmo sem ter minha mãe e minha vó Lena aqui nesse mundo comigo, você me deu coragem pra fazer um nhoque IGUALZINHO ao delas. Comida pra mim é emoção, terapia, prazer, e a sua simplicidade me deu coragem de encarar numa noite de quinta feira a feitura de um prato que tem gosto dos almoços de domingo felizes da minha infância. Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Thais, obrigada você pelo comentário cheio de emoção!
    Fez meu dia mais feliz!
    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  32. Olhando assim, parece bem fácil fazer nhoque. Muito bom o seu blog!
    Abs,
    Alexandre Braga.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Tati
    "Copiei" de vc a receita e adorei. Mais que aprovei!
    Dá uma olhada aqui. É lógico que linkei com vc.

    http://www.delicias1001.com.br/2011/02/nhoque-ao-sugo.html

    Obrigada
    Bj
    Deborah

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Não poderia deixar de passar aqui para te contar que fiz esta receita de nhoque e que ficou DIVINO ! Já tinha tentado fazer outras receitas de nhoque mas todas ficaram com gosto de farinha. Fiz exatamente como vc escreveu e ficou muito bom com gostinho de batata e bem levinho.
    Querida, muito obrigada por compartilhar esta receita com a gente. Vc vai para o céu !!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  36. Que bom que deu certo Flávia!!!
    :)

    ResponderExcluir
  37. Tati, preciso fazer pra 30 pessoas, entâo calculei que vá usar +/- 7 kilos de batatas, deixo o msmo tempo no micro??.

    Beijãoo
    Adoro teu blog!

    ResponderExcluir
  38. Fiz e ficou maravilhoso,minha primeira vez fazendo inhoque foi só elogios.
    Brigadinho

    ResponderExcluir
  39. Nossa to louca pra testar, fiquei com água na boca!
    =) bju

    ResponderExcluir
  40. Tati, vc já fez com maisena e farinha? me falaram que a receita fica bem mais leve, mas ainda não fiz! O que vc acha? Ps. tbm sou de Sorocaba, e hj no Ceagesp a batata asterix estava com um preço ótimo, R$0,89 o quilo, comprei pra testar sua receita! beijoo

    ResponderExcluir
  41. fiz com batata normal e deu muito certo, só tive que colocar um pouco mais de farinha. ficou delicioso. valeu pela receita...

    ResponderExcluir
  42. Tati, olha o que aconteceu!
    Fiz a massa exatamente como vc ensinou, ficou linda. Coloquei a maior parte do nhoque na água e eles subiram, só que eu achei que tinha que levantar fervura e não tirei. Resultado: desmanchou tudo, virou uma sopa. Quase chorei!
    Aí pensei, a Tati falou pra tirar assim que subir. Coloquei o que sobrou na água e assim que subiu, tirei. Ficou perfeito!!!
    Agora não erro nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  43. Amei o blog, as receitas, as dicas, tudo!
    ja copiei varias

    parabens
    bjos

    ResponderExcluir
  44. Tati,depois de testar essa receita,duvido achar outra melhor.O nhoque ficou divino,leve,saboroso,com o gostinho de batata mesmo.O que eu fazia ia tanta farinha que parecia um bolinho dágua.Obrigada pelas dicas maravilhosas(o truque do microondas é muito bom mesmo).Sou sua fã,sempre que preciso de uma receitinha corro aqui.Bjos e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  45. Olá
    Já fiz e fica maravilosooooo
    recomendo com certeza!!

    ResponderExcluir
  46. Oi Tati....
    Primeiro vou te agaradece né...porque suas receitas sempre me salvam....são uma delícia...
    Fiz ontem esse nhoque, e foi sucesso ficou maravilhoso...
    Confesso que fiquei com medo do saquinho derrete todo no microondas......rsrsrs....faz ficou ótimo...
    Só uma dúvida....quando não tiver o saquinho de legumes será que pode coloca em sacolinha de plástico normal????
    Obrigada
    Bjos

    ResponderExcluir
  47. Oi Marilia!
    Que bom que gosta das receitas!!!
    Infelizmente sacolinha branca não pode, tem que ser saquinho transparente! Bjs

    ResponderExcluir
  48. nunca fiz por medo de que desse errado. Vou tentar esse e te digo amanhã. Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. farei com cer-te-za!!! Receita sua é sucesso na certa Tatiana!!!

