in , , ,

O que Você Sabe Sobre o Azeite?

Não sou profunda conhecedora de azeites, mas acho que existem alguns mitos que derivam da falta de informação. 
Primeiramente ele não é menos calórico do que outros óleos. Mas saudável sim, mas em termos de calorias ele engorda tanto quanto qualquer óleo.
Os óleos vegetais prensados a frio são mais saudáveis. Mas o que significa o termo prensado a frio
Significa que não foi submetido a altas temperaturas para se obter o produto final.
E o que significa ter sido submetido a altas temperaturas?
As altas temperaturas oxidam os óleos vegetais e consumir óleos oxidados cumulativamente origina uma série de problemas no nosso organismo, incluindo alterações celulares e hormonais. Muitos óleos vegetais além das altas temperaturas, utilizam solventes no processo de extração e todo esse resíduo fica passeando no nosso corpitcho meu povo!

O que quer dizer o termo “extra-virgem” na nomenclatura do azeite? 
Significa que foi obtido na primeira prensagem, por isso é mais saudável. O que acontece é que esse azeite extraído da primeira prensagem tem uma aparência turva, opaca, com micro partículas das azeitonas e o consumidor confunde essa aparência com algo “impuro” e por conta disso as empresas produtoras filtram o azeite. Só que nesse processo de filtragem muitas vitaminas e antioxidantes se perdem, por isso se tiverem oportunidade de comprar um azeite extra-virgem não filtrado é a melhor opção. Eu sei que existe das seguintes marcas:  Villa Milena, Colavita e Paganini (se alguém conhecer outros por favor coloque nos comentários).
Outro aspecto importante de se analisar na compra do azeite é a data de fabricação. Porque quanto mais tempo se passar entre a compra e data de fabricação maior chance de comprar um azeite oxidado. Mesmo o azeite extra-virgem pode oxidar dependendo das condições de armazenamento que foi submetido desde a saída do país de origem até a chegada no estabelecimento de venda. Portanto, escolha o que tem a data de fabricação mais recente.
Bom colegas, eu poderia estender esse papo azeitístico por mais uns 5 posts, mas vou parar por aqui e contar com a colaboração de vocês nos comentários. Quem tiver uma dica boa sobre o tema, por favor, vamos partilhar que dividindo a gente soma! 
Bom feriadão!!!

Foto: Getty Images
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

22 Comments

Bolinho de Atum Assado: Petisco Light

Roubo de Postagens