Quibe Assado Recheado

| |

Esse é um prato bem facinho e que eu adoro! A receita é para um refratário médio (4 pessoas). Primeiramente eu coloco uma xícara de trigo de molho na água filtrada por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, faço o tempero da carne (para essa receita é preciso 500g de carne moída - usei patinho).
Tempero:
Coloquei no copo do mixer (pode ser liquidificador): 1/2 cebola grosseiramente picada, 1 dente de alho grande picado, 1/2 xícara de folhas de hortelã, 2 colheres de cheiro verde, 2 colheres de sopa de creme de cebola peneiradas (p/ passar somente o pó), 1 colher de sobremesa de sal, pimenta branca moída, uma pitada de canela, umas gotinhas de molho de pimenta, suco de meio limão e um fio de azeite extra-virgem. Vai virar um creme (é a primeira foto do passo-a-passo abaixo).

Adicionei um tomate sem pele e sem semente à carne e juntei o tempero batido. Deixei tomar gosto até que o trigo estivesse amolecido. Espremi bem o trigo para tirar a água (faço na mão mesmo) e somei à carne temperada, misturando bem.

Liguei o forno em temperatura máxima e deixei aquecer.

Coloquei metade da carne no refratário, cobri com uma camada de creme de ricota (marca tirolez) que substitui prefeitamente a qualhada (pode ainda usar requeijão), cobri com mussarela e por fim com o restante da carne (foto acima, antes de ir ao forno).

Levei ao forno médio coberto por papel alumínio por 30 minutos, tirei o papel alumínio, escorri um pouco da água que soltou e voltei ao forno sem o papel, até dourar.

15 comentários:

  1. Ideia excelente pro meu jantar dessa semana.
    Só não vou ter o trigo, então vou colocar umas fatias de pão e fazer como almôndegas!
    Hehehe, cozinhando na dificuldade...rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Quibe, gosto dele mesmo crú, com muito hortelã. Nunca fiz recheado, vou aproveitar a sua receita, se me permite.

    abraços.
    João Mario
    Picadinho de Bacana

    ResponderExcluir
  3. Que delícia
    Faço quibe assado mas não recheado, tbm vou aproveitar a receita e fazer qualquer dia
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Delicioso! vou fazer em casa! Adorei Tati! Bjoka

    ResponderExcluir
  5. Vou te falar uma coisa, tinha uma fase minha que foi so de quibe assado, comiamos tanto, fazia bem temperado que não sobrava nada...saudades dele...valeu pela dica,a sua ta com uma carinha de quero mais...
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Eba, dia desses eu fiz um quibe assado, usei uma receita antiga que eu tinha, queria mesmo era fazer recheado, mas não encontrei uma boa receita. A sua tá bem explicadinha do jeito que gosto, vou fazer ela na próxima...BJUSS!!!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia adoro quibe assim. O seu ficou lindo!
    Qto aos bem casados eu tbm ainda estou delirando de tão bonitinhos.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Foi isso que aconteceu: vim um dia e vi o tal do sorvete do post anterior. Sorvetes são meus desejos mais intensos! \o/ Depois passei aqui e vi o quibe assado e copiei a receita. Estava no shopping na loja Mundo Verde (conheçe?) encontrei o quibe com ricotasendo vendido em pedaços! Aff! Que delícia!

    Depois parei um pouco de espiar suas lindas, maravilhosas e deliciosas comidas se não minha R.A. devagar quase parando vai para o espaço! Ha ha ha

    E hoje, firme e forte vi vê-la, mas com a garrafa de água do lado! :P Bj

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    bom fiz hoje o quibe, tal qual a receita, ficou uma delicia!!!!!!!!!
    adorei!!!!!

    ResponderExcluir
  10. marta, micheli e margareth13 de março de 2011 18:27

    pensamos em fazer o quibe recheado, e vimos sua receita, fizemos e ficou uma delicia,mas recheamos com presunto e queijo.. hummmmmmmmmmmmmmmmmm.
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Vou fazer hoje a noite! Essa e' a receita perfeita!

    ResponderExcluir
  12. Customo rechear com requeijão de copo, cebola fatiada e azeitonas pretas. Tb combina com o quibe. Waleria

    ResponderExcluir
  13. Tati, muito boa a sua receita. Experimente usar pimenta Síria....eh divina. Para o meu quibe uso apenas sal, hortelã, cebola e pimenta Síria. Aqui em BH compro no Mercado Central, em SP deve ser mais fácil ainda de se encontrar. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz! Com pimenta siria e sem cheiro verde, de resto tudo igual. Ficou lindo, cheiroso e muiiiito gostoso. Obrigada por compartilhar!

      Excluir
  14. Amei a receita...e recomendo!!! só deixei ela mais cheia de gordices...coloquei requeijão e catupiry...hummm!!!

    ResponderExcluir

Somente depois de aprovado seu comentário será publicado, isso pode levar alguns minutos.