in , ,

Pernil Assado com Farofa de Damascos

Pernil, ao contrário do que muita gente pensa, é uma carne bem magra. Ela tem uma grande camada de gordura em volta, mas tem pouca gordura entremeada à carne. É muito barata, saborosa e com as sobras você faz coisas incríveis (sim, porque sempre sobra!).

Tirei a maior parte da gordura lateral do pernil, temperei com 1 cálice de vinho tinto seco, 50 ml de shoyu (molho de soja), 1 colher (sopa) de mostarda, sal, pimenta do reino e um punhado de ervas secas (ervas de provence). Deixei marinando por 4 horas.Levei em forno pré-aquecido coberto com papel alumínio. Quando estava cozido tirei do forno e escorri o caldo que soltou (reservei para usar no molho e na farofa). Voltei o pernil ao forno sem o papel alumínio para terminar de corar.


Molho:
fritei cebola picada na manteiga, acrescentei uma colherinha (de café) de açúcar mascavo, uma colherinha (de café) de sal, polvilhei com farinha de trigo (como se fosse fazer um bechamel), acrescentei metade do caldo retirado do pernil e um tiquinho de água. Deixei engrossar e derramei sobre o pernil assado.

Farofa: A quantidade é para duas pessoas. Piquei 8 damascos, um
punhado de passas pretas e deixei de molho por meia hora. Fritei ¼ de cebola picada na manteiga, acrescentei as frutas escorridas e deixei pegar gosto. Somei umas 4 colheres de sopa do caldo do pernil. Acrescentei farinha de mandioca crua, mexi até absorver todo o líquido. Corrigi o sal e acrescentei um punhado de cheiro verde. Acompanha assados muito bem!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

25 Comments

Pãezinhos de Cebola

Mini Muffins de Chocolate