11 de outubro de 2010

Muffin de Azeitonas Pretas, Ervas e Vegetais

1 xícara de farinha de trigo (usei metade comum e metade integral)
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 ovo
½ xícara de leite
10 azeitonas pretas sem caroço picadas
3 colheres (sopa) de manjericão picado
2 ramos de tomilho (somente as folhinhas)
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1/2 cenoura ralada
4 colheres (sopa) de parmesão ralado
1 abobrinha ralada (rale com a casca e despreze a parte do meio, pois o miolo é muito mole)
2 colheres (café) de gergelim (usei metade do branco e metade do preto)

P.S: O manjericão, o tomilho e a cebolinha podem ser substituídos por ervas frescas ou secas da sua preferência e o gergelim é opcional.
Refogue 1 dente de alho no azeite, acrescente a abobrinha e a cenoura ralada e mantenha no fogo  até murchar (não tempere senão ficará muito salgado).
Junte o refogado de abobrinha e cenoura (já frio), as azeitonas, o parmesão, o gergelim, o manjericão, o tomilho e a cebolinhas. Misture bem. Some o ovo e o leite e incorpore. Agora a farinha, o bicarbonato e o fermento. A receita original mandava colocar 1 colher (café) de sal, mas achei que ficaria muito salgado por conta do parmesão e azeitonas, não coloquei e achei que ficou bom.

Encha as forminhas até faltar 1 dedo para completá-la. Por cima salpique gergelim ou orégano. Leve ao forno pré-aquecido em 200º até que estejam assados (faça o teste do palito).
Esta receita rende 6 bolinhos perfumados, deliciosos e com poucas calorias. Adoooro!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Olá...estou passando aqui para dizer que estou fazendo um SORTEIO lá no meu blog.
    Se puder participar vai ser muito legal.

    http://tatidesignercake.blogspot.com/2010/10/dia-das-criancas-cesta-de-doces.html
    Bjs
    Tatiana Bonotto

    ResponderExcluir
  2. Parece bem gostoso esse seu muffin,e saudável!!, o passo-a-passo ajuda muito, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Adoro muffins salgados, são óptimos e estes ficaram lindos :)

    ResponderExcluir
  4. Estou com vontade de fazer um muffin salgado, mas já sei que só eu vou comer, acho que vou congelar o restante, para as horas de fome inesperada.

    bjos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati, acabei de anotar... vou só mexer nos temperos, pq não curto tomilho... acho que vou fazer prá hj à noite :-)

    Abraços,

    (meu blog continua desativado)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita! Acha que posso fazê-la em forma de bolo inglês? (aumento o tempo de cozedura? )Beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. eu gosto de muffin salgado, mas ainda não achei uma receita que fique excepcional... vou fazer o seu de legumes...

    =***

    ResponderExcluir
  8. Além de tudo, ficaram lindos, Tati!

    ResponderExcluir
  9. Filipa acho que pode fazer na forma de bolo inglês sim. O tempo de cozimento eu não saberia dizer ao certo porque vou fazendo o teste de enfiar o palitinho, quando sai limpo está pronto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Tati, amei muffins salgados, gosto muito porque vc acrescenta farinha integral, ela fica mais leve e saudável...com certeza vou fazer!!!!
    Bjss de luz...

    ResponderExcluir
  11. Tati eu fiz aquela outra receita de muffin salgado que você deu e foi um sucesso! Vou fazer essa também!
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs
    Janaína B. Lucena

    ResponderExcluir
  12. hummmmmmmmmmmmm que coisa mais deliciosa!!! devem dar umas lindas entradas!! ADOREI A IDEIA!!!

    beijokas

    ResponderExcluir
  13. Deve ficar delicioso, acho que vou esperimentar fazer, preciso aprender a fazer muffins.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Que lindo que ficou!
    Ainda não fiz nenhum muffin salgado.
    Deve ser uma delícia...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Esta é minha primeira visita ao blog e posso dizer que gostei muito. Esta receita então...tentadora. Vou providenciar as forminhas para ver como fica.
    Valeu pela receita!

    ResponderExcluir
  16. Hum, que delícia, me deu água na boca!

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz! Achei a receita ótima, e agradeço por compartilhar conosco, pois tenho uma irmã vegetariana e ela fica muito feliz com essas receitinhas que vc posta aqui!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.