in ,

Moqueca de Tilápia

Moqueca de Tilápia (ou Saint Peter)? Esse peixe não serve para moqueca! Foi o que eu ouvi até do peixeiro. Mas eu, que sou a pessoa mais “do contra” que eu conheço bati o pé e mandei bala na moqueca de tilápia. E ó, daqui p/ frente não faço mais com peixe nenhum, só tilápia (mentira, eu só queria enfatizar que ficou muito boa)!
Eu sou muito encanada com o sabor de algumas coisas e peixe é sempre um problema, sinto gosto de barro, às vezes de amoníaco… pode ser coisa da minha cabeça, mas o único peixe que tem sempre o mesmo sabor para mim é a tilápia. Aliás, não tem muito sabor e é por isso que eu gosto. Vai entender né?
Para duas pessoas usei:
2 filés grandes cortados e pedaços (escolhi os filés mais altos)
1/2 pimentão verde sem pele picado
1 cebola média picada
2 tomates sem pele e sem semente picados
1 colher (sopa) de azeite de dendê
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (usei o azeite de pimentas da Borges)
1/2 garrafinha de leite de coco (usei o light)
1 colher rasa (sopa) de amido de milho (maizena)
Sal, pimenta e salsinha (conforme o seu gosto e costume)
Os pedaços de peixe eu temperei na véspera com limão, pimenta branca e uma mistura de sal com alho feita no pilão.
Refoguei a cebola nos azeites, juntei o pimentão, os tomates e a salsinha. Tampei a panela (adoro minha neguinha!) e deixei cozinhar por 1 minuto. Sobre a mistura refogada coloquei delicadamente os pedaços de peixe e tampei a panela novamente. O peixe cozinha muito rápido apenas no vapor e solta um pouco de líquido.
Retirei algumas colheres do líquido que se formou, misturei com o amido e voltei o líquido para a panela. Reguei com o leite de coco e tampei novamente.
O peixe é bastante delicado, por isso não fiquei mexendo, só fui misturando os líquidos gentilemente para engrossar o caldo.
Acertei o sal e a pimenta e servi com arroz branquinho.
Tem gente que gosta de moqueca com aquela cor bem vermelha, aí é só adicionar uma colher de colorífico. Eu não ligo dela ser mais clarinha e não uso.
E para quem não tem panela de barro, tá na hora de comprar viu? As francesas Le Creuset são um “escândalo” mas as nossas capixabas p/ preparar uma moqueca não tem igual! Sem falar que são artesanais e custam bem pouquinho!
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

40 Comments

Panelas de Ferro – 2 Meses Após a Compra

A “Beesha” era Enorme!