    ResponderExcluir
  50. fiz a receita, ficou ótimo e hj vou fazer novamente!!! grande abraço!

    ResponderExcluir
  51. Amiga amanhã 01/07 será o dia do nhoque. Comprei um kilo de batata, então dobra-se todos os outros ingredientes?

    ResponderExcluir
  52. Fiz ontem domingo e foi sucesso total. sobrou um pouco ai peguei e coloquei eles cru numa assadeira e congelei, esta semana falo se deu certo.

    ResponderExcluir
  53. Oi Tati, fiz essa maravilha ontem (domingão!) ficou simplesmente divino...
    Meu marido amou e elogiou muito que ficou bem leve...
    Mais eu queria saber se dá pra fazer nhoque recheado com essa receita?
    Ou se vc tem alguma ai boa!

    Bjus ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, dá para fazer sim, mas na hora de cozinhar tem que ir colocando bem aos poucos para não estourar. Sugiro um pouquinho mais de farinha na massa p/ ficar mais firme.
      Bjs
      Tati

      Excluir
  54. 1ª Observação: Esses homens de hoje em dia não cozinham se quer uma vez para suas companheiras?? nenhum coments masculino.

    2ª Observação: conheci o blog pelo "Delicias 1001" ambos estão de parabéns...

    Agora o meu comentário mesmoo.. rsrs

    Gosto de cozinhar (aprendi em casa mesmo, nada espetacular) e de vez em quando faço um prato ou outro para minha namorada...

    peguei a receita do molho de tomate italiano" no Delicias 1001 e agora o nhoque seu...

    vamos ver o que vou conseguir fazer..

    abraço!

    ResponderExcluir
  55. Olá Tati to amando o seu blog, ja peguei varias dicas e ja fiz algumas receitas, como aqui em casa é fazer a noite e comer de marmita no dia seguinte, hj experimentei esse nhoque e ficou MARA, perguntei ate para as meninas q trabalham comigo e ficou aprovadíssimo.
    Haaa... tinha acabado os meus saquinhos transparentes e usei sacola branca mesmo... mais deu super certo...rss

    Bjsss

    ResponderExcluir
  56. Tati, fiz a receita com a batata comum, demorou oito minutos pra cozinhar no microondas, segui o restante da receita igual. Alias, a gema desmanchou acabei usando o ovo inteiro.
    Ficou perfeita, cozinhou direitinho subiu bem rápido e ficou muito mais leve do que as vezes que eu já fiz e cozinhei na água as batatas, porque levou menos farinha.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Tati, fiz a receita e a consistência ficou ótima, porém o gosto ficou horrível :( fiz com aqueles saquinhos de verduras dos supermercados, será que ele é muito fino e passou o gosto pra batata? Me responda, por favor! Sou sua fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei a batata Asterix, que é a que eu sempre uso. Realmente pode ser, mas ficaria com gosto de plástico?
      Pode ter certeza que vou tentar novamente!

      Excluir
    2. Se o gosto é plástico então é o saquinho mesmo. Mas já usei inúmeras vezes saquinhos transparentes e nunca ficou com gosto. Já fiz com saquinho de verdura e nunca deu problema.
      Bjs

      Excluir
  58. Olá Tati,

    Adorei a receita, porém tenho uma dúvida: Depois de passar pelo espremedor devo esperar esfriar a batata para colocar o restante dos ingredientes ou posso colocar com ela quente?
    Um grande abraço de Santa catarina!

    ResponderExcluir
  59. Respostas
    1. Olá Tatiana,
      Este nhoque ficou s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l !!
      É a melhor receita de nhoque que já comi.
      Parabéns! Merece um Oscar.
      Só uma dúvida: qual o papel da gema na receita? Dar liga?
      obrigada

      Excluir
    2. Que bom que gostou!
      A gema é para dar liga e firmeza sim!

      Excluir
  60. A D O R E I ! ! !
    Acabei de voltar da Italia e Fiquei com vontade de comer mais nhoque, essa receita Ficou igualzinha as pastas que comi lá!!! Meu namorado irlandes que nunca tinha comido, tbm Adorou.

