in , ,

Iogurte Natural Caseiro p/ Começar Bem o Dia

iogurte natural

Iogurte natural com bolinhas de mamão, granola e mel = café da manhã feliz! Já falei do iogurte caseiro umas duas vezes aqui no blog, mas como a receita é muito simples, sempre vale à pena repetir porque fazer seu próprio iogurte é muito fácil e com certeza mais barato e mais saudável!

Basta aquecer um litro de leite (uso o semi desnatado) até “quase” ferver. Quando ameaçar levantar  fervura desligue o fogo. Misture em outro recipiente 1/2 pote de iogurte natural integral e 2 colheres (sopa) cheias de leite em pó (uso Molico desnatado). O leite em pó é opcional, mas ajuda a reduzir o soro.

Retire uma concha do leite quente, então adicione à mistura (de iogurte e leite em pó) e mexa bem, agora volte tudo para junto do restante do leite quente. Isso é necessário para não empelotar. Coloque em um recipiente, preferencialmente de vidro e com tampa (mas use aqueles marinex com tampa plástica).

Guarde o recipiente tampado dentro de uma bolsa térmica, feche e mantenha em local abafado (coloco dentro do forno ou do microondas). Deixe descansar por pelo menos 6 horas e só então leve à geladeira (depois de gelado ele endurece um pouco mais).

Importante

Com leite integral fica mais firme e mais saboroso, mas com leite semi desnatado também dá certo. Leite desnatado fica um iogurte bem aguado (não recomendo).

Se você não tem um recipiente de vidro com tampa, coloque filme plástico. Se não tem bolsa térmica, enrole bem com jornal ou em uma toalha e coloque no forno pois o importante é que o calor do leite fique preservado ao máximo.

Procure um iogurte natural que leve só fermento e leite na composição.

UPDATE: Aqui tem um video com todas as dicas para você não perder nenhuma etapa do processo

Tempos depois eu dei uma atualizada neste post, então se você chegou aqui, recomendo que veja o vídeo e leia este post que dou mais dicas dos testes que acabei fazendo.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

25 Comments

Filé Mignon Suíno ao Molho de Champignon

Amenidades: Porta de Geladeira e Modernidades