in , ,

Receita de Panetone Fácil

Panetone

Todo mundo ama Panetone e apesar de estar ficando cada vez mais comum ter nos supermercados o ano todo, quando chega o fim de ano, parece que ele tem um gosto todo especial, afinal esta delícia tem gosto de festa, alegria, de família e também de presentes.

Mas aposto que você já pensou de onde veio essa delícia! Então segue comigo que vou te contar tudo agora!

A História do Panetone:

Já começo falando que ninguém sabe ao certo de onde tudo isso surgiu porém tudo leva a crer que a história do panetone remonta à cidade de Milão na Itália. A palavra “panetone” vem do italiano “panettone” ou “pan de Toni,” que significa “pão do Toni.” e essa é uma das lendas mais populares que conta a história de um jovem padeiro chamado Toni, que viveu na Itália no século XV.

De acordo com a lenda, Toni um hábil padeiro, se apaixonou por uma jovem nobre e rica e, para conquistar o coração de sua amada adivinhe o que ele fez! Ele claro, criou um pão especial recheado com frutas cristalizadas, mel e outras delícias, se é verdade ou não ninguém pode dizer, mas que é uma boa história, isso ninguém pode negar!

O Pão dos ricos

Como conta a lenda, o pão do Toni tornou-se logo uma das iguarias preferidas da aristocracia Italiana, cabendo somente a ela seu consumo uma vez que as frutas cristalizadas e o mel eram ingredientes especiais e caros.

Com o passar do tempo, a receita foi barateando. E em escala industrial ganhou a popularidade que conhecemos hoje em dia, sendo presença obrigatória em todas as mesas que celebram o Natal.

Panetone

A Técnica do preparo do Panetone:

Não é simples de fazer um bom panetone, porque para garantir uma massa fofa e perfumada, deve-se ter controle da manteiga e dos ingredientes aromáticos como baunilha e casca de laranja. A soma das frutas cristalizadas na massa garantem um toque a mais transformando esse “pão” numa experiência especial, tanto para quem faz, como para quem consome!

Além da receita tradicional, muitos chefs e padeiros têm desenvolvido versões criativas do panetone, incluindo variações com chocolate, nozes, cupcakes e até mesmo sorvete.

A Minha Receita de Panetone

Dia desses eu fiz mini panetones em forminhas de 100g. mas vocês podem fazer na forma maior só aumentando a receita. Eu achei bem fofinho e saboroso, mas não é 100% fiel aos comprados, a massa não é igual, embora seja bem gostosa, mas não tem aquele aspecto que “desfia”.

Mesmo assim vale a pena porque presentear com coisinhas gostosas feitas por você é muito mais legal, além do que vale como uma ótima receita para se fazer com as crianças!

panetone

Ingredientes

Faça uma “esponja” com:
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de açúcar;
½ envelope de fermento biológico seco (o da foto);
1/2 xícara (chá) de água morna.
*Misture tudo e deixe descansar por 20 minutos, de preferência em local abafado (eu deixei dentro do microondas).

Em outro recipiente misture:
250ml de leite em temperatura ambiente;
1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida (mas atenção, não é líquida, é em ponto de pomada);
2 ovos levemente batidos;
2 colheres (sopa) de essência de panetone (da foto abaixo);
A “esponja” que ficou descansando.

passo a passo

Modo de Fazer

Junte aos líquidos acima:
1/2 kg de farinha de trigo;
10 colheres (sopa) de açúcar;
1 pitada de sal.

Misture com uma colher grande. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados e formar uma massa pegajosa você junta os 200g de frutas cristalizadas e 100g de uvas passas.
Preencha então as forminhas com um pouco mais que a metade e mantenha em local abafado por 40 minutos. Leve ao forno em 200º até dourar a superfície.

Para a cobertura pegue 1 xícara de açúcar de confeiteiro e coloque água fervente bem aos poucos (use uma colher de café) até virar um creme grossinho, só então espalhe por cima e “cole” as frutinhas.

Foto do Panetone por dentro:

Panetone

Rende 10 unidades de 100g cada e fica uma delícia, deixo aqui uma receita muito boa que você vai adorar fazer com os panetones

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 4 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

73 Comments

pizza carne

Pizza de Carne Moída

Como fazer frango na panela de pressão?

Como fazer frango na panela de pressão?