    ResponderExcluir
  61. A D O R E I ! ! !
    Acabei de voltar da Italia e Fiquei com vontade de comer mais nhoque, essa receita Ficou igualzinha as pastas que comi lá!!! Meu namorado irlandes que nunca tinha comido, tbm Adorou.

    ResponderExcluir
  62. Oi Tati...

    Sempre sigo seu blog e já fiz várias receitas daqui... adoro todas!!!
    Hoje fiz essa do nhoque, mas fiquei com medo de colocar o saquinho no microondas, sou meio traumatizada com isso pq já coloquei fogo em um saquinho de pipoca. Então cozinhei as batatas no vapor (panela elétrica). Precisei colocar muito mais farinha do que está na receita, mas mesmo assim ficou delicioso, o melhor nhoque que já consegui fazer!!! Amei e obrigada por compartilhar suas receitas conosco... bjocas

    ResponderExcluir
  63. Fiz no domingo. Não precisei aumentar nenhuma quantidade, ficou tudo certinho.Muito gostoso. Pela primeira vez, coloquei no saco plástico,fiz com a batata asterix,achei muito levinho. Blz.

    ResponderExcluir
  64. Tati, já faço sua receita de nhoque há um bom tempo, mas só hoje consegui vir aqui deixar minha mensagem de agradecimento por essa maravilha. Já havia comido um tão gostoso quanto esse quando morei no Rio, mas nunca pensei que seria capaz de fazer também! Amei muito e agradeço novamente. Ah, as batatas picantes também fazem sucesso aqui em casa! Só tenho uma pergunta: para fazer para receber alguns amigos, posso fazer com antecedência e congelar? Tem dicas de como fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rossana, eu acho que não vai dar certo congelar porque é feito com batata e a batata é um dos poucos legumes que não se deve congelar pois perde a textura. Eu não sou a melhor pessoa para te indicar ou não porque só congelo carne, o ideal é vc fazer um teste. Congelar uma porção pequena para ver o que acontece. Mas acho que deve ser congelado já com o molho.
      Bjs

      Excluir
    2. Pode congelar SIM ! MAS, tem que ser igual ao congelamento da coxinha, uma a uma. Eu coloco um nhoque do lado do outro em uma assadeira e congelo. Depois é só transferir para um saquinho ou pote, como preferir.
      E para descongelar, passar do congelador para a geladeira de um dia para o outro!

      Excluir
  65. Perfeito!!! A melhor receita de inhoque que já fiz, só coloquei um pouquinho de noz moscada na massa. ficou perfeito. Obrigada

    ResponderExcluir
  66. Oi Tati, adoro seu blog. Suas receitas são deliciosas e bem práticas. Hoje fiz o gnocchi e deu super certo. Já tinha tentado outras vezes sem sucesso. Um excelente ano novo e que em 2014 você continue com essas receitas maravilhosas. Beijão

    ResponderExcluir
  67. Tatiana, eu nunca fui boa cozinheira.... Nunca tive paciência e o tempo tbem não ajudou, sempre trabalhei muito.
    Agora estou. Ais tranqüila e resolvi me aventurar.
    Comecei usando suas receitas e estou fazendo sucesso aqui em casa, hehehehehehe
    Este nhoque é SHOOOOWWWW !
    Fiz ontem e todos adoraram..... Só me falta aprender um molho melhor, pois o meu molho de tomate fica muito forte....
    Muito, muito, muito obrigada por suas dicas! As receitas são práticas e deliciosas!!

    ResponderExcluir
  68. Fiz essa receita hoje para a família e ficou simplesmente divina ! Recomendo a todos, é a melhor massa de nhoque que já comi. Parabéns Tatiana !!!

    ResponderExcluir
  69. Genteee fiz no jantar, e ficou maravilhoso, leve, macio, delicioso, o maridão aprovou! Obrigada Tati, irei fazer sempre!

    ResponderExcluir
  70. Minha linda, não sei se já perguntaram isso por aqui, mas você mistura a massa com as mãos? Dizem que isso também interfere no ponto, pois se a mão for muito quente a massa desanda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, eu geralmente misturo com uma colher grande até certo ponto, depois que começa a ficar difícil vou com as mãos. Nesse caso acho que o calor não interfere não, isso acontece mais com massas à base de manteiga. Nesta receita nunca tive problemas,
      Bjs

      Excluir
  71. Tati. tem q por água dentro do saquinho?

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.