in , ,

Leite Condensado Cozido

Estão lembrados que fiquei devendo a foto da Tapioca? Pois bem, devo e quase sempre pago! Aqui está tapioca na versão mini com requeijão e doce de leite! Tá bom p/ você?

Pegando o gancho do doce de leite, vou contar um segredinho: eu NUNCA havia colocado uma lata de leite condensando na panela de pressão! Claro que eu sabia que o leite condensado cozido virava doce de leite, mas sempre comprei pronto.

Porém, num dos meus delírios culinários resolvi fazer bem-casados e estava com muita preguiça de sair p/ comprar o doce de leite. Foi quando me lembrei do leite condensado guardadinho no armário. E como pessoa dependente do google que sou, lá fui eu pesquisar como fazia.

Gente, tive dificuldades, juro! A pessoa que já encarou o preparo de uma lagosta inteira não sabia cozinhar um leite condensado, pode? E ó, o google não me ajudou muito não!Por esse motivo, e como eu sei que tem muita gente aqui que nem sabia que leite condensado virava doce e muito menos sabe como é o procedimento, fiz um tutorial de cozimento do leite condensado (baseado nas minhas pesquisas e na minha única experiência que se repetirá com certeza):

Leite Condensado Cozido:
1. Coloque a lata de pé dentro da panela de pressão e cubra com água. Um dedinho acima da lata tá bom.

2. Tampe a panela e e leve em fogo alto.

3. Assim que a panela começar a pegar pressão, abaixe para fogo médio e comece a contar o tempo:* Para um doce de leite cremoso (para rechear) deixe 30 minutos (é o ponto da foto).* Para um doce mais firme, mas ainda assim pastoso 40 minutos.* Para doce em ponto de corte 50 minutos.

4. Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo, segure a ansiedade e espere mais 2 minutos a pressão da panela sair. Leve-a tampada embaixo da torneira e solte um fio de água. A panela fará um barulho tipo um suspiro, significando que saiu a pressão e pronto, pode abrir tampa (da panela).

5. Retire com cuidado a lata de dentro (mega quente). Se você tentar abrir na hora vai causar um grave acidente, a lata vai espirrar em você por causa da pressão.Se você é do tipo que aguenta deixar a lata esfriar em temperatura ambiente por cerca de 3 horas ótimo, caso não aguente como eu, faça assim:

Coloque a lata numa bacia, cubra com água gelada e muito gelo. Deixe por uns 20 minutos. Retire a lata da água e deixe em temperatura ambiente por 2 minutos, se você colocar a mão e estiver fresca, pode abrir sem medo.

Viu só quantas etapas para um simples leite condensado cozido?Gente, esse post pode parecer bobo (e não é?), mas garanto que será útil, principalmente para quem for pesquisar no google como fazer doce de leite à partir do leite condensado.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

161 Comments

Focaccia com Massa Integral

Massa Podre