Macarrão Caseiro

| |

Vou usar o nome genérico porque a massa caseira tem uma certa "liberdade poética" para ter o formato que quiser. Eu acho que o formato mais próximo deste que eu fiz é o talharim, mas isso não importa, o importante é que dá para fazer massa caseira da maneira mais artesanal possível!

O cilindro ajuda? Com certeza! Mas eu não tenho, e deu super certo mesmo assim!
Claro que tem alguns momentos em que a gente precisa usar a criatividade (destaque para o macarrão secando no cabo da panela de pressão)!
A massa é muito simples: para cada 100g de farinha use 1 ovo (e sal a gosto). Eu fiz apenas 200g (e 2 ovos)e deu para 2 pratos (depois de cozido).


Basta unir a farinha, os ovos e uma pitadinha de sal e amassar bem até ficar uma massa homogênea. Dependendo do tamanho dos ovos pode ser necessário um tiquinho (gotinhas mesmo) de água (eu não usei). Depois da massa pronta, divida-a em algumas partes para ficar mais fácil trabalhar e mantenha as partes que não estão sendo usadas cobertas com um pano.

Abra com um rolo em superfície enfarinhada, corte em forma de retângulo, polvilhe farinha por cima da massa e deixe descansar por 5 minutos para a massa secar um pouco. Depois disso enrole como se fosse um rocambole e corte. Desfaça os rolinho e coloque o macarrão esticado para secar por mais 5 minutos (veja no passo-a-passo o macarrão secando no cabo da panela). Pegue um punhado de "fios" e enrole como se fosse um ninho. Deixe secar até endurecer.
Ele pode ser feito na hora ou guardado depois de bem seco em pote plástico por 2 dias (mais que isso nunca tentei).
O preparo é idêntico ao do macarrão comprado, mas ele cozinha bem mais depressa (cerca de 8 minutos).

Momento mastercard: É mais trabalhoso do que comprar um pacote de massa, mas fazer o seu próprio macarrão não tem preço!!!

39 comentários:

  1. que maravilha...
    Deve ser óptima

    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus não acredito...rsrs, como vc é prendada mulher...rsrs, sempre tive vontade de fazer meu proprio macarrão, mas diziam que tinha que usar uma tal maquina,rsrs, nossa desse jeito que vc explicou parece facil, vou tentar...bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    já experimentei há muito tempo fazer a minha própria massa - as proporções eram idênticas, mas adicionei tomilho, ficou saborosa!
    Por acaso nunca voltei a fazer, estou à espera de comprar a tal maquineta, ehehe

    ResponderExcluir
  4. Tati, meus parabéns! Você me trouxe uma lembrança de 30 anos atrás!!!Adorei a postagem!Copiei a receita, pois essa já tinha perdido, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai Tati .. lembrei da minha mãe .. ela faz massa assim .. e tem uma prática! Faz em 20 minutos o q eu levaria algumas horinhas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Às vezes faço macarrão em casa, geralmente quando faço um molho mais especial, mas não tem comparação com o comprado, não fica aquela coisa pesando no estômago, e vou adotar o cabo da panela de pressão tb!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tati, confesso que nunca fiz meu próprio macarrão, mas deve ser incrível a sensação. Eu já fiz a massa do nhoque e achei o máximo, rs... Obrigada pelos votos de feliz aniversário. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amo massa caseira, amo mesmo! Quando eu me animo pra fazer em casa eu uso um cilindro muuuito antigo que herdei da minha avó (não, ela não morreu, apenas desencanou de cozinhar). É literalmente uma mão na roda, ajuda demais. Mas desse jeito que você fez também dá certo, a massa só fica um pouquinho mais espessa.
    Ficou linda a massa.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha!
    Tem um aspecto fantástico!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Tati, a leveza da massa caseira não tem igual. Achei muito bacana, vc ter feito esticado a massa, so no rolo mesmo. Eu nunca tentei fazer, pq achei q so conseguisse com o cilindro.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  11. Tem preço não amiga! Concordo! Haja "saco", ops, digo, paciência, mas que vale a pena, vale!
    Legalérrimos seus ninhos caseiros, adorei!

    ResponderExcluir
  12. que maravilha Tati..tô aqui de boca aberta com essa massa linda..bjus

    ResponderExcluir
  13. Nunca fiz, pois como vc diz, é tão prático comprar o pacote de massa... mas acredito que seja outro sabor! E essa do cabo da panela está demais...

    bjs

    ResponderExcluir
  14. TENHO UMA AMIGA QUE ADORA FAZER MACARRÃO ELA SEMPRE ME CHAMA PARA FAZERMOS JUNTAS TOMANDO CERVEJA DANDO RISADA ACHO ÓTIMO!!!
    ESSE SEU PARECE DELICIOSO!!!!

    ResponderExcluir
  15. Tati, que capricho!!!
    Ficou lindo e suuuper nhami!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  16. Massa caseira é tudo né?
    Seu prato ficou lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Tati, estou atrasada nos comentários, tanta coisa boa aparecendo por aqui, parabéns, bem seu macarrão ficou divino, já fiz muito assim só no rolo, tenho um cilindro mas nunca usei. bjs

    ResponderExcluir
  18. Tati tem um selinho no meu blog, dedico a vc, espero que aceite! Bjinhos

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Vc arrasou! Parabéns! Já anotei e tentarei fazer o meu próprio macarrão!!!!! Um bj e quando puder, passe no Delírios Gourmet!

