in , ,

Focaccia com Massa Integral

Começo mandando um “salve” para os novos seguidores do Blog! Sejam bem vindos e espero “vê-los” sempre por essas bandas! Também quero  mandar um super beijo às pessoas que estão sempre aqui mas não possuem blog. Fico feliz da vida quando vocês deixam recadinhos ou mandam e-mail dizendo que gostam do Panela, viu?
Agora… vamos fazer focaccia? Ó, eu me esforcei para deixar a receita mais light, juro!

Massa:
250ml de água morna;
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (usei o instantâneo);
3 colheres (sopa) açúcar;
1 colher (sopa) sal;
1 ovo;
200g de farinha de trigo integral (aproximadamente);
200g de farinha de trigo branca (aproximadamente);
1/2 colher (sopa) de melhorador de farinha (fica próximo aos fermentos no supermercado).

Em uma bacia grande coloque o açúcar e o fermento, adicione a água morna e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Na sequencia, some o ovo, o sal, o melhorador e vá adicionando as farinhas aos poucos, mexendo sempre. A massa estará boa quando estiver levemente pegajosa.

Deixe crescer por 20 minutos com um pano úmido por cima, de preferência em local abafado (eu ligo o forno e deixo em cima do fogão).
Após o descanso da massa, unte com óleo uma assadeira ou refratário grande e vá ajeitando a massa no fundo, abrindo com as mãos. Ela deve ficar com no máximo 1 dedo de altura pois ela cresce muito depois. Faça furinhos na superfície da massa pressionando o dedo (acho que é só charme mesmo).



Cobertura:
Eu usei nessa sequência(sobre a massa crua): Molho de tomate caseiro, tiras de mussarela light, tiras de peito de peru, tomatinhos (sweet grape), folhinhas de manjericão, orégano e azeite. Agora é só levar ao forno por cerca de meia hora em temperatura de 200º. Regar com um bom azeite e comer feliz!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

30 Comments

moqueca mista

Moqueca Mista

Leite Condensado Cozido