Cilindro para Massas

| |
Eu estava devendo esse post para a Ana e p/ a Carol que me perguntaram no e-mail e hoje a Márcia reforçou o pedido através dos comentários. Então vou falar um pouco sobre essa máquina que na minha opinião é uma incrível relação Custo x Benefício.

A maioria das máquinas são iguais: feitas em inox e compostas das seguintes partes (veja a imagem dela desmontada abaixo):

Cilindro de massa lisa : é onde a massa se torna uma folha lisa e fina. Tem um botão de regulagem na lateral para você escolher a espessura que quer deixar a massa. Depois de transformá-la em uma folha você faz o formato que quiser.

Cilindro de corte: Depois de deixar a massa em forma de folha você corta o macarrão. Todos as massas possuem 2 tipos de corte: para um macarrão mais fino e para um mais grosso.

Manivela: É a parte que você gira para cilindrar a massa e é desmontável.

Mecanismo de fixação: É uma peça que também vem solta e serve para fixar a máquina na borda de uma mesa, pia ou balcão para que ela não se mexa quando for utilizada.

Minha máquina era da minha mãe e já tem alguns anos, mas todas que eu vejo por aí são iguais. Como o mecanismo dela é simples acredito que não tenha muita diferença entre as marcas. Achei duas com preços bons que são iguais a minha:
No site do shoptime (é a que eu usei na foto) - clique AQUI.
No Mercado Livre (o melhor preço) - clique AQUI.

P.S: Não tenho nenhuma responsabilidade sobre a qualidade das máquinas que apresentei aqui. Nem trata-se de uma postagem patrocinada. É apenas uma indicação pessoal.

9 comentários:

  1. Tati querida, muito obrigada pelo post explicando td direitinho...vc é uma fofa!!!
    Mas tenho mais uma pergunta...rs, a sua maquina é daquelas é so programar colocar os ingredientes e faz sozinha ou vc é quem faz...obrigada, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Marcinha a minha é igualzinha essa, ou seja totalmente manual. Tem que fazer a massa antes de cilindrar.
    Nunca vi dessa automática ao vivo, mas adoro as manuais. Além do mais fazer a massa é muuuuito fácil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada querida!! desculpe a minha ignorância..rs, mas então acho que vou comprar uma dessa mesmo,a que eu vi que faz td sozinha é uma da mallory buona pasta, mas é bem mais caro..bjss

    ResponderExcluir
  4. Nossa, 79 reais tá demais. PRECISO de uma!

    ResponderExcluir
  5. Vou deixar uma dica aqui, comprei uma há alguns anos, e não usei por um bom tempo, acho que meu pai lavou e ela ficou toda enferrujada;

    Como deve ser feita a limpeza dela, para que não enferruje, pq a minha só era cromada e não de inox como eu pensava.

    Bjão

    ResponderExcluir
  6. DICA DE LIMPEZA:
    (Bem lembrado Sandra)

    - Usar massa bem enfarinhada (nunca massa grudenta e úmida).
    - Ao terminar de usar, limpar a farinha com um pincel seco e passar um pano também seco.
    - Jamais lavar ou passar pano úmido, enferruja mesmo, ela é inox ou cromada mas as engrenagens que a gente não vê não são e enferrujam.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe era velhinha, tinha uma dessas em casa, imagina que raridade... Não era de inox, pelo que me lembre, era de ferro ou algo parecido (eu era guria, não gostava/precisava cozinhar) e ela resolveu dar a Casas Andre Luiz. Não sei se vc é daquelas que gosta de antigas, mas ela deu: um cilindo desses, uma maquina de moer carne (aquelas manuais), uma batedeira da walita de ferro, uma maquina de costura singer, uma vitrola e mais um infinidade de coisas que compramos tudo novo depois e não tem nem a metade da qualidade. Uia que desabafo! Risos! Tudo isso pra dizer que ter um cilindro desses é tudo de bom! Eu não tenho mas ja vou providenciar o meu. E vou fazer um monte de massas boas que vc recomendou aqui.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Existem motores que podem ser acoplados nessas máquinas. Pra quem usa bastante vale a pena, mas é melhor trazer de fora porque aqui é muito caro.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Amei o post, estava precisando dessas informações, mas alguém sabe de me dizer se uma dessas fofuras cilindra massa de pão???? Quero comprar uma dessas por causa disso, mas tb pretendo usar tb para fazer macarrão.
    Bjs, vcs são demais!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.