    ResponderExcluir
  20. Eita mulher boa....como diz uma amiga minha...rsss...qdo ela quer dizer q fizemos algo especial e digo isso à vc...parabÉNS Tati...como sempre vc arrasa!bju

    ResponderExcluir
  21. Num tô podendo com'cê fia! Aposto q tem parentesco com dona Benta...:)
    Amei a panela de pressão...acho q foi o diferencial da massa...:}
    E esse molho vêrmelhíin, hein?! Mamma mia! Penso q vou mudar prá Sorô...;) brincadeirinha, viu?!rs
    Um bejim,
    da Vinni

    ResponderExcluir
  22. Que massa óptima!!! Admiro a sua coragem de fazer massa caseira!! A faculdade não me deixa tempo para uma aventura destas agora =)
    Beijos*

    ResponderExcluir
  23. Gabo a tua coragem porque eu não tenho coragem de pegar o rolo da massa e abrir assim, até porque não gosto de massa muito grossa. Mas o sabor de massa caseira deve ser mesmo inconfundível :)

    ResponderExcluir
  24. Tati... amei ver essa receita de macarrão... minha mãe sempre fazia quando eu era criança e só dia desses ela me revelou essa receita "secreta"... rsrs

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita vontade de fazer. Obrigada pelo passo-a-passo. Fiz hoje o sorvete caseiro e ficou delicioso! Pensei que demoraria mais. Mas foi rapidinho. Aprovadissimo! =)

    ResponderExcluir
  26. Hehehe, não tem preço mesmo, gostei muito da sua criatividade no secar a massa...rs!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  27. Nossa Tatiana, que prendada!
    Faço também massa em casa, mas uso o cilindro que minha mãe usou por muito tempo.

    Seu varal de macarrão ficou 10.

    Lindo dia .
    Beijo.

    ResponderExcluir
  28. Adorei seu macarrão caseiro e senti saudades do tempo em que fazia. Gostei do seu inovador secador de macarrão: o cabo da panela. Muita criatividade,menina!

    ResponderExcluir
  29. Nossa Tati, realmente macarrao caseiro é oura coisa....como ainda nao tenho minha maquina de macarrao corto na mao tbm...mas usar o cabo da panela foi demais!!rs..adorei...eu faço uma gambiarra só!!rs..assim fica bem mais facil!!hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi tati, adorei essa idéia de fazer o macarrão em casa, eu achava que só era possível com a máquina própria. e olha o talharini é o peferido do meu gatão, agora, incrível foi a criatividde de secar o macarrão no cabo da panela, achei dez rsrsrsr. beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Tati que maravilha ficou seu macarrão feito em casa, deve ficar muito mais saboroso, adorei.
    Qualquer dia vou fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi tati!!!Estou amando o seu blog!!!Estou com vontade e sair correndo e ir fazer tudo!!!Pode deixar que direi se ficou tão bom quato o seu!!!
    Muuuuuuuiiiiiiito Obrigada!!!
    Beijos!

    Cris

    ResponderExcluir
  33. um ottimo macarrão, mas acreceste um pedacinho de caldo de carne ou de galinha eo macarrão ficará delicioso. atenção desmange o caldo com agua antes de aplicar na massa ..
    muito obrigado pois faço muito macarraõ em casa

    ResponderExcluir
  34. Show de bola!!!
    Vou tentar fazer hoje mesmo

    ResponderExcluir
  35. Oi, Tatiana.
    Adoro seu blog, mas confesso que ultimamente tenho vontade de chorar quando venho aqui. Explico: estou grávida, naquela fase de enjôos e desânimo, mas também de fome fora de hora. Aí eu vejo seu blog e quero comer tudo, mas não quero fazer nada. Resumindo: é uma tortura ver essas fotos de tanta coisa gostosa.
    bj

    ResponderExcluir
  36. Eu cresci vendo a minha mãe fazendo o Macarrão Caseiro na maioria dos domingos. Na vida adulta, repeti os procedimentos, sempre ligando para a minha mãe.
    Hoje pensei em surpreender alguns amigos neste domingo com uma Macarronada, e navegando pelo Google visando me certificar se as minhas lembranças estavam corretas, me deparei com o seu Blog.
    Parabéns pelo tema abordado e pela sua destreza culinária. Eu estava em dúvida com respeito à quantidade de óleo, e o seu post me socorreu ...
    Neste domingo, verei a reação dos meus amigos.
    Ivan de Sousa Neto/Campinas - SP

    ResponderExcluir
  37. tenho uma dúvida.. se vou fazer a massa e usar logo em seguida preciso deixar secar? se cozinhar ele logo depois de abri-la não dá certo? seguinte.. fiz lasanha com a massa.. ficou mara.. mas não cozinhei ela antes. achei q ir ao forno com bastante molho seria suficiente.. ficou um pouco "al dente" demais.. queria ela um pouco mais cozida... mas tenho dúvida quanto ao processo e a ordem dos fatores! hehehe... ah.. fiz as lâminas de massa inteiras.. do tamanho da assadeira.. não as cortei em tiras. Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
  38. Aline - o macarrão vc pode cozinhar imediatamente, sem secar.

    Para a lasanha eu cozinho a massa no forno dentro de uma assadeira com água fervente. Depois retiro e coloco sobre pan de prato limpo, só então monto a lasanha. Mas lembre-se, a massa aumenta cerca de 1/3 depois de cozida, então faça menor que o refratário que vai usar para montar, bjs.